12

mar11

Desmatamento de Suape: vídeo denuncia expulsão dos moradores de Tatuoca

No blog Ciência e Meio Ambiente do JC Online, foi divulgado um vídeo mostrando todo o desrespeito do Governo de Pernambuco às comunidades tradicionais que vivem abraçadas à Natureza. O governo do desMatador de mangues Eduardo Campos pretende expulsar @s moradoræs da comunidade da Ilha de Tatuoca, oferecendo-lhes em troca do terreno – que é um santuário natural – uma indenização irrisória, casas num local pequeno e sem infraestrutura e muita promessa furada. Uma posição muito semelhante à do governo estadunidense do século 19, que comprava terras indígenas a preço de banana e tolhia dos povos indígenas a conexão socioambiental e espiritual com a terra natal.

Tem destaque o choque entre as queixas ds moradoræs de Tatuoca com o caô furado do representante do governo/porto.

O vídeo é uma amostra de como o governo estadual não presta o mínimo respeito pelo modo de vida das comunidades tradicionais, promovendo a destruição das terras comunitárias em nome de um progresso econômico que não conhece sustentabilidade socioambiental.

É o Trabalho de Conclusão de Curso de Adriana Barros, Madson Ferreira e Maiara Andrade, concluintes do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, e foi feito no final do ano passado. Receberam nota 10 pelo feito, e recebem também congratulações e agradecimentos de quem ainda sonha com um Pernambuco se desenvolvendo sustentavelmente, conciliando crescimento econômico com respeito ao socioambiental e respeitando o modo de vida das comunidades tradicionais que vivem atreladas ao ambiente natural.

Pretendo escrever um artigo sobre a questão, o primeiro a enfocar a questão das comunidades tradicionais, baseado no vídeo. Assistam ao importante vídeo e conheçam mais uma parte do outro lado da “revolução industrial” pernambucana.

imagrs

1 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo