07

jul10

A Promotoria de Defesa Animal de Pernambuco pode estar vindo aí

Pernambuco poderá ter uma Promotoria de Justiça de Defesa Animal

Pernambuco poderá ter uma Promotoria de Justiça de Defesa Animal que agirá na repressão aos crimes cometidos contra os animais. Requerimento neste sentido, assinado por mais de 25 Entidades ligadas à Causa em Pernambuco, foi entregue, ontem, ao Chefe de Gabinete da Procuradoria Geral do Estado, o Promotor Waldemir Tavares, em reunião com a Comissão do Movimento de Defesa Animal.

Mostrando-se atento aos principais problemas expostos pela Comissão sobre denúncias de tortura e maus-tratos a animais domésticos e animais de tração o promotor, Dr. Tavares, pediu um prazo para estudar e avaliar, alegando a carência de promotores no Estado e a necessidade de uma Lei para sua criação.

Também não descartou a possibilidade, preliminar, da implantação de um Núcleo de Defesa Animal atrelado à Promotoria do Meio Ambiente, além de um trabalho de conscientização nas demais Promotorias do Estado, principalmente às do interior.

Vários estados Brasileiros, a começar por São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Santa Catarina, Paraná e agora Pernambuco já estão nesta luta tendo em vista os altos índices de crueldade e danos em detrimento dos animais e a frequente impunidade dos infratores.

A conduta de quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, tornou-se crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98. Apesar desses avanços legislativos, os animais continuam discriminados pela indiferença humana, pelo estigma da insignificância jurídica e pela vala comum destinada às condutas de menor potencial ofensivo.

A Comissão do Movimento de Defesa Animal de Pernambuco foi representada na reunião por Dorothi Onis Linck, Simone Sales, Marta Dubeux, Luiz Leoni, Maria Padilha e a editora do blog Dog Mídia.

Caso a Promotoria realmente seja lançada, será um passo adiante na defesa dos direitos animais em Pernambuco.

Eu espero de coração que essa promotoria não se restrinja a punir crueldades contra cães, gatos, animais “de tração” e bichos silvestres. Desejo que comece a combater a vaquejadas, hoje realizadas com total impunidade, com os animais explorados (bois e cavalos) totalmente excluídos de qualquer direito legal, mesmo do direito a não sofrer crueldade e maus tratos.

E só uma pergunta: cadê a jovem guarda da defesa dos animais? Só vi pessoas representantes da velha guarda — salvo engano meu. E eu, pertencente a essa jovem guarda, sequer fui avisado de que essa comissão existia e iria pedir a criação da promotoria.

imagrs

5 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Theresa

agosto 9 2011 Responder

O cachorro do qual me referi no cometário anterior, vive em um depósito de reciclávesi na Avenida Correia de Brito em Sítio Novo. Não sei o número, mas lá, na avenida existe 3 ou 4 depósitos de recicláveis, ed qualquer forma, o único com cachorro é esse. passo todos os dias por lá, quando vou para o trabalho, ams as vezes o ônibus passa muito rápido, não dando tempo para pegar o número do local. Só sei que tem um portão de ferro azzul que fica aberto o dia todo e o cachorro fica preso nele. Fica logo após o Mercado de Sítio Novo, próximo da Zoonoses.

Theresa

agosto 9 2011 Responder

Gente, tem um cachorro que sofre maus tratos em um depósito de recicláveis em Sítio Novo. Um cachorro de grande porte, vive preso, no sol e na chuva, está muito, muito magro, “criam” ele dentro do depósito. Não sei o que vou fazer. Meus dias estão péssimos porque não sei o que fazer para salvae esse cachorro. Já tenho 4 em casa e mais 15 gatos, moro em apartamento, não sei como prodecer, preciso de orientação. Por favor, quem souber como devo proceder, entre em contato comigo. Theresa 8504-0297

Isabel Oliveira

outubro 25 2010 Responder

Apelo!
Está em curso uma Petição para abolir as touradas em Portugal. Por favor assine e divulge e nos ajude a acabar com esta barbaridade.

Podemos fazer história e um passo em frente em termos civilizacionais em Portugal. Temos que acabar com estes actos vergonhosos de tortura a animais indefesos.

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=010BASTA

Obrigada

Isabel Oliveira

cecy helenize

agosto 24 2010 Responder

Que notícia boa , vamos defender os animais com mais força.

MARIA MERCES FERREIRA

agosto 20 2010 Responder

CAROS AMIGOS QUE GOSTA DE ANIMAIS

fico feliz em sabe que a enterece em que uma promotoria seja criada em prol
dos animaisem Recife-Pe. Pois já não aguento mais ver tanto animais ser maltratado,
eu sempre que vejo um animal ferido eu tendo ajudalo de alguma forma sempre pode-se fazer alguma coisa
aqui em Recife devria ter um sistama de atendimento 24 horas para animais que sofre atropelamento o Hospital Universitario veterinario só funciona durante a semana de segunda a sexta. não tende sabado nem domingo a durante a noite não funciona é vinculado a uma coordenação que não tem a menor sensibilidade para com os animais os animais no caso cachorro não pode ficar internado. Essa coordenação deveser reavaliada o que nos de Recife podemos fazer para ajudar aniamias feridos e abandonados gostaria de mim juntar a pessoas que ajudam animais. meu telefone (81) 36252123 – 99706146 preciso conhecer um org de proteção a animais

Obrigada

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo