10

mar10

Rodeio, tragédia para os dois lados

O do touro, explorado e torturado, e também o do peão, que corre o risco de morte por ser eventualmente pisoteado por um touro sofredor.

Peão morre pisoteado por boi no sul de Minas

Um peão supostamente embriagado morreu na noite de domingo (7) após cair e ser pisoteado por um boi em um rodeio amador na cidade de Camanducaia, no sul de Minas Gerais.

De acordo com a informações preliminares da polícia, o pedreiro Márcio Antonio de Paula, de 30 anos, foi arremessado e pisoteado pelo animal. Ele foi encaminhado à Santa Casa da cidade, mas já chegou morto.

O evento foi realizado sem autorização da prefeitura. O caso está sendo investigado pela polícia local.

Ao contrário de muit@s defensoræs animais, não comemoro essa morte. Mas sim relevo que o rodeio é uma tragédia, assim como qualquer outra forma de exploração de animais. É fato: exploração animal é tragédia para os dois lados — não-humanos e humanos –, seja na pecuária, seja em pseudoesportes, seja na vivissecção, seja na matança de animais silvestres…

Também não comemoro a morte do peão porque não é com violência ou morte que pessoas ignorantes se tornam pessoas esclarecidas. Mais que o sadismo que muita gente afirma que os peões e vaqueiros têm, o defeito maior dessa gente, normalmente pouco instruída, é a ignorância perante a ética de respeito aos bichos — e, por mais que relutemos em aceitar, não é simplesmente culpa deles.

imagrs

3 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Carol

junho 8 2010 Responder

Sou de Camanducaia, porém não moro mais lá, sei que essa “investigação” não vai dar em nada, como tudo o que acontece naquela cidade. Este Rodeio acontece há muito tempo e é de conhecimento de todas as pessoas da cidade, inclusive das “autoridades”, já foi fechado por algum tempo e aberto novamente, é o que vai acontecer! Só lamento.

    Robson Fernando

    junho 8 2010 Responder

    Realmente, em se tratando de rodeio e letargia de autoridades, só lamento x1000.

CaroL

março 14 2010 Responder

Este mês vai ter um Rodeio na cidade onde moro, ou pelo menos é o que está previsto, algumas pessoas por aqui já estão tentando mover uma ação de cancelamento, mas é muito provável que não dê certo infelizmente, o jeito será fazer uma manifestação pública pacífica.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo