22

dez10

Mozilla aprisiona filhotes de panda-vermelho

Mozilla adota dois filhotes de panda vermelho para promover o Firefox 4

Para garantir o sucesso de seu novo Firefox 4, a Mozilla usa táticas que vão além das funcionalidades do navegador. A empresa anunciou no início do mês que adotou 2 pandas vermelhos que nasceram no zoológico Knoxville, no estado do Tennessee, Estado[s] Unidos.

Os pandas vermelhos são conhecidos como firefoxes (raposas de fogo) naquele país. Estão em extinção e são o símbolo do browser. Para estimular o download do Beta da quarta versão do programa, a Mozila promete implementações para o lar dos pequenos irmãos adotados, Spark e Ember. Uma estrutura para exercícios físicos já foi montada graças ao empenho dos usuários.

Dá para ver ao vivo os pandas no site Firefox Live. Os bichinhos são muito ativos durante a parte da tarde e você pode escolher diversas câmeras instaladas na casa montada pela Mozilla.

Nenhuma notícia que li sobre o assunto afirma se os bichinhos serão libertados na natureza algum dia. O que parece é que viverão uma vida inteira de privação de liberdade.

A Mozilla aprisiona os filhotes com o objetivo de promover a futura nova versão do seu famoso e cada vez mais usado browser. Joga a ética fora ao lhes negar a liberdade do habitat natural e torna esses animais objetos de exibição à disposição de quem quiser ver.

Isso equivale a aprisionar crianças por tempo indeterminado numa creche fechada sem espaço aberto – se isso acontecesse, @s responsáveis pelo confinamento seriam processad@s pela Justiça, como um evidente atentado aos direitos humanos. Mas como são “apenas animais”, têm qualquer direito negado, em especial o à liberdade e exceto o à vida, e passam a servir de objetos exóticos a serem apreciados por gente de todo o mundo.

A empresa dá um péssimo exemplo aos usuári@s do Firefox ao fazer isso, como se os pandinhas tivessem aceitado entrar para um “Big Brother” da vida.

Eu sugeriria uma campanha de boicote ao Firefox 4 Beta, mas sei que fazê-lo apenas aqui será inócuo. Pelo menos eu me recuso a baixar o beta, só baixarei a versão final, por causa dessa atitude da Mozilla.

imagrs

Seja a primeira pessoa a comentar

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo