09

jun11

Convocação: protesto no Recife contra Código Florestal ruralista e Belo Monte

Repassando por aqui a convocação que recebi por e-mail:

 

Vamos ou bora?

Bom dia a todos,

convido vocês a participarem da mobilização que ocorrerá contra a usina de Belo Monte(já autorizada pelo IBAMA ) e contra a aprovação do Novo Código Florestal neste domingo, dia 12 de junho, com concentração a partir das 13h na Praça do Diário.

O Cartaz para divulgação segue anexado. Quaisquer sugestões que tiverem, ou que, porventura, lhes ocorra, compartilhem! Afinal este momento está sendo construído por todos nós! Só estou dando o primeiro passo, mas todos os outros vamos dar juntos.

Pesquisei sobre estes dois acontecimentos, vi posições a favor e as contrárias, pude assistir o depoimento dos índios sobre Belo Monte, li depoimentos dos ditos ruralistas acusando os ambientalistas de serem poetas iludidos e de não saberem quem coloca a comida nas suas mesas, enfim…

Acredito que nós temos a capacidade de sentir o que é “certo” ou não, se nos permitirmos ouvir nossa voz interior podemos encontrar uma direção para nossas atitudes e pensamentos. Eu vou agir porque, para mim, a partir do momento que tanto a aprovação do novo código quanto o funcionamento da usina hidrelétrica prejudicará outros seres, sejam eles humanos ou de outras espécies, inclusive, abrangendo, neste ponto de convergência, a flora do nosso país e do nosso planeta, sei que o correto é impedir, é fazer o nosso máximo para impedir que estes seres supracitados sejam feridos, violentados, dizimados…

Sabemos que as falhas(gravíssimas) do nosso sistema educacional e somado a algumas questões culturais muito mal resolvidas ao longo de nosso pungente processo civilizatório, influenciam bastante neste panorama atual da realidade brasileira e, por conseguinte, mas não apenas, na relação existente entre as pessoas e o meio-ambiente.

Afinal, retiramos nossa sobrevivência da natureza, de tudo quanto é forma; extraímos sem pestanejar tudo o que “somos” da natureza, esquecendo-nos que nós somos parte fundamental desse rizoma planetário; portadores de tantas qualidades, principalmente, da inestimável capacidade de pensar, planejar e sonhar, deveríamos assumir o papel que nos cabