26

ago10

O silêncio dos defensores dos direitos animais sobre Barretos

Este ano, novamente prevalece o silêncio das entidades defensoras dos animais – e d@s ativistas – sobre o rodeio de Barretos, um dos maiores do mundo. Mesmo a minha desafeta ANDA não tem publicado quase nada relativo à Mordor brasileira. Até as comunidades do Orkut antirrodeio – como a Somos Contra Rodeio – quase nada postam para cobrir e criticar o maior evento festivo de exploração animal do Brasil. Nem mesmo críticas que se referem ao ato (anti)ético de explorar animais, com ou sem violência física, vêm sendo publicadas.

Me pergunto se é por temor de censura judicial, já que os organizadores da “festa do peão boiadeiro” já processaram Rita Lee e a ONG Projeto Esperança Animal, esta última sendo proibida de fazer qualquer alusão a qualquer rodeio (e mesmo ao rodeio em geral) em seu site. Será que existe de fato uma censura no ar, com as entidades de defesa dos direitos animais sentindo-se coagidas a se calar, por causa dos processos contra a PEA e Rita Lee? E cadê o poder d@s blogueir@s de peitar atos de opressão e censura, tal como vejo muito em blogs defensores dos direitos humanos?

Porém, me incito a crer que a aparente tolerância da defesa animal em relação a Barretos seja parte da tática de comer pelas beiradas: lutar com ativismo e parcerias jurídicas contra rodeios menores pelo Brasil para acumular jurisprudência bastante para, a certo momento, jogar um poderoso ataque judicial que vai inviabilizar a maior “festa do peão” de uma vez por todas.

Espero sinceramente que seja a segunda alternativa. Mas isso é o bastante para justificar um silêncio quase total como o que venho presenciando?

imagrs

20 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Daniele de Miranda

fevereiro 19 2011 Responder

PS: Robson, pode ter certeza que é a segunda opção! :)

Daniele de Miranda

fevereiro 19 2011 Responder

Ah, geralmente as pessoas falam q quem é cotnra rodeio, o é pq nunca foi em um, ver de perto.
Em 2008 e 2009, frequentamos um rodeio na Expo Seropédica para colher material probatório. Realmente, o que se vê no vídeo, não é nada comparado a tudo que se vê pessoalmente, pois é bem pior.
Ah, o roedio da Expo Seropédica, é feito pela Cia Marca 70, uma grande companhia de rodeios q atua em todo o Brasil (antes q venha a desculpa de q os maus tratos ocorrem em rodeios pequenos)
Há um processo contra a Expo Seropédica e a Marca 70 no Ministério Público Federal. Em 2010, a Expo Seropédica não foi realizada. Publicaram que foi por falta de aptrocínio.
http://www.youtube.com/watch?v=lgGmBN3L8B4

Rodrigo Monte

fevereiro 7 2011 Responder

Não existe rodeio sem maus-tratos aos animais, só que esse tipo bizarro de festa (?!) movimenta um grande volume de dinheiro, por isso é tão difícil acabar com ele.

Quem diz que não existe violência contra animal em rodeio e, pior, indica sites que falam que os rodeios são acompanhados por veterinários, que estes estão lá para garantir a integridade dos bichos, está equivocado. É mais conveniente ler esses textos medíocres e mentirosos do que abrir os olhos para tamanho mal. É difícil para muita gente perceber que está errado e que está contribuindo com essa barbárie.

Pessoas inteligentes e de bom senso (raríssimas hoje em dia) deveriam boicotar absurdos desse tipo e procurar atividades realmente úteis, que não atentassem contra a saúde de quem quer que fosse, seja humano ou animal.

Quem apoia rodeio mostra que é intelectualmente inferior a qualquer animal.

Tatiane

dezembro 2 2010 Responder

E quem disse que a vida muitas vezes não nos impõem situações, eles como animais as deles, mas defendo que dentro de um bom-senso.
Pois se pudesse escolher adoraria poder estudar a vida toda, diria que até escolheria trabalhar, mas com certeza escolheria SER MUITO mais muito bem remunerada por todo meu esforço, e muitas vezes nem a remuneração que os touros recebem , existem seres humanos recebendo .
Nem tudo na vida é escolha, então acredito que não fazendo mal, eles podem sim participar de algum esforço, no caso deles que seja fisico, desde que não ultrapasse os limites fisicos de cada animal .
Com certeza como lhe disse antes 8 segundos não atingiria o esforço máximo apresentado por um touro de saúde exemplar e diria mais que nem ao menos esforço mental , seria?!

    Robson Fernando

    dezembro 2 2010 Responder

    E quem disse que a vida muitas vezes não nos impõem situações, eles como animais as deles, mas defendo que dentro de um bom-senso.

    Você aceitaria se a “vida” impusesse que você trabalhasse como uma escrava e sofrendo violência (como o aperto do ventre com o sedém e os golpes de espora)?

    Pois se pudesse escolher adoraria poder estudar a vida toda, diria que até escolheria trabalhar, mas com certeza escolheria SER MUITO mais muito bem remunerada por todo meu esforço, e muitas vezes nem a remuneração que os touros recebem , existem seres humanos recebendo .

    Que remuneração os touros recebem?

    Nem tudo na vida é escolha, então acredito que não fazendo mal, eles podem sim participar de algum esforço, no caso deles que seja fisico, desde que não ultrapasse os limites fisicos de cada animal .

    Você justifica que os animais podem ser explorados e escravizados pelo dizer que “nem tudo na vida é escolha”?

    Com certeza como lhe disse antes 8 segundos não atingiria o esforço máximo apresentado por um touro de saúde exemplar e diria mais que nem ao menos esforço mental , seria?!

    Você aceitaria ser periodicamente torturada por oito segundos? E, falando em oito segundos, o sedém é solto imediatamente ao cair do peão?

    Sobre a violência que existe no rodeio, peço que leia este post: http://consciencia.blog.br/2010/04/mitos-e-trololos-do-rodeio.html

Tatiane

dezembro 2 2010 Responder

Se vc se considerar explorado por ter que trabalhar , ao invés de poder ficar o dia todo assistindo a um filme e comendo pipoca , podemos dizer que sim .
Antes que diga que somos REMUNERADOS para o exercicio de nossas profissões, ressalto que de nada adiantaria remuneração em dinheiro , agora um bom descanso, uma boa e regrada alimentação, um veterinário a disposição, e atenção redobrada seja com saúde psicologica e fisica, diria que uma boa forma de remuneração ?!
Sem esquecer dos carinhos e cuidados recebidos pelos animais do rodeio, não só os touros como também os cavalos de competição, como praticante dos 3 tambores , admito que ADORARIA ter a vida que meu cavalo leva .. quem derá pudesse somente correr .

    Robson Fernando

    dezembro 2 2010 Responder

    Tatiane, os animais podem escolher entre ser sedenhados no rodeio? Escolhem ser comercializados como mercadorias? Escolhem ser “atletas” de rodeio?

    Você iria gostar que forçassem você a praticar algum esporte?

Tatiane

dezembro 2 2010 Responder

Respeito seu ponto de vista , mas acredito que ele se baseia mais em visão do que no acontecimento propriamente dito , acreditar que seja não é o mesmo do que realmente ser .
Eu te trouxe não só argumentos teóricos, como te exemplifiquei, você diz que é cruel quem esporeia ou aperta o ventre de touros, e que isso os leva a um estado de alteração, acredito eu que uma alteração para o estado nervoso seria?! . Pois bem tendo como provar o que digo, lhe pergunto, porque então existem bois que mesmo com o sedem não demosntram se quer qualquer alteração, ou ainda alguns mesmo sem o sedém ou peão sobre seu lombo, apresentam ruindades ? não poderiamos indentificar como índoles, tudo o que estou lhe dizendo é fruto de pesquisa para um trabalho de conclusão de curso .
Eu realmente pude comprovar minhas teorias , através de videos, e pesquisas-cientificas, em conformidade com nossas leis patrias.
Fui capaz de comprovar que os animais não sofrem de maus tratos muito menos de violência, quem dirá de exploração, alias quem derá pudessemos ter como trabalho apenas 8 segundos ao dia e durante somente quatro dias da semana .

    Robson Fernando

    dezembro 2 2010 Responder

    E isso torna o rodeio menos exploração animal?

Tatiane

dezembro 2 2010 Responder

Rodeio ?!

Vejamos, sou estudante de direito 5ª anista, sou completamente a favor do meio ambiente ..
e sou sim defensora dos animais ..
Mas acredito que as pessoas julgam muito pelo visual , e esquecem que por não conviverem (certamente por não gostarem desde inicio) muitas vezes são pouco sabedoras do assunto ou muitas vezes leigas .
Se esquecem que estar lutando para os animais não significa lutar contra os rodeios .
Bem vejamos alguns esclarecimentos que talvez de nada adiante, porém é de muita valia para formar opiniões.
Como pode pessoas dizerem que rodeio maltrata animais, muitas delas dizem : O sedem (cinta ou barrigueira lançada no boi) aperta os testiculos dos animais causando-lhes um stress excessivo , o qual os leva a pular ?!
Será ?! Porque além dos rodeios em touros, temos rodeios em cavalos, onde além de cavalos também pulam éguas, que certamente não são donas de testiculos .
Outro ponto , Bois de competição tem que além de apresentar uma saúde exemplar, não podem ou não é interessante no rodeio estarem stressados, um boi stressado , é um boi que se debate dentro dos bretes ocasionando desconforto tanto a ele quanto ao competidor, certamente não é está intenção, quanto mais sadio , e mais calmo o boi , melhor para todos, ou seja, não é o stress que leva o boi ao pulo.
Assim como seres humanos existem bois que nascem com boas e mas indoles, isso sim é levado em conta no rodeio .
O seden na verdade serve como direcionamento ao boi , não significa que os bois precisem deles para pularem , ou caso precisem concordo que não são bois de pulo , pois da mesma forma que temos gados de leite , temos gado de pulo, isso se chama genética, então o seden somente serve para que os bois rodem na conhecida ” boca do balaio” , ou seja o boi pulando em circulos, dificulta o equilbrio do competidor , além de que em rodeios fiscalizados, assim como o de barretos, os sedens são cobertos por lã , para que não machuquem-os.
Além de que bois de competição , são experimentados, existem muitos bois que mesmo com o seden se quer pulam , saem andando naturalmente .. isso se chama falta de brio ?! . Conclusão o seden nada mais é que um direcionador, que causa uma cocéga na virilha do animal , fazendo com que ele pule para tentar parar.
Nós não somos assim ?! Quando alguém nos faz cocégas , não nos debatemos inteiros?! pontapés, movimentos nos braços, são os nossos conhecidos reflexos, e existem pessoas com menos cocégas que outras, podemos portanto concluir que estamos sendo mal tratado com algumas cócegas ?!
Além de que esses animais são de grande valia aos proprietários, eles gastam muitas vezes com esses animais o que não gastam com o sustento de filhos , são todos bois sadios , extremamente alimentados , e com bastante reflexos.. ainda assim cabe ressaltar que esses animais além de comerem as melhores rações (purina), descansam muito mais do que trabalham , eles trabalham somente 8 segundos por noite .. pois não tem o mesmo desempenho caso pulem duas vezes na noite , pois os reflexos diminuem , posso sim dizer que o rodeio podem os cansar , nesse ponto concordo , exatamente por isso pulam somente uma vez durante apenas 8 segundos, mas nós seres humanos também nos cansamos com o dia a dia, seja com o trabalho , seja com a academia, etc ..
Não podemos nos esquecer que estamos tratando de animais ESPORTISTAS ..
Então será mesmo que o RODEIO (generalizando) são os grandes vilãos dos animais ?!
A vaca não trabalha , e não se cansa coma ordenha ?!
Será mesmo que os proprietários de touros disponibilizariam milhões ?! para mais tarde mal tratar seus animais !?
E onde ficariam , bois que nem pasto suficiente tem , aqueles equinos que trabalham o dia todo puxando uma carroça , sem ao menos pararem para beber água , e eu diria que isso se repete TODOS os dias , ao longo da semana .. muitas vezes 12 horas por dia .
Vale se aprofundar e realmente conhecer do assunto !?

Pois bem , sou a favor do rodeio , desde que fiscalizado com as devidas providências ..
E sim AMOOOOO os animais, minha maior paixão são os CAVALOS , não vivo sem.
Mas como estudante de direito aprendi a ser uma boa conhecedora de todo assunto que entrarei em reflexão, sendo assim convivo desde muito nova com o rodeio .. E posso afirmar que sei do que estou falando .
Fico cada dia mais triste por ver que muitas pessoas , se apegam ao visual , e acabam por perder o foco da defesa aos animais .

Aberta a opiniões.

