13

jun11

Combustível alternativo de aviação usará gordura animal

Se não é viável continuar usando o sangue negro (petróleo), que se obtenha combustível derramando o sangue vermelho mesmo. Assim pensam os produtores do chamado “Hidrotratável Renovável para Jatos” (HRJ), que esperam a certificação desse novo combustível pela ASTM International, organismo americano de normatização técnica para materiais, produtos e sistemas.

Diz o Último Segundo/IG:

Testes em laboratório e no ar conduzidos pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos revelaram que o HRJ pode ser processado a partir de diferentes tipos de matéria-prima – desde ervas daninhas até gordura animal – para produzir um combustível quimicamente idêntico ao querosene, derivado do petróleo, atualmente usado na aviação.

Fala-se muito nos “benefícios” do HRJ ao meio ambiente, mas nada sobre sua implicação em mortes em matadouros e na glorificação dos latifúndios e da concentração fundiária ao redor do mundo. Pois, como se mostra evidente, é praticamente impossível depender de propriedades pequenas ou familiares para alimentar um planeta sedento de biocombustível.

Eu já argumentei há não muito tempo por que o biocombustível é uma ilusão e tende ao desastre em termos de sustentabilidade socioambiental. Essa negatividade eleva-se ao quadrado quando entra em jogo o extermínio matadoural de bilhões de animais. Se com etanol a sustentabilidade é uma ilusão de tênue confiabilidade, um combustível baseado no derramamento de sangue inocente e em grandes desperdícios de água e terras é um absurdo de grandes proporções.

Sem falar no cerco aos veganos que o HRJ implica. Se esse combustível pegar – o que idealmente seria impossível mas na prática pode até acontecer -, andar de avião vai se tornar algo não vegano, algo que requer a exploração e matança de animais não humanos.

Que tecnologia é essa que, em vez de nos tornar cada vez menos dependentes de sistemas extremamente violentos de exploração animal, nos amarra a eles com cordas cada vez mais fortes e nós cada vez mais cegos?

imagrs

1 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Paulo

junho 26 2011 Responder

muito certo cara é incrivel a seda de sangue desse ser chamado homem

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo