03

set10

Protesto na Expointer/RS, um exemplo a ser seguido por todo o Brasil

Reproduzo aqui o post da Vanguarda Abolicionista:

Vanguarda Abolicionista e apoiadores protestam contra a Expointer

Fotos: RSantini
expointer

por Marcio de Almeida Bueno, jornalista

Neste domingo, dia 29 de agosto de 2010, mais uma vez dezenas de ativistas estiveram realizando protesto em frente à Expointer, a maior feira agropecuária do Brasil, e uma das maiores do mundo. Das 10h às 16h, a Vanguarda Abolicionista esteve realizando panfletagem junto às bilheterias do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio – região metropolitana de Porto Alegre, com participação dos grupos ComPaTa, de Passo Fundo, e Projeto ProAnimal, de São Leopoldo.

explorinter

Dentro do parque, animais confinados, engaiolados, puxados pelo nariz ou esperando a hora de morrer, exposições dos campeões das ‘raças’, e a final do Freio de Ouro, tradicional rodeio gaúcho. No portão principal, banners e faixas foram erguidos, denunciando a situação de escravidão, exploração e morte a que os animais são submetidos, a despeito da idéia de ‘bem tratados’. Com uma maioria de veganos e alguns vegetarianos, os cerca de 30 ativistas apresentavam ao público a opção de uma vida que prescinde de carne, leite, ovos, couro, etc, nem de diversão às custas do sofrimento animal, como rodeio e laço.

Expointer 2010

Milhares de pessoas entravam na Expointer, e obrigatoriamente passavam pelo protesto, recebendo material impresso ou mesmo interessando-se pelas mensagens dos banners. “É que para comer carne a gente tem que matar a vaquinha, minha filha, e esse pessoal está pedindo que não se mate mais os animais”, explicou uma mãe à filha pequena, que perguntava sobre o significado das fotos e dos dizeres.

explorinter

Um simpático cachorro de rua se aproximou dos manifestantes, recebendo água para beber e pomada cicatrizante em um machucado que apresentava, graças a duas participantes que também atuam na proteção animal.

expointer 2010

O protesto se encerrou ao final da tarde, após mais de mil cópias do material impresso preparado para a ocasião terem sido distribuídas ao público pedestre. Clique aqui para ver a matéria sobre o protesto publicada em Zero Hora.

expointer

Explorinter

Parabéns à Vanguarda Abolicionista e a todas as demais ONGs que mostram o outro lado dessas exposições que glorificam a exploração animal. Seus protestos são um exemplo a inspirar abolicionistas em todo o Brasil.

Espero de coração que, no mais breve possível, exposições recifenses como a Expoagro também recebam nobilíssim@s “visitantes” como @s abolicionistas que, a cada ano, põem a exploração animal pecuarista numa berlinda cada vez mais constrangedora.

imagrs

Seja a primeira pessoa a comentar

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo