15

maio10

Destruição ambiental em Suape: imagem da área ameaçada

Abaixo está a imagem de satélite da área natural de Suape ameaçada pelo governo Eduardo “Campos Aterrados”. Só hoje tive acesso à versão digital do panorama da destruição que querem promover, o maior desmatamento da história pernambucana moderna.

Veja a imagem e pense: você vai deixar que isso aconteça, sem ao menos fazer um mínimo de esforço individual — ou grupal, se participar de alguma turma disposta a exercer coletivamente a cidadania — para pelo menos expressar sua inconformação e oposição a esse tipo de desenvolvimentismo irresponsável, que sacrifica mangues, florestas e savanas em oferenda ao deus dinheiro?

Imagem de satélite esquematizando o projeto ecocida do Governo de Pernambuco. As áreas assinaladas em azul não foram explicadas pela legenda. Clique na imagem se quiser vê-la em tamanho ainda maior. Fonte: site O Eco

Repare que a área ameaçada abrange praticamente toda a região do estuário da Bacia do Ipojuca, com exceção do rio Merepe (ao sul do porto) e alguns poucos fragmentos.

Se considerarmos que o governo de hoje permanecerá no futuro, mesmo nas gestões sucessoras, com esse mesmo comportamento intransigente de arrogar propriedade sobre toda a vida ecossistêmica existente nos polígonos assinalados do mapa,a destruição será estendida no futuro a, quem sabe, toda a área dentro do limite ZPEs e CIPS — ou, pior, a áreas mais além, quem sabe destruindo o último resquício de mangue do estuário, a mata do Rio Merepe.

Será que vamos deixar ou aceitar que o dinheiro seja superior à vida — humana e ecossistêmica –, nos igualando a pistoleiros  e jagunços, que ganham dinheiro matando?

Como “bônus” deste post, uma área que já foi desmatada — não nos planos do grande ecocídio acima, mas uma destruição já consumada em relação à qual já não podemos fazer mais nada:

Área destruída para dar lugar à Refinaria Abreu e Lima. Desmatamento e energia suja caminham de mãos dadas em governos como o de Eduardo "Campos Aterrados". Fonte: http://surfpe.blogspot.com

imagrs

Seja a primeira pessoa a comentar

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo