24

jan10

Safra recorde da soja, eu não comemoro

Brasil terá supersafra de soja em 2010

O Brasil vai ter uma super-safra de soja este ano. No Mato Grosso[, onde grande parte da área de plantio do grão se originou de desmatamento ilegal segundo o Greenpeace], a colheita já começou. As máquinas fazem fila nas lavouras. As colheitadeiras avançam pela noite.

“Às vezes, no apuro para aproveitar o sol que deu hoje, a gente entra um pouquinho pela noite”, conta o gerente da fazenda João Zanetti.

Trabalho para garantir uma safra recorde. Em Mato Grosso, os agricultores reduziram a área plantada de algodão e arroz para aumentar a de soja.

“Este ano, esperamos produtividade de 17 a 18 milhões de toneladas, um incremento na produção de 6%“, explica o diretor da Associação dos Produtores de Soja, Neri Geller.

Uma imagem mostra bem o ritmo da colheita no campo: o congestionamento de máquinas agrícolas. A cada 15 minutos, elas carregam seis caminhões, o equivalente a 180 toneladas de soja.

“Está praticamente comercializada já”, avisa um funcionário.

A colheita, que está só começando vai até março. E ainda tem produtor pulverizando a lavoura. O período chega a gerar 40 mil empregos, parte deles temporários. São caminhoneiros, operadores de máquinas, auxiliares.

“Eu não tinha serviço na cidade, mas comecei a trabalhar agora, já vou começar a ganhar dinheiro”, afirma um homem.

Nos últimos anos, Eliezer dos Santos conseguiu economizar parte do que ganhou na colheita. Com o dinheiro, realizou um sonho.

“Consegui comprar uma casa na cidade de Sorriso, uma casinha boa, um dinheiro ganho na lavoura trabalhando”, diz o operador de máquina.

Sabe para onde a grande maioria dessa soja (85%, segundo informações que recebi) vai? Não, não é para a indústria de óleos de soja. Também não é para as prateleiras de derivados vegetarianos de soja (proteína texturizada, tofu, farofa, “leite” etc.). É para a pecuária, que demandará uma quantidade enorme de grãos para alimentar bois e porcos pelas prisões de pecuária intensiva e semiextensiva pelo mundo.

Além do mais, você sabia que a maior parte dessas plantações estão situadas onde antigamente era floresta amazônica ou cerrado?

É por essas duas razões, mais a de que isso não irá baixar os preços dos derivados vegetarianos de soja, que não comemoro essa safra recorde.

imagrs

2 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Bárbara de Almeida

maio 31 2011 Responder

Gente, o que está acontecendo com o jornalismo de hoje em dia? O que está acontecendo com a Globo? o.O Desde quando “um homem” é fonte? Faz me rir.

Ps: Sem comentários para a verdade explícita em seus argumentos, Robson. Novamente, parabéns por ver os detalhes que não mostram e que você repara muito bem, para depois fazer posts ótimos como este.

    Robson Fernando de Souza

    maio 31 2011 Responder

    Obrigado, Bárbara =)

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo