05

maio11

Uso de peles de animais pode se tornar crime, segundo projeto de lei federal

Em tempos de pressão contra a Le Lis Blanc, esse Projeto de Lei veio em excelente hora.

Projeto torna crime uso de pele de animais em eventos de moda

A Câmara analisa o Projeto de Lei 684/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que torna crime o uso de peles de animais silvestres, domésticos ou domesticados, sejam eles nativos ou exóticos, em eventos de moda no Brasil. A pena prevista é de reclusão de um a três anos e multa.

O projeto acrescenta artigo à Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). Para o autor, a criminalização do uso de pele de animais nas passarelas é uma forma de coibir o comércio do produto.

Prado lembra que o comércio de peles já é proibido nos Estados Unidos e na Itália desde 2000. A União Europeia proíbe o comércio de produtos oriundos de pele de cães e gatos.

O uso de peles verdadeiras enseja a prática de crueldades que causam sofrimento intenso nos animais“, afirma. “Existem vários outros produtos que atendem o inverno brasileiro, como o tricô e as peles sintéticas, que são mais leves, mais duráveis e práticas para cuidar“, complementa.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Aparentemente restringe-se a eventos de moda, não se aplicando à venda de roupas e outros objetos de peles não divulgados em eventos. Mas é um avanço a ser elogiado e buscado, pois estabelece uma lei restritivo-proibitiva que mutilará o sistema socioeconômico de exploração animal existente, além de atender à nova demanda sociocultural de condenação ao uso de objetos de peles de animais (excetuando-se o couro bovino e a camurça ainda).

imagrs

2 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Percio Negromonte

julho 26 2013 Responder

Antigamente, praticava-se crueldade com pessoas negras porque a igreja ratificava. Mas as pessoas com a pele negra souberam se organizar politicamente e se livraram da crueldade. E os animais?

Dayse

maio 6 2011 Responder

Ah que coisa boa! É uma atitude a ser elogiadíssima! O dep. Weliton merece nossos parabéns por propor algo tão importante na luta em favor dos animais. Um dia me cadastrei em um forum estrangeiro sobre “fãs” de artigos de pele, pude constatar, perplexa, o nível das pessoas: fúteis e egoístas, algumas até disseram que (acreditem!) o fato das roupas terem sido obtidas com sofrimento trazia “satistfação e prazer” (!!! #bestialidade), entrei lá, e postei duas mensagens com o link daquele video chocante e dizendo que com aqueles artigos eram obtidos por meio de atrocidades inimagináveis, resultado: Fui banida, motivo? “Promover material sobre direitos dos animais”, com previsão de re-ingresso no fórum em: Nunca. Não é falta e informação, é falta de humanidade mesmo.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo