19

abr11

9% da população brasileira já é vegetariana

IBOPE: 17,5 milhões de brasileiros são vegetarianos

Segundo pesquisa do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), 9% da população brasileira é vegetariana. A pesquisa foi realizada entre agosto de 2009 e julho de 2010 com 18.884 pessoas, comparando os hábitos de consumo de homens e mulheres. A pesquisa chega para comprovar o que os vegetarianos já sentem em seu dia a dia: o vegetarianismo vem crescendo muito no Brasil.

Veja a tabela abaixo, referente à pesquisa, publicada no site do Ibope:

O estudo foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 64 anos.

Considerando-se que a pesquisa incluiu regiões metropolitanas e interior, zonas urbana e rural, colocando no meio mesmo aquelas cidades que sediam rodeios e devem parte de sua economia à pecuária, a notícia é ótima para o panorama vegetariano brasileiro. A população de vegetarian@s está crescendo com força, visto que há 10 anos era muito mais difícil se falar de vegetarianismo e ter acesso a conteúdos denunciantes das inexoravelmente violentas práticas da pecuária e da pesca.

Esperemos que uma nova pesquisa do tipo seja feita daqui a dois anos, para se mostrar como a população vegetariana brasileira vem crescendo muito a despeito do esforço reacionário e desinformativo de certas pessoas e alguns veículos de imprensa.

E isso também mostra que o mercado como um todo não pode mais ignorar a nossa existência, como vem fazendo desde sempre.

E um fato muito curioso: a pesquisa questiona fortemente uma forte impressão que o senso comum tem desde sempre: a de que há muito mais vegetarianas do que vegetarianos – crença essa que sempre foi reforçada pela desproporção que se vê entre as mulheres e os homens participantes de comunidades vegetarianas e comentadoræs de blogs de veg(etari)anismo e direitos animais.

imagrs

4 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Claudio Dobeck

julho 16 2014 Responder

Mas esse dados são mesmo seguros? .é por que da ultima vez que tive conhecimento ,não passavam dos 3% .

Toddy

abril 21 2011 Responder

De fato, nao ligo muito para os vegetarianos…

tenho interesse igual ao da Denise pelos ateus hahaha

Denise

abril 19 2011 Responder

9%? Caramba! Muito legal saber esse percentual. E de ateus, faz idéia? :)

Não que me incomode ser minoria nesses casos. Mas é bom não precisar falar com as paredes… ahahahahah

De volta, viu? Lembra de mim ainda? Do blog da Macacolândia-virtual. Bom, era esse http://macacolandia-virtual.blogspot.com/

E agora estou com esse outro, que pode ver pelo perfil. É que sou mesmo confusa. Quero falar de muitas coisas e acabo sempre me perdendo. Mas vamos lá.

Abraço pra ti! Estarei sempre por aqui.

    Robson Fernando de Souza

    abril 19 2011 Responder

    Bem-vinda, Denise, ao Arauto da Consciência, sucessor do Consciência Efervescente que vc visitava =) Lembro totalmente de vc.

    Abração e valeu pela apreciação =)

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo