01

jun10

Câncer deve crescer nos próximos anos no mundo. Aposto que a carne contribuirá muito

Em 20 anos, número de mortes por câncer vai dobrar no mundo

Até 2030 o câncer deve matar, por ano, 13,2 milhões de pessoas em todo o mundo. A estimativa, divulgada nesta terça-feira (1º), é da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer das Nações Unidas (Iarc). Em 2008, o número de mortes por câncer chegou a 7,6 milhões. A pesquisa constatou ainda que serão diagnosticados 21,4 milhões de casos por ano nas próximas duas décadas.

A agência fez as previsões para as próximas duas décadas tomando por base a hipótese de que a incidência da doença vai manter o atual ritmo de crescimento enquanto a população mundial deverá atingir a marca de 8,3 bilhões de habitantes.

Em 2008, mais da metade dos casos ocorreu em países em desenvolvimento – 63% das mortes e 56% dos diagnósticos. Segundo a agência, os cânceres que mais matam são os de pulmão, estômago e fígado. Já a maioria dos casos detectados no mundo é de pulmão e mama. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, este ano, serão registrados quase 50 mil casos de câncer de mama e mais de 27 mil casos de câncer de pulmão. O câncer é a segunda causa de mortes no país.

Aposto com minhas economias que o consumo de carne vermelha terá muito a ver com isso. Infelizmente estamos vivenciando o aumento do consumo de carne vermelha pelo mundo — ao mesmo tempo em que o vegetarianismo começa a sua trajetória exponencial –, e as diversas notícias de cânceres relacionados à carne vermelha me dão evidências de que vou “ganhar” nessa triste aposta:

Risco de câncer de mama ligado à carne vermelha, descobre estudo (em inglês)

Reduzir carne vermelha diminui mortalidade, indica pesquisa

Estudo confirma vínculo entre consumo de carne e câncer pulmonar

Jane E. Brody: Pagando um preço por amar carne vermelha (em inglês)

Alimentação influencia no risco de câncer

Você que ainda come carne vermelha despreocupadamente, pense bem nisso. Não são (apenas) vegetarian@s militantes que estão dizendo que carne vermelha aumenta as chances de contrair câncer, mas referências científicas respeitadas.

imagrs

Seja a primeira pessoa a comentar

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo