26

maio11

Boato em circulação diz que Dilma teria liberado Belo Monte e exibe cacique Raoni chorando

Obs.: Não sou defensor de Belo Monte, muito pelo contrário. Sou totalmente contra a construção daquela usina, que poderá inundar mais de 500km² de floresta e, de quebra, prejudicar muitos indígenas. Mas também sou contra a divulgação de boatos. Se é para impedir Belo Monte de ser construída, que seja com a verdade, não com mentiras.

Dilma Rousseff não está merecendo ser defendida, depois que suspendeu a confecção dos kits educativos anti-homofobia para proteger Antonio Palocci da chantagem política da bancada do ódio religioso, mas não quero ver sua imagem ser depreciada por mentiras que visam desestabilizar seu governo que começa a cambalear em termos de compromisso com sua base eleitoral.

Um boato está atualmente em circulação, em blogs no Tumblr (exemplo), com direito a foto do Cacique Raoni chorando:

O Cacique Raoni chora ao saber que Dilma liberou o inicio das construções de Belo Monte. Belo Monte seria maior que o Canal do Panamá, inundando pelo menos 400.000 hectares de floresta, expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat precioso de inúmeras espécies. Tudo isto para criar energia que poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência energética.

Palmas, para os que votaram… e jogaram o voto na mão de gente oportunista, e sem escrupulos!!

QUE VERGONHA BRASIL , acabando com nossa tão preciosa cultura. :(

Alguns fatos verdadeiros devem ser postos:

1. Não consta em nenhum site de notícias (link para resultados do Google News entre 10 e 26 de maio de 2011) nem no site da Presidência que Dilma já teria liberado, mediante discurso oficial, a construção da usina;

2. A “notícia” não conta com fonte original, e só consta em redes sociais, blogs e fóruns, assim como acontece com os hoaxes, as lendas de internet;

3. Mesmo quando algum blog anuncia “fonte”, a “fonte” é um blog, um Tumblr ou uma rede social como o Facebook ou o Twitter – e essas não são fontes idôneas para nada, por mais bem intencionados que sejam seus divulgadores;

4. Atualmente a licença ambiental para a instalação de Belo Monte está parada no Ibama, e não tem data para acontecer. A notícia verdadeira mais recente diz que o Ministério Público Federal recomendou ao Ibama que não licencie a obra. Dilma não pode interferir assim no Ibama, sobrepondo sua decisão a uma pendência ambiental de órgão subordinado. A Constituição não lhe dá poder para isso.

5. Números errados no hoax que circula:

a) Belo Monte, caso seja realmente construída, não inundará “400 mil hectares”, mas sim um máximo de 51.600 hectares. Ainda assim não é um número pequeno, visto que são 516km², 2 Recifes e meio de extensão, quase 75 vezes a extensão do desmatamento que o Governo de Pernambuco pretende fazer no entorno do Porto de Suape. Mas não convém nem um pouco exagerar, superestimar os números da destruição que Belo Monte causará.

b) Não haverá a expulsão de “40.000 indígenas” com a inundação. 40 mil, aliás, são mais de 10% de toda a população indígena de todo o território brasileiro. Na verdade não há números certos sobre o número de indígenas que serão deslocados caso a obra aconteça. Fala-se na verdade de influências negativas sobre os habitantes da Reserva Indígena do Xingu – como prejuízos na pesca e a inundação de igarapés -, pouco sobre desabrigar índios que morem às margens do rio.

6. Nada se afirma sobre a fonte e data da foto do Cacique Raoni chorando. Ela existe, é fato, mas quem tirou a foto? Pessoas de que agência jornalística? Quando? Em que evento? Vale lembrar que ela também não consta nas notícias mais recentes sobre Belo Monte nos noticiários brasileiros.

Aliás, o cacique já chorou uma vez perante a mídia, no passado. Foi no enterro do amigo Orlando Villas-Bôas, em 2002 – embora a notícia não traga a foto. [Atualização (08/06/11, 14:57): A foto, como a índia Kuana fala abaixo, não foi tirada no enterro de Villas-Bôas, mas num outro evento, 4 anos atrás, dissociado da questão de Belo Monte.]

7. @ presidente da república não tem, segundo a Constituição, a prerrogativa de autorizar ou embargar oficialmente obras. No máximo ela pode inaugurá-la em evento divulgado pela imprensa ou discursar a favor, sempre diante de câmeras.

Portanto, os brasileiros estão sendo enganados e, ainda que sem intenção, enganando outrem mais uma vez. Assim como no caso da mentira sobre Dilma ter dito que “nem Jesus Cristo” lhe faria perder para José Serra.

Atualização (08/06/11, 14:57): A irmã de consciência indígena Kuana Ankakilla revelou nos comentários:

Quem tirou a foto foi um colega (fotografo independente) de Raoni que estava no momento do evento, porem n sei o nome dele.
este evento foi há uns 4 anos atras quando ele recebeu uma homenagem de um grande amigo que ha muito tempo ele não via. Foi devido a isso que ele chorou, mas chorou emocionado.
Vim aqui te esclarecer e esclarescer a todos que vêem este blog, por que, quem divulgou esta foto com esta mentira na internet foi um branco irresponsavel que não seguiu os concelhos do cacique Diekeguá Guarani, e esse ato esta causando o maior rebuliço. Raoni e os outros kaiapós estão revoltados com a mentira.
Sou muito amiga de cacique diekeguá e quem falou dos detalhes da foto foi cacique Megaron, filho de Raoni. Estamos tentando desfazer esta mentira que foi iniciada por Ronaldo Tadeu Rainha.

Atualização (19/11/11, 21:44): Vídeo em que um cacique desmente o boato sobre o “choro” do mestre Raoni

imagrs

67 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Fábio

janeiro 21 2015 Responder

Está na hora de acabar com dinheiro pra família de preso!
Está na hora de acabar com políticos corruptos!
Está na hora de pena de morte para políticos corruptos!
Está na hora de pena de morte para bandidos!
Está na hora de fim de cobranças de pedágios em pistas simples!
Está na hora dos bancos respeitarem 15 minutos de fila!
Está na hora do cidadão respeitar vagas para idosos e deficientes!
Está na hora da polícia ter reformulação para conter roubos a bancos!
Está na hora de punir com penas severas!
Está na hora da educação ser o investimento mais importante!
Está na hora de educação em período integral!
Está na hora de proibir dinheiro de empresas em campanhas eleitorais.
Está na hora de fortalecer concorrência para obras no governo!
Está na hora de multar pedestres, multar motoristas, multar turistas que jogam lixo no chão!
Está na hora de um projeto que seja obrigado sacolas de lixo ou lixinhos em cada tenda, barraca, ou guarda-sol.
Está na hora do povo ter Educação!

WILLIAM

novembro 7 2012 Responder

Nossa eu sou totalmente contra contra a onstrução da usina de BM o Brasil deveria usar nosso dinheiro em outras fontes de energia e não precisar destruir uma determinada região pra fazer energia e pior ainda explsar ribeirinhos e indigenas que vivem a varios anos por la mais tambem sou a favor da verdade que ainda esta muito destorcidas as informações eu não posso acreditar que a presidenta fara uma coisa dessas com a população da bacia dos xingus e que ja fazem vinte anos ou mais não sei exatamente que os indigenas em encontros em Altamira. meu tem vários outros tipos de gerar energia como a solar e a utilizada por ventos pq não investir numa dessas duas e parar de desmatar mais ainda nossas matas e no esterminios de indigens e ribeirinhos que sabemos que acontesse por aquela região poxa “ACORDA BRASIL”

Sébastien JULIEN

junho 6 2012 Responder

Eu acho que o Robson esta fora e nao sabe como funciona a democrácia no Brasil. A presidente não tem o poder de ir contra uma decisão de justiça ofcialmente, mas com pressão de um presidente tudo é possível. E sim esse BM vai afundar uma grande área e sim vai deslocar muitos índios e pessoas em geral é um desastro écologica, já o Brasil deixa o genocídio indio acontecer no MT. Sou Francês e tenho muito orgulho de ver que o povo ali sabe fazer revolução contra o poder para defender um ideal. Quando o Brasileiro vai abrir os olhos e lutar por seus direitos, contra um poder capitalista, quando a cerveja e a samba acabar ?

    Robson Fernando de Souza

    junho 6 2012 Responder

    O que isso tem a ver com o boato do choro do cacique? E onde você me viu defendendo a usina?

Manumi

abril 14 2012 Responder

Sinceramente eu estou de queixo caído. Não quanto à inverdade da foto, mas pela extrema falta de compostura e de educação de pessoas como esse ou essa Kuana Ankakilla ao rebater o Sr. Robson Fernando.
Já vi réplicas arrogantes antes, mas essas estão beirando ao ridículo.

    Robson Fernando de Souza

    abril 14 2012 Responder

    Manumi, ela não havia entendido bem o propósito do post, mas depois confirmou a veracidade dele (não do boato) e passou a concordar comigo.

mariana

março 21 2012 Responder

Muito obrigada pelo esclarecimento desse hoax!!

MAGNA XINGU

janeiro 25 2012 Responder

OBRIGADA ROBSON POR CONSIDERAR MINHAS PALAVRAS.

    Robson Fernando de Souza

    janeiro 25 2012 Responder

    ;-)

MAGNA XINGU

janeiro 25 2012 Responder

INFELISMENTE TDS VCS ESTÃO EQUIVOCADOS QT A VERDADE DESSA FOTO… SE QUEREM TER CERTEZA VÃO EM MEU ORKUT “MAGNA XINGU” NO 57º ÁLBUM INTITULADO “MOVIMENTO CONTRA BELO MONTE 2009”, APROVEITEM E OLHEM A DATA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO ÁLBUM E VEJAM AS FOTOS QUE EU MESMA TIREI DO CACIQUE RAONI CHORANDO EM UM MOVIMENTO NA ALDEIA PIARAÇU – TERRA INDÍGENA CAPOTO JARINA – MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DO XINGU-MT… REALMENTE ERA CONTRA BELO MONTE O EVENTO, PORÉM O PRESIDENTE AINDA ERA LULA… O MOMENTO DO CHORO ERA UM OUTRO RITUAL DA TRIBO… NA OCASIÃO O MINISTRO EDSON LOBÃO DIVULGOU QUE FORÇAS DEMONIACAS ESTAVAM IMPEDINDO A CONTRUÇÃO DE BELO MONTE, ISSO REVOLTOU OS POVOS INDÍGENAS E EM PARCERIA COM GREENPEACE FEZ ESSE MOVIMENTO QUE ACONTECEU EM DEZEMBRO DE 2009… EU ESTAVA LÁ E CONFIRMO TD QE ESCREVI. SOU RADICALMENTE CONTRA A CONSTRUÇÃO DA USINA, MAS ACHO FEIO OS BLOGUEIROS QUE FICAM MENTINDO COM NOME DOS OUTROS. RESPEITEM NOSSO LIDER MAIOR CACIQUE RAONI METUKTIRE. ABRAÇOS MAGNA XINGU

    Robson Fernando de Souza

    janeiro 25 2012 Responder

    Magna, pode ter certeza que este blog não se inclui entre aqueles que vêm divulgando informações falsas sobre o choro do grande cacique.

Propagador

dezembro 20 2011 Responder

Me parece que a notícia é verdadeira sim, pois saiu no Whasington Post. Ou eles foram enganados?

http://www.washingtonpost.com/blogs/blogpost/post/brazil-approves-belo-monte-dam-despite-fierce-opposition/2011/06/01/AG18YdGH_blog.html

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 20 2011 Responder

    A blogueira caiu na cilada, acreditou no boato. O velho cacique nunca chorou por causa de BM.

Bianca

dezembro 8 2011 Responder

Isso ér uma vergonha, ella quer destruir a unica riqueza que o brasil tem?
Pq vamos combinar nér a unica riqueza maisor que o brasil tein ér as nossas florestas;

jcacustodio

dezembro 3 2011 Responder

1 – antigamente (antes da invasão branca) quando a população indígena queria defender sua cultura, fazia isso com elementos de sua própria cultura.

2 – hoje, pra defender sua cultura, ela precisa de coisas fundamentalmente criadas pela cultura branco-européia (que a invadiu) como a constituição, democracia, fóruns de justiça, direito à propriedade privada e (sim, isso é europeu): direito à vida.

3 – logo, a cultura indígena precisa da cultura européia para defender essa mesma cultura indígena (vejam que o inverso não é verdade).

4 – não há assim uma “cultura indígena” essencialmente diferente da “cultura branca” (pois a cultura indígena não consegue mais nem se auto-sustentar sem as ‘indenizações’, ‘direitos’ e ‘regalias’ oferecidas pela cultura branca)

5 – sendo assim, enquanto o índio precisar de fóruns de justiça, constituição nacional, celular e internet, dividir a população em ‘culturas’ diferentes é apenas demagogia política e atraso cultural, tanto para os ‘índios’, quanto para os ‘brancos’.

6 – e a hipocrisia assim cresce do jeito que ela mais gosta: num papel historicamente justificado de vítimas históricas (políticos, vagabundos e ingênuos precisam, ou adoram, tudo isso)

Priscila

novembro 25 2011 Responder

Maldito capitalismo

Roberto

novembro 24 2011 Responder

A foto do cacique chorando é boato, segue o video do Protesto Indígena contra barragem de Belo Monte.

http://www.youtube.com/watch?v=nPHJTgdVySg

Katemari

novembro 16 2011 Responder

Vocês já assistiram o vídeo que fala da farsa da foto?
http://youtu.be/0WTzf21aP0Q?t=3m17s

Pedro Jorge

outubro 26 2011 Responder

Parabéns pelo site ! Quebra muitos “mitos” do governo Dilma.Sou aluno de terceiro ano e me considero um formador de opinião ,quando você sitou que a presidenta Dilma não estava com “essa bola toda”por [suspendeu a confecção dos kits educativos anti-homofobia]Eu sou a favor dessa atitude ,não tô querendo dizer que não aceito ,não é isso!apenas acho que de uma forma ou de outra o kit incentiva a criança a novas ” experiências”nessa idade a criança é muito vulnerável.

    Robson Fernando de Souza

    outubro 26 2011 Responder

    Pedro, essa de que o kit seria destinado a crianças é lenda. Pretendia-se mostrá-lo a adolescentes do ensino médio.

Rios

outubro 15 2011 Responder

Um viva para Belo Monte e Jirau. Um viva à democracia que me permite ter essa opinião!!!

    Robson Fernando de Souza

    outubro 15 2011 Responder

    Um viva a uma usina que nasce da corrupção, do etnocídio e das lágrimas de milhares de pessoas.

jefferson

outubro 12 2011 Responder

na internet ta tendo muitas informações incorretas, as pessoas podem postar oq bem quiser criar historias que nunca aconteceram com pessoas que estão na midia, no youtube e no google esta dificil conseguir videos q não sejam farsas, muitos conteudos desnecessarios, já estou imaginando como vai ser daqui 10 anos quando procurarmos algo dessa epoca. E para as pessoas q ficam procurando erros nas escritas dos outros, vcs bem q podiam se inscrever para dar aula de graça para o governo, ficar corrigindo os erros dos outros não vai corrigir seu proprio erro

Aryadne

outubro 9 2011 Responder

Gostei muito do seu texto e principalmente da sua atitude em esclarecer os boatos procurando provas concretas! =) Vi essa foto rolando no facebook e fui procurar no google algo sobre isso e achei teu blog. Muito bacana.

Erika Waldtraud Tiefenbacher

setembro 30 2011 Responder

Referente as interferências do homem branco na vida dos índios, na natureza e nos animais, é algo terrível. A prescervação de tudo isso, deveria estar acima de tudo. Mas como o dinheiro está em primeiro lugar, valem quaisquer atrocidades. Os índios, a natureza e seus animais, deveriam ser protegidos de todas as maneiras,pois são algo tão sagrado, que devem ser intocáveis, para que a harmonia, o equilíbrio, a paz reinem nessa maravilhosa e única biodiversidade. O homens “brancos”ou “modernos”, devem manter-se distantes,desse lugares sagrados, pois onde passam, só causam destruição !!!!!!!!!!!!!! Angel*

nat

setembro 29 2011 Responder

MUITO BOM POST!! a galera tem que abrir o olho em relaçao as noticias que rolam nas redes sociais!!

Raoni

setembro 29 2011 Responder

Valeu pela defesa à minha pessoa, mas “concelho” com “C” foi foda!!
Abrass

Guilherm

setembro 28 2011 Responder

Quanta asneira hein, meu amigo?

Assim como você diz da substancialidade do texto, também enche seu próprio post de coisas sem nenhuma sustância ou expõe meias-verdades…
Péssimo. O pior é ainda defender um dos piores cânceres que este Brasil já viu. Esse nojo de presidenta que o diabo botou em nossas vidas.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 28 2011 Responder

    1. Peço que comente o que há de “coisas sem nenhuma sustância” ou meias verdades no post.
    2. Não fiz esse post pra defender Dilma Rousserra (até há diversos posts neste blog criticando-a), mas sim exigindo a honestidade em se denunciar problemas e/ou criticar políticos. Não é com mentiras que vamos exigir um mundo melhor.

Ute Biermann

setembro 28 2011 Responder

Muito triste este noticia de uma barragem na Amazonia e expulsao dos povos que la moram. Creio que entrar em detalhes de numéros e fotos……é uma perda de tempo. Devemos comunicar este fato à Greenpeace, Avaaz, Amnesty e outros organismos que defendem o povo e a terra….pra o futuro dos jovens. Alias MontSanto é conhecido como uma multinational contra à terra em que vivemos….ela so tem interesse no dinheiro que faz. Pensem nos OGM….sementes que so podem ser compradas dêles senao se paga taxas.
Devemos ser CONCIENTES que este projeto destrui o meio-ambiente e fara com que muitos nao possam mais viver……vamos agir……e AGORA.

ANA Carolina

agosto 29 2011 Responder

Enfim, sairá ou não a Usina?

    Robson Fernando de Souza

    agosto 29 2011 Responder

    Dependendo da força do povo, ela não sai.

    É provável também que, na hipótese mais trágica, aconteça de verdade uma guerra entre os índios e o exército, o que vai queimar severamente o Brasil perante a comunidade internacional.

Fabiana

junho 4 2011 Responder

Saiu no site do Governo Federal:

Autorizada instalação de Belo Monte e região terá R$ 500 mi para reduzir impactos socioambientais
01/06/2011 22:06 – Portal Brasil

Vejam em: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/06/01/autorizada-instalacao-de-belo-monte-e-regiao-tera-r-500-mi-para-reduzir-impactos-socioambientais

Joana

junho 1 2011 Responder

A Dilma não pode, em pessoa, passar por cima da lei; nós sabemos disso e não somos burros, mas que Belo Monte tá passando como um trator em cima de mim, de você, do Raoni, dos moradores da margem do Xingu, de Altamira e tentando contornar a lei… ah isto tá! A foto do Raoni chorando começou a circular no dia que saiu mais uma licensa prévia, e sabemos que Raoni está participando ativamente de tudo o que se refere a belo Monte… é muita coincidência. Vamos unir forças conra Belo Monte.

Diego

maio 31 2011 Responder

Entao qual e a fonte de informaçao fidedigna? a Globo? a folha?— meu amigo eu acredito mais nas pessoas… mesmo Dilma libero ou não, mesmo seja a foto do cacique ou não seja, vo lutar e seguir lutando para ese projeto nao aocontecer, tanto faz uma foto… Dilma e a gobernante e ela debe apoiar as pessoas que votarom nela e seu deber moral, escutar as pessoas! e va nos escutar sim! não vo ficar de brazos cruzados não… so escribendo na internet o que gosto ou não…

    Robson Fernando de Souza

    maio 31 2011 Responder

    Diego, quando se trata de uma declaração presidencial, é impossível algum noticiário omitir. Aliás, Dilma ter liberado em pessoa BM seria a oportunidade perfeita pro PIG investir contra ela. Se o PIG até dá certidão de óbito antecipada pra Dilma, por que não iria se aproveitar do antiambientalismo (ou fraquíssimo ambientalismo) de seu governo pra bater ainda mais nela?

    E devo deixar claro que eu também faço parte da galera que não quer BM. Eu te apoio totalmente em sua luta pra BM não ser construída.

Daniel Jorge Habib

maio 31 2011 Responder

Bom dia Robson,

sugiro que leia o artigo que está disponível em:
http://issuu.com/danihabib/docs/alternativa_energetica_de_minimo_impacto

Aí pode encontrar um mínimo de informações complementares.

Att,
Daniel Jorge Habib

    Robson Fernando de Souza

    maio 31 2011 Responder

    Obrigado, Daniel =)

Renan Zanatta

maio 28 2011 Responder

To me sentindo muito burro agora, guerreiro. Hahahaha
Repassei essa notícia sem mais nem menos.. Mas o que vale é mobilizar a galera e parar essa merda!

    Robson Fernando de Souza

    maio 28 2011 Responder

    Com certeza, tem que mobilizar o povo, porque, apesar do boato, BM tem realmente um impacto etnossocioambiental muito pesado.

      Kuana Ankakilla

      junho 8 2011 Responder

      Robson…voltei aqui amigo pra de dar a resposta pro teu 6° argumento…

      ” se afirma sobre a fonte e data da foto do Cacique Raoni chorando. Ela existe, é fato, mas quem tirou a foto? Pessoas de que agência jornalística? Quando? Em que evento?”

      quem tirou a foto foi um colega (fotografo independente) de Raoni que estava no momento do evento, porem n sei o nome dele.
      este evento foi há uns 4 anos atras quando ele recebeu uma homenagem de um grande amigo que ha muito tempo ele não via. foi devido a isso que ele chorou, mas chorou emocionado.
      vim aqui te esclarecer e esclarescer a todos que vêem este blog, por que, quem divulgou esta foto com esta mentira na internet foi um branco irresponsavel que não seguiu os concelhos do cacique Diekeguá Guarani, e esse ato esta causando o maior rebuliço. Raoni e os outros kaiapós estão revoltados com a mentira.
      sou muito amiga de cacique diekeguá e quem falou dos detalhes da foto foi cacique megaron, filho de Raoni. estamos tentando desfazer esta mentira que foi iniciada por Ronaldo Tadeu Rainha.
      bom….era só isso amigo.
      se voce esta em são paulo, te convido a se fazer presente à GRANDE MOVIMENTAÇÃO PRO-XINGU CONTRA BELO MONTEno dia 20 de agosto as 13:00 na paulista em frente ao MASP.
      se vc n estiver em sp, peço que organize para o mesmo dia uma manifestação em sua cidade. vamos fazer uma corrente de união. quem sabe assim eles nos ouçam. bençãos

leon

maio 27 2011 Responder

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/01/26/ibama-libera-licenca-para-inicio-das-obras-em-belo-monte-923613231.asp

aqui um artigo da globo, parece que passou mesmo
ta exagerado sim, e nao sabemos se o cara chorou mesmo,
mas a historia ta feia

Cordialmente

    Robson Fernando de Souza

    maio 27 2011 Responder

    Leon, o artigo se refere a uma licença do Ibama que já foi questionada na Justiça. Atualmente não se tem previsão de quando vão liberar a licença definitiva – algumas notícias diziam que poderia ser liberada ainda hoje, mas nada até agora remete a ter sido liberada até o momento.

    Não fala nada sobre Dilma em pessoa ter anunciado a construção de Belo Monte.

    E é muito provável que o choro do cacique Raoni tenha sido não essa semana, mas em 2002, quando Orlando Villas-Boas morreu. Notícia da época [http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/34319/] diz que ele chorou no enterro, mas não mostra foto.

    Abs

    Kuana Ankakilla

    maio 29 2011 Responder

    a licença passou sim, os brasileiros n estão sendo enganados. Eu estava lá quando vi cacique Raoni chorando ao saber da noticia. Não é essa foto, claro,mas ele chorou sim, todos nos choramos por que tambem temos sentimentos. qnt ao numero de afetados, creio q foi escrito mal, pois serão um total aproximado de 40.000 pessoas entre indios e ribeirinhos. o total aproximado de indios é de 7 a 8.000.
    la ta escrito “40.000 indios e ribeirinhos” ou seja, uma contabilização n só de indios mas tambem de uma população em geral. voce que leu errado.

    voce diz que é contra belo monte. não parece, defendendo assim. eu continuarei lutando com o meu povo pra defender as nossas terras, por que o governo não pensa em nos, só pensa no dinheiro deles. isso é muito injusto.

    ninguem esta de acordo com esta barragem. nem nos indios, nem a população que tambem vive do rio. e eles não pensam nisso. pra eles, nos que se foda.

    Kuana Ankakilla Kamayura

      Robson Fernando de Souza

      maio 29 2011 Responder

      Kuana, eu não neguei o fato de o Ibama ter liberado a licença (que depois foi questionada na Justiça), mas sim o “fato” de Dilma em pessoa ter dado sinal verde pra construção da usina. O que não foi noticiado nem pelas agências de notícias nem pelo próprio site do governo.

      Quanto aos 40 mil, sei que seriam sim índios mais ribeirinhos, mas ficou parecendo aos olhos das pessoas que seriam “40 mil índios”. Por isso abordei esse ponto desmentindo que fossem 40 mil indígenas. Além do mais, não mostrou fontes dessa informação.

      Em relação a Belo Monte, sou sim totalmente contra ela. Também não estou nem um pouco de acordo com essa usina. Só não quero que essa oposição seja feita na base da mentira e da difamação, através de boatos que visam mais depreciar autoridades como Dilma do que denunciar um crime ambiental. Por isso me senti obrigado a defender Dilma (não Belo Monte), ainda que ela não mereça no momento.

        Kuana Ankakilla

        maio 30 2011 Responder

        Amigo, voce sabe do que verdadeiramente rola com o projeto kararaô(mais conhecido como belo monte)??
        Voce sabe das mentiras que o governo vem contando? das assinaturas falsas de indios autorizando a construção? Voce sabe quantos ìndios ja foram mortos por causa desta construção? Voce acha mesmo que só o IBAMA que pode autorizar o inicio das obras sem precisar da assinatura presidencial?

        Se o governo esta enganando tanto o povo com tantas mentiras em respeito aos indios e ribeirinhos, por que alguem que se deixou levar pela emoção da indignação, não pode exagerar um pouco pra tentar mobilizar aqueles que se dizem civilizados, mas no entanto agem com profundo preconceito e discriminação aos menos favorecidos, alias, que não tem favorecimento nenhum?

        Na minha opinião, agindo desta forma, voce só esta fazendo nós indios passar por mentirosos e ninguem sabe mais da nossa realidade e do descaso do governo com agente do que nos mesmos.
        Claro que voce não vai ver as noticias absurdas do governo nos jornais. A censura no brasil ainda existe e jornal nenhum vai ter a audacia de publicar a matança que acontece por debaixo da copa das arvores da nossa floresta.
        Os famosos “cala-boca” ainda existem.

        Sugiro a voce que vá ao xingu, converse com os indios de todas as aldeias. vá pra altamira e converse com os kaiapos…busque sair da internet e buscar informações diretamente da fonte. te garanto que voce ficara chocado com o que irá descobrir. Afinal, é impossivel cerca de 40 mil pessoas estarem mentindo e somente 15 pessoas do governo estarem dizendo a verdade. tambem acho impossivel cerca de 50 especialistas do mundo inteiro darem o mesmo laudo sobre belo monte e todoa eles estarem enganados e só um unico especialista do governo nestar certo.

        pense nisso amigo. e que Mawutsini te ilumine.

          Robson Fernando de Souza

          maio 30 2011

          Comentando em partes:

          Amigo, voce sabe do que verdadeiramente rola com o projeto kararaô(mais conhecido como belo monte)??
          Voce sabe das mentiras que o governo vem contando? das assinaturas falsas de indios autorizando a construção? Voce sabe quantos ìndios ja foram mortos por causa desta construção? Voce acha mesmo que só o IBAMA que pode autorizar o inicio das obras sem precisar da assinatura presidencial?

          Sei de tudo o que está acontecendo. E o Ibama pode autorizar sem assinatura presidencial, visto que já emitiu uma licença pra Belo Monte no passado.

          Na minha opinião, agindo desta forma, voce só esta fazendo nós indios passar por mentirosos e ninguem sabe mais da nossa realidade e do descaso do governo com agente do que nos mesmos.
          Claro que voce não vai ver as noticias absurdas do governo nos jornais. A censura no brasil ainda existe e jornal nenhum vai ter a audacia de publicar a matança que acontece por debaixo da copa das arvores da nossa floresta.
          Os famosos “cala-boca” ainda existem.

          Não foram os índios que disseram que Dilma autorizou em pessoa a construção de Belo Monte. E que censura seria essa que omite o que a própria presidenta da República fala em público?

          É impossível censurar completamente um evento tão público quanto o sinal verde pra uma obra da magnitude de BM. É possível sim omitir ou distorcer, mas não censurar por completo um discurso presidencial.

          Sugiro a voce que vá ao xingu, converse com os indios de todas as aldeias. vá pra altamira e converse com os kaiapos…busque sair da internet e buscar informações diretamente da fonte. te garanto que voce ficara chocado com o que irá descobrir. Afinal, é impossivel cerca de 40 mil pessoas estarem mentindo e somente 15 pessoas do governo estarem dizendo a verdade. tambem acho impossivel cerca de 50 especialistas do mundo inteiro darem o mesmo laudo sobre belo monte e todoa eles estarem enganados e só um unico especialista do governo nestar certo.

          Primeiro, 40 mil indígenas não relataram que Dilma em pessoa deu bandeira de largada a BM. Sei que uma quantidade enorme de indígenas sofrerão muito com a obra, isso eu jamais neguei.

          Segundo, repare que meu post não nega em momento nenhum os efeitos de BM, ainda que conteste o exagero dos números citados no boato – que, a saber, continuam enormes mesmo depois de desmentidos. Peço que interprete meu texto adequadamente, você deixará de acreditar que estou tentando negar o desastre ambiental que BM é/será.

          Kuana Ankakilla

          maio 31 2011

          Amigo, peço que voce vá ao Xingu, pois voce definitivamente não sabe de tudo o que esta acontecendo….voce apenas pensa que sabe.
          Especulações nunca são validas.
          a censura ainda existe sim, e eu n falei da censura militar que voce esta fantasiando. Existem diversos tipos de censura e no momento que um fato importante e que coloca em cheque a credibilidade do governo brasileiro é impedido de ser noticiado, isso é mais que omissão, é uma censura.
          Não sou eu que tenho que analisar seu texto, que aliás esta bem claro, mas voce que precisa sair da internet e buscar a verdade diretamente na fonte pra não viver de ilusões. Este é o grande mal dos ditos civilizados.Apesar de ter acesso a modernidade, nós indios não nos desligamos das nossas origens,do nossos ritos, do nosso orgulho….enquanto os civilizados, se perdem.

          Encerro por aqui

          Bençãos de Mawutsini

          Robson Fernando de Souza

          maio 31 2011

          Kuana, sou obrigado a pedir: qual a prova de vcs de que Dilma em pessoa anunciou publicamente a liberação de Belo Monte? Podes transcrever o que ela falou, e onde ela deu essa declaração? (Em Brasília? Em Altamira? Em Belém? Em São Paulo?)

          E em que parte do post eu estou negando o sofrimento de vocês indígenas?

          Sobre a “censura”, eu já falei o que tinha a falar. Ainda mais sobre um acontecimento que a imprensa oposicionista faria de tudo pra explorar, em vez de censurar.

      vera oliveira

      setembro 30 2011 Responder

      se chorou e não é essa foto então alguem está espalhando mentiras,as pessoas tem que ver que os indios são brasileiros como qualquer outro.se eles querem uma reserva indígena pra viver de acordo com sua cultura então tem que abolir totalemnte o dinheiro e viver mesmo de caça e pesca.Mas ter reserva indígena e fazer da resrva um mini país aí não dá,sou descendente de indios e tenho també direito à terra,90% dos brasilerios tem sangue indígena,então porque só eles tem que viver numa reserva se são civilizados??

        ana paula

        dezembro 19 2012 Responder

        véi agora pegou pesado!!! os índios tem direito a essas terras mais que qualquer um de nós… estõa aqui a muito mais tempo do que o Brasil existe… e além do mais o pior é achar que é certo destruir o pouco que resta de mata em nosso país… na verdade o maior problema é a falta de consciencia.
        quer dizer então que eu tbm sou brasileira e tenho direito a parte da sua casa… ela fica no brasil não fica??? a mata é a casa deles muito antes de vc nascer e é direito total e pleno deles permanecer lá… deixa de ser egoísta… vc eh um dos motivos de o Brasil ser a vergonha que é!!!

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo