01

set10

Fim do extermínio de cães e gatos em Pernambuco

Quem diria que Eduardo e André Campos, que se mostraram profundos inimigos do meio ambiente no caso de Suape, votaram em favor dos animais…

Lei proíbe a eliminação de cães de rua em Pernambuco

A eliminação de cães e gatos encontrados nas ruas está proibida em Pernambuco. O governador Eduardo Campos sancionou nessa terça-feira (31) a lei que regula o controle de reprodução e a eliminação de animais no Estado. De autoria do deputado André Campos (PT), a lei afirma que “fica vedada a eliminação da vida de cães e de gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres”.

Os animais só poderão sofrer eutanásia se estiverem infectados por doenças que coloquem em risco a saúde de humanos ou de outros animais, e um laudo confirmando tal situação deverá ser expedido.

Entidades de defesa dos animais comemoraram. A Associação Amigos Defensores dos Animais e do Meio Ambiente (AADAMA) informou: “Acabou a espera de muitos anos pela implantação desta lei. Mas a caminhada das entidades de defesa ainda é longa; temos o papel de fiscalizar e conscientizar para o cumprimento da lei”.

Para evitar que cães abandonados se tornem um problema sanitário, medidas de identificação e registro dos bichos serão adotadas. Os animais recolhidos pelos órgão de zoonose ficarão à disposição dos donos por um período de 72hs. Se não forem buscados ou adotados, vão passar por procedimento de esterilização.

Muito embora isso não pague o “pecado” do ecocídio de Suape, agradeço aos dois por terem assinado em favor da vida de milhares de animais.

Foi uma clara vitória dos direitos animais em Pernambuco. Passa-se de uma fase em que a “melhor” política para animais abandonados era matá-los, como se fossem rejeitos imundos, lixo vivo, e entra-se numa nova em que o tratamento é digno e primará pela conscientização das pessoas e pela esterilização dos bichos – assim eles deixarão de dar à luz mais animais entregues à sorte das ruas.

Esperamos que essa vitória seja sucedida por centenas de outras relacionadas a dar aos bichos o direito à vida, à liberdade e à integridade.

imagrs

2 comentário(s). Venha deixar o seu também.

iarad

setembro 5 2010 Responder

Oi gostei muito do seu blog,
visite o meu blog contra o maltrato a animais.

Obrigado, um super abraço.

    Robson Fernando

    setembro 5 2010 Responder

    Obrigado, Iara. Abs

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo