19

mar10

Quando a religião prega a crueldade contra animais

(Continuação da sequência Quando a religião cria um deus inimigo dos animais)

Nenhum suspeito foi preso durante os três últimos casos de farra do boi em SC

A Polícia Militar registrou, na última semana, três casos de farra do boi no litoral norte de Santa Catarina. Os farristas agiram nas cidades de Balneário Camboriú, Bombinhas e também em Navegantes. Os animais encontrados foram sacrificados após constatação de que estes não sobreviveriam após os maus-tratos.

O problema da farra do boi existe há 200 anos. Trata-se de uma tradição cruel açoriana que acontece durante o período da quaresma. A prática é condenada pelos defensores de animais. O Superior Tribunal Federal proibiu a prática da farra do boi em 1997, alegando crime qualquer tipo de maus-tratos aos animais. Os farristas, no entanto, desrespeitam a proibição e continuam mantendo a mórbida tradição. Alguns dizem que é um ritual simbólico, uma encenação da Paixão de Cristo, onde o boi representaria a figura de Judas. Outros acreditam que o animal representa Satanás e, torturando o Diabo, as pessoas estariam se livrando dos pecados. As colônias de pescadores são as que mais praticam a farra. Enfim: acaba valendo todo gênero de pretextos para praticar a violência.

No último sábado (13), um boi foi encontrado nas imediações do bairro da Barra, em Balneário Camboriú. O animal estava com diversos ferimentos causados pelos farristas. A polícia não prendeu nenhum suspeito, já que estes fugiram ao perceber a aproximação da viatura.

Na mesma madrugada, a Polícia Militar de Navegantes recebeu um telefone denunciando a ação de farristas na região próxima ao molhe. Os policiais chegaram ao local e foram recebidos com pedaços de pau e pedradas. Os suspeitos fugiram e também não foram detidos. A polícia iniciou uma ronda para procurar o animal, que foi encontrado durante a madrugada, em uma casa abandonada. O boi estava muito machucado e foi sacrificado logo em seguida.

Este ano, o número de registros da farra quase ultrapassam as do ano passado. O gerente da Cidasc de Itajaí, João Carlos Batista dos Santos, revela preocupação. “Durante o ano passado atendemos, no total, quatro casos da farra. Este ano, na metade da quaresma, já registramos três”, explica.

Os locais que mais praticam a farra do boi são: Tijucas, Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Navegantes, Penha e Piçarras. As denúncias podem ser feitas através do telefone 190. Não é necessário se identificar.

Essa é para quem diz que a religião é importante por moralizar as pessoas. Nesse caso, é exatamente o contrário que acontece: a religião brutaliza as pessoas ao induzi-las a crenças intolerantes — especismo, antropocentrismo, homofobia, intolerância religiosa etc. — e simbolizações perversas — animais são simbolizados como “o diabo” ou qualquer personagem/ser mitológico maligno e são brutalizados com esse motivo, ou são considerados “depósitos de pecado” que precisam ser eliminados para que a pessoa se “purifique”, ou são assassinados para serem oferecidos junto a oferendas inanimadas.

E ainda vem gente ao Arauto da Consciência me condenar porque estou criticando as religiões, ou então dizer que vai me dar unfollow no Twitter porque eu estou “atacando” sua religião — quando nada mais estou do que fazendo afirmações céticas.

Religiões são os melhores aparatos de controle social artificial existentes na história, mas também podem ser utilizados para fins exatamente contrários ao de ordenar e trazer retidão moral: são meios de legitimação de comportamentos violentos, bestiais e bárbaros.

“Religião (…) é um insulto à dignidade humana. Com ou sem ela(s) teríamos pessoas boas fazendo o bem e pessoas más fazendo o mal. Mas para pessoas boas fazerem coisas más é necessária a religião.” Steven Weinberg

imagrs

6 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Helenice Costa Botogoske

março 19 2010 Responder

Entendi, vamos arrumar isso então, rsrs:

Religião é mais uma invenção do ser humano para controlar os seres vivos mais fracos, sejam eles humanos ou animais.

;)

    Robson Fernando

    março 19 2010 Responder

    Isso, está no caminho certo =)

    E de fato a religião intenciona a dominação dos animais. Vide Gênesis 1:28 e Gênesis 9:2.

    Abs

Helenice Costa Botogoske

março 19 2010 Responder

Helenice Costa Botogoske

março 19 2010 Responder

Religião é mais uma invenção do homem para controlar os “homens”!

Adorei suas idéias sobre religião, penso exatamente assim.
Leia: http://coisasdobem.blogspot.com/
É o blog do meu marido e tem vários textos de autoria dele a respeito de religião.

Abraço.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo