11

jun10

“Hoje brasileiros podem comer bife e Danone”. Não, Dilma, isso não é nada bom

Agora brasileiros têm acesso a bife e danone, diz Dilma ao elogiar o governo Lula

Ao elogiar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pré-candidata Dilma Rousseff (PT) disse nesta quinta-feira que os brasileiros reconhecem os avanços proporcionados pelos programas sociais. Em entrevista à Rádio Capital, de São Paulo, Dilma afirmou que a vida da população melhorou e, agora, as famílias podem ter à mesa alimentos que antes não teriam, como bife e danone.

– Eu recebo um retorno muito importante do que o presidente e nós todos no governo fizemos. Há por parte da população brasileira uma consciência muito grande dos avanços, porque eles tiveram um efeito direto desses programas. Melhorou a vida (…) Hoje, melhora a mesa das pessoas. Elas têm acesso a possuir alimentos que antes não tinham. É o bife… É, por exemplo, o danone – disse ela, referindo-se à marca de iogurte.

A declaração de Dilma lembra à do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando o govern exaltava o consumo de determinado produto, empenhando-se para fazer, por exemplo, o “ano do frango” e o “ano do iogurte”.

O ganho de poder aquisitivo é bom, mas o acesso ao bife e ao iogurte não é nada agradável. O panorama de destruição ambiental causada pela dona pecuária (alô, campanhas “Carne Legal” do MPF e “Farra do Boi” do Greenpeace?) e o regime implacável de exploração animal (lembrem-se do post sobre a exploração na indústria de laticínios) não me deixam mentir.

É esse o desenvolvimento que Dilma quer? Um desenvolvimento em que a população tenha acesso relativamente livre ao consumo desenfreado de elementos que causam muita destruição e exploração assassina? Carne adoidada para tod@s às custas de milhares e milhares de hectares de floresta e milhões de vidas ceifadas de animais? Iogurte para todo mundo às custas do sofrimento de tantas mães que perdem seus filhotes forçadamente ainda em época de mama e têm seu leite usurpado pela indústria do leite?

Não, não quero esse desenvolvimento perverso, um país crescendo sobre um alicerce cheio de ossos e sangue.

imagrs

4 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Roberta Moraes

outubro 7 2014 Responder

Ai gente, pelo amor de Deus, as classes altas comeram bife e Danone a vida toda, e agora quando chega a vez do pobre não pode por que faz mal ao meio ambiente?? me bata uma garapa. #Dilma13

    Robson Fernando de Souza

    outubro 7 2014 Responder

    Roberta, pergunto se vc já ouviu falar em Direitos Animais. Porque o post fala sobre o problema ético de considerar “bom” algo que implica uso de animais e violência contra eles.

Diêgo Lôbo

junho 11 2010 Responder

Olá, Robson.
Como sempre, Dilma com uma visão limitada de desenvolvimento.
Espero anciosamente pelos debates, Marina se mostrará a mais capaz.

ps: você pode mudar o link lá do blog, estamos em novo endereço, sem o wordpress: essetalmeioambiente.com

um abraços

    Robson Fernando

    junho 11 2010 Responder

    Pronto, Diêgo, ajeitei o link =) Abs

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo