Gordura do leite integral de vaca protege o coração contra infarto (fonte: Folha.com*)

Um tipo de gordura presente no leite de vacas alimentadas com pasto pode diminuir o risco de infartos, segundo pesquisa publicada no “American Journal of Clinical Nutrition”.

A versão integral do leite contém uma gordura insaturada chamada ácido linoléico conjugado (CLA, na sigla em inglês) que, além de proteger o coração, ajuda a emagrecer.

Quando temos o real conhecimento do regime exploratório que é a pecuária leiteira e de todas as objeções éticas ao ato dispensável de se usar animais como “fontes” de alimentos, passamos a entender por que esse tipo de notícia não deveria ser divulgado.

Se você ainda não vê tanto mal assim em a pecuária usar vacas, cabras, ovelhas etc. como fontes de leite, pense direitinho: você tomaria leite humano que não fosse de sua própria mãe?

Imagine um sistema agroindustrial que forçasse mulheres a engravidar de 1 em 1 ano (vacas são inseminadas a cada 2 anos em criações mais tradicionais, mas alguns pecuaristas diminuem esse intervalo para 18 meses e desejariam diminuir para apenas 1 ano), tendo seus/suas filh@s bebês roubad@s de si — ou em casos mais “humanitários”, sendo obrigadas a dividir seu leite entre @ bebê e a ordenha, ainda assim perdendo-@s para a indústria da carne depois de algum tempo –, tendo que fornecer leite várias horas por dia.

Imagine também que diversos sistemas desse tipo, partindo para a pecuária intensiva ou semiextensiva, aprisionam essas mulheres em celas, roubam-lhes @s filh@s pequenininh@s e lhes inserem tubos de ordenha mecânica nos seios com os quais terão que viver todo o tempo, tendo essas desafortunadas mulheres que viver prisioneiras, com suas vidas fundamentalmente atreladas ao interesse da indústria — só vivendo porque a pecuária assim quis, que elas nascessem e vivessem para lhe servir –, até a morte, que viria ainda em idade jovial, quando a agroindústria perdesse o interesse em mantê-las vivas por sua capacidade mamária e uterina ter-se exaurido e as encaminhasse para o abate.

Você tomaria leite humano, vindo dessas condições, por mais maravilhoso para a saúde que fosse segundo os anúncios da mídia?

Se responder que não, estará começando a entender por que digo que a notícia acima não deveria ter sido divulgada.

E o último parágrafo da notícia diz isso:

“Leite integral e laticínios em geral ficaram com uma reputação muito ruim nos últimos anos, por causa da gordura saturada e do colesterol, e agora descobrimos que o CLA pode ser ótimo para a saúde”, disse Michelle MacGuire, da American Society for Nutrition, que publicou o estudo. “O leite integral não é o vilão.”

Essa reputação ruim não é só em relação à saúde, mas também em relação a toda a exploração animal que descrevi acima (adaptada para uma imaginada pecuária leiteira humana). Infelizmente o leite ainda não vem sendo tão repudiado e abandonado como a carne, visto que a maioria da própria população vegetariana é lacto ou ovolactovegetariana, mas felizmente está crescendo bastante a população que abre os olhos também para as questões éticas do leite e se torna vegetariana completa e vegana.

O leite pode não ser tanto assim um vilão da saúde — muito embora venham sendo omitidas pela mídia questões de resposta pendente como a suscetibilidade de quem consome leite a problemas como alergias, acúmulo de catarro e constipação intestinal crônica –, mas é, com riqueza de provas, um vilão da ética, uma poderosa causa que estimula a exploração animal — inclusive muitas pessoas dizem que a exploração leiteira é ainda mais cruel que a exploração pecuária pela carne.

*Justamente por essa sequência de posts ser de notícias que não deveriam ser divulgadas, não vou publicar o link de origem nem a íntegra delas. Caso queira lê-las na íntegra, procure no Google Notícias ou no site cujo nome eu disser como fonte.

Posts relacionados:

 

3 respostas a Notícias que não deveriam ser divulgadas

  1. Natália disse:

    Outra vez a Folha… tsc, tsc =/

    • A Folha infelizmente é apenas parte de toda uma imprensa que trata os direitos animais pelo senso comum, na base do “fulano diz que” ou “ativistas argumentam que”. Toda a mídia é assim, fora a ANDA.

  2. João Ezaquiel disse:

    Esses estudos médicos são burros. E a públicação dos mesmos serve somente à um clima de confusão. Dizer que tal ou qual proteína, gordura, vitamina emagrece, previne doenças ou qualquer outro benefício é um reducionismo próprio de uma visão dissociativa dos problemas do consumo, como se comer arroz e feijão todo dia e tomar leite sempre resolvessem o problema de saúde de pessoas com hábitos errados, é ciência do tempo das cavernas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.