    Robson Fernando

    dezembro 2 2010 Responder

    Tatiane, vejo que você ainda se inspira no bem-estarismo pra exercer uma defesa animal. Perceba, no entanto, que os critérios bem-estaristas estão ficando obsoletos.

    A questão do rodeio, pelo menos na minha opinião, deveria ser vista não apenas como um pseudoesporte marcado por maus tratos e violência, mas sim como uma atividade em que se explora animais. O mal principal deve(ria) ser o ato de explorar animais, usá-los como propriedade e recursos e lhes negar o direito básico à liberdade, sendo a crueldade de quem esporeia e aperta o ventre (o papo do sedém no testículo é obsoleto no Brasil) de touros induzidos a um estado de alteração físico-psicológica a consequência, um efeito secundário, do ato de usar e explorar animais.

    Daniele de Miranda

    fevereiro 19 2011 Responder

    Tatiane, sugiro que você leia alguns livros sobre Direitos Animais, para basear suas teorias sobre ele, pois ainda estão muito cruas e superficiais, baseadas no senso comum do antropocentrismo. Vale ressaltar palavras chaves como ética e direitos morais.
    Muitos filosóficos e outros jurídicos:
    -Jaulas Vazias, Tom Regan
    – Libertação Animal, Peter Singer
    – Ética e Animais, Carlos Naconecy
    – Direitos Animais, fundamentos…, Daniel Lourenço

monica toledo silva

setembro 27 2010 Responder

só uma dúvida: como pode a Rita Lee ter sido processada se as provas de tortura e crime são legítimas e explícitas?? (não consigo compreender mesmo levando em conta o mau caráter dos envolvidos – defesa e advogados). A lei?…

    Robson Fernando

    setembro 27 2010 Responder

    Hm… Eu não sei de muitos detalhes desse processo. Mas pelo menos sei que os organizadores do rodeio de Barretos entraram com processo contra ela, provavelmente há alguns anos (2 ou 3 anos).

    Se perderem na Justiça, vai ser uma excelente jurisprudência em favor dos animais.

monica toledo silva

setembro 27 2010 Responder

Não poderíamos promover vários abaixo-assinados??? Este é um ato simples hoje em dia. Muitos são simpatizantes com a causa mas permanecem passivos. Uma hora o silêncio deixa de ser surdo e a omissão política, e da mídia, movidas pelo poderio econômico e dos organizadores, vai ter que se manifestar.

    Robson Fernando

    setembro 27 2010 Responder

    Monica, eu posso dizer que um abaixo-assinado não resolveria muito em relação a Barretos especificamente. Os políticos daquela cidade rejeitariam qualquer iniciativa, mesmo popular, de proibir aquela que é a “identidade” cultural e econômica do município. E se Alckmin vencer as eleições, um abaixo-assinado enviado a ele vai ser algo inócuo, uma vez que ele vetou no passado (2005) uma lei estadual de proteção animal, chegando ao ponto de defender os rodeios em seu veto.

    Ao meu ver, só a mobilização ativista propriamente dita vai dar seguimento a uma luta de verdade contra os rodeios.

      monica toledo silva

      setembro 27 2010 Responder

      É, realmente o movimento deveria ser no sentido de conscientização popular – menos e menos pessoas frequentando esse circo de horrores. Compreendo toda a dificuldade envolvida mas penso que seria a única saída, ainda que tristemente a longo prazo. Miserável a situação de informar, orientar e conscientizar esse público popular tão adepto à omissão, crueldade e má educação.

      Sim à mobilização ativista.

      Flavia Mello

      setembro 2 2011 Responder

      Olá pessoal! Após procurar em diversos sites sobre a proibição da Festa de Barretos, nada encontrei. O projeto de criação de uma Promotoria de Defesa Animal está em andamento em SP. O jeito é acompanhar esse processo e tão logo ela seja criada e pressionarmos para que algo seja feito. A vantagem é que temos o Deputado Fernando Capez nessa luta conosco!
      Quem quiser saber mais detalhes é só entrar no site: http://www.olharanimal.net.

    juliana

    dezembro 13 2010 Responder

    monica, favor entrar em contato com Juliana, urgente, tel 031 32227529

Samory Pereira Santos

agosto 27 2010 Responder

Robson, Robson… cuidado com o que diz… Barretos pode lhe processar, só precisa ficar um pouco famoso para ser alvo dos advogados do evento. No mais, calar a PEA é para dar exemplo.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo