17

jan11

O que está havendo em Tatuoca, Suape, segundo comentarista

O leitor Marcos Miliano trouxe para cá um relato importante sobre o que está havendo na área que está para ser destruída em Suape e a total falta de responsabilidade de quem vem promovendo o tal “desenvolvimento” daquela localidade.

por Marcos Miliano, leitor

Passei quase um ano pesquisando na comunidade de Tatuoca para a dissertação de conclusão de curso.

Dentre as coisas abomináveis que são submetidas as pessoas da ilha, por Suape, se tem, a perda da renda, a perda da paz, a perda da segurança, a depressão dos idosos, a desproporção de espaço na relocação, a perda da referência de vida, a morte de um lugar que é elemento afetivo da vida de todas as 52 famílias, a destruição de material arqueológico encontrado e não prospectado do solo da ilha, a morte dos rios Tatuoca e Massangana, a destruição de lugar histórico, dentre tantas outras coisas.

Um morador me disse: “… o mangue não pede escolaridade…”. E é exatamente isso, como dar trabalho a essas pessoas que são analfabetos na maioria, e analfabetos funcionais na totalidade? Um trabalho que lhes dê o que a ilha dá, qualidade de vida, comida em abundância, segurança, manutenção da cultura…

Quem vai pagar a conta, quando os velhos morrerem mais cedo pela depressão, o alcoolismo aumentar pela falta de perspectiva no futuro, da degradação moral promovida pelos “peões” de obras e empresas do entorno que invadem a ilha, pensando ser seu “jardim de prazeres”. Deixam sujeira, dejetos, insultam as moças, recolhem os frutos, inserem drogas na comunidade, fazem baderna.

Quem vai pagar o preço pelo primeiro derrame de petróleo ou outro químico qualquer?
Deveriam olhar para Santos-SP, e ver o que vai se transformar Recife, Cabo e Ipojuca.

Não é só isso, das 300 empresas que se instalam em Suape, em sua construção tem operários imigrantes de outras regiões, que vem com suas famílias. São em média 150 por obra. 150 com suas familias, vezes 300 obras… essas pessoas faram o quê quando as obras terminarem? Farão com certeza um cinturão de pobreza ao redor de Suape.

Então o caos em que vivem os moradores de Tatuoca não será só lá.

imagrs

1 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo