17

jun11

Caso Datena: Band é condenada a exibir direito de resposta dos ateus

Ótima notícia para os ateus brasileiros: o juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, expediu ontem uma liminar que concede à ATEA – Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos um direito de resposta na programação da TV Band, em razão daquele ataque de ódio ateofóbico de José Luiz Datena em 27 de julho de 2010.

Paulopes diz:

Pela decisão do juiz, um representante da associação terá na quarta-feira (22) no programa o mesmo tempo usado por Datena para denegrir os ateus. Em caso de não cumprimento da sentença, os réus (Datena e Band) pagarão multa de R$ 10 mil por dia de atraso.

E a decisão foi tomada em caráter de urgência, uma vez que o Brasil Urgente pode deixar de ser transmitido a qualquer momento, uma vez que Datena está para se mudar para a Record, onde voltará a apresentar o antigo Cidade Alerta.

Para quem não tomou conhecimento ainda da verborragia de ódio proferida por Datena, a íntegra está no site da ATEA, e selecionei as “melhores” partes aqui.

Segundo Paulopes, o juiz verbalizou a hipótese imaginária de que Angelina Jolie fizesse algo semelhante voltado contra os teístas:

O juiz, em sua sentença, para demonstrar a gravidade das afirmações preconceituosas do apresentador, citou uma atriz ateia: “Imagine se a Angelina Jolie dissesse que quem tem Deus no coração é assassino de um menino e de dois de idade e tentaria fuzilar 3 ou 4 pessoas”.

As informações jurídicas estão disponíveis no site do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Um viva para essa que é uma das primeiras vitórias dos ateus brasileiros contra o último tipo de preconceito geralmente impune e largamente aceito pela sociedade brasileira: a ateofobia.

imagrs

7 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Jones

junho 10 2013 Responder

Se pesquisarem, verão que a maioria dos criminosos que estão presos acreditam em deus. Acho interessante que certas pessoas não conhecem a história, a qual nos mostra que devido a crença em um “deus” foram feitas as maiores atrocidades ( inquisição, por exemplo), sem falar em várias guerras entre outras coisas nefastas. Não sou ateu, sou meio que panteísta. O Datena é aquele tipo de sensacionalista que não compreende que a maldade humana existe desde tempos antiguíssimos, não é o fim dos tempos, a crueldade humana existe a muito tempo…me ajuda ai, ôh!

Paulo

junho 26 2011 Responder

é isso ai cara vamo ferra com essa sociedade que se acha serta em tudo

Bárbara de Almeida

junho 18 2011 Responder

É, finalmente cara. Apesar de muita m* que se vê por ai na imprensa brasileira, essas notícias me deixam com fé de um dia melhor =)

Yvis Tomazini

junho 17 2011 Responder

Não seria útil vcs sugerirem uma #tag pro twitter e vermos se conseguimos entrar nos TTs? Atualmente é a melhor forma de publicidade.

    Robson Fernando de Souza

    junho 19 2011 Responder

    Yvis, em primeiro lugar, desculpe a demora em responder.

    A tag talvez tenha até rolado no dia 16 (dia da liminar pró-ateus), este post foi publicado com atraso (não pude publicar antes). Mas é difícil que tenha rolado, porque os ateus são uma minoria marginalizada em termos de reconhecimento da luta contra preconceito e discriminação, em comparação com LGBTs, mulheres, negros e nordestinos.

    Abs

Yvis Tomazini

junho 17 2011 Responder

Poh. fico feliz, isto é uma vitória do bom senso.

Claudio Desiderio

junho 17 2011 Responder

Comentário apagado por preconceito. Você considera uma “verdade” que ateus são imorais e criminosos, e que Datena tem todo o direito de ofender e humilhar os ateus em rede nacional? Se sim, não tem vez de comentar aqui.

Grato,
RFS

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo