ago10

O pior é que a tortura vivisseccionista de hoje é referente a algo de que sofro: desregulação do relógio biológico. Nunca andei de avião, mas anos de uso do computador de madrugada me fizeram ter total insônia na madrugada.

Cientistas testam substância que pode resultar em pílula contra jet lag

Uma pesquisa feita por cientistas na Grã-Bretanha sobre uma substância que regula o relógio biológico pode levar a criação de remédios contra o jet lag – os problemas fisiológicos causados pela mudança de fuso horário em viagens.

Os cientistas da Universidade de Manchester testaram em camundongos uma substância que reduz a atividade dos ritmos circadianos, que controlam o relógio biológico do corpo humano. Eles também conseguiram alterar os ciclos em camundongos que estavam dormindo, ao inibir uma enzima no corpo dos animais.

Segundo os cientistas, a pesquisa abre caminho para o desenvolvimento de uma pílula capaz de eliminar os efeitos do jet lag. Os efeitos da falta de sintonia entre o relógio biológico e o dia são comuns entre pessoas que viajam de um fuso horário para outro, ou entre aqueles que trabalham em turnos noturnos. Alguns dos sintomas mais agudos são fadiga, irritabilidade, desatenção, indigestão, perda de memória e dificuldade de concentração. [Alguma dúvida de que os camundongos podem ter sofrido alguns desses sintomas, tendo seu comportamento perturbado?]

A pesquisa da Universidade de Manchester, da Medical Research Council, e da empresa farmacêutica Pfizer foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Ciclo circadiano

Muitas das atividades biológicas do corpo em mamíferos, como o sono, são controladas pelo ciclo circadiano, um mecanismo interno do corpo que regula o comportamento nos ciclos de noite e dia. Alterações nos ritmos circadianos também ocorrem em doenças como o transtorno bipolar. Os cientistas acreditam que um medicamento para regular o relógio biológico também poderia beneficiar pacientes desses transtornos.

Mudanças na atividade da enzima caseína quinase 1 ajustam a forma como o relógio biológico se comporta, tornando possível que se possa adaptar o corpo a outros ciclos e fusos horários usando substâncias químicas. Um relógio biológico de 24 horas, por exemplo, pode se tornar um relógio de 25 horas. “Considere que seu corpo de uma hora para a outra passa a trabalhar 23 horas, ou 25 horas por vez. Muitos dos seus processos naturais, como dormir e caminhar, logo estariam fora de sintonia com o dia e a noite”, disse Andrew Loudon, que trabalhou na pesquisa.

Para alterar os níveis da enzima, os cientistas usaram duas moléculas nas suas experiências. “Nós descobrimos que é possível usar as substâncias para sincronizar o relógio biológico de um camundongo. Então pode ser que uma substância semelhante trate uma série de problemas de saúde associados às interrupções dos ritmos circadianos”, disse Loudon. “Isso inclui algumas doenças psiquiátricas e alguns transtornos circadianos de sono. Também pode ajudar as pessoas a lidarem com o ‘jet lag’ e com a mudança dos turnos de trabalho.

Como portador desse distúrbio de ciclo circadiano, posso dizer que os sintomas vêm a longo prazo, mas são bastante perversos, e estou na espera por uma consulta que só consegui marcar com dois meses de antecedência.

O triste da história é que num futuro próximo eu, assim como milhões de pessoas pelo mundo, vou provavelmente ser refém dessa experiência que causou sofrimento em camundongos violando a harmonia de seu organismo. Se não consegui regular o relógio biológico antes da comercialização desse medicamento, vou ter que tomá-lo para evitar sofrimentos futuros. Mas em compensação estarei sendo obrigado a fazer valer o sofrimento de animais que foram explorados com fins científicos.

Essa ciência reducionista e indiferente com a ética, como já disse em posts recentes, é uma religião de sacrifício que oferece em holocausto milhões de animais não-humanos por ano em honra à cruel deusa Humanidade. E também pune hereges, que recusam apoiar o dogma de que a deusa Humanidade é a Senhora Suprema e viver sustentad@s pelo sofrimento de outrem, com dor e morte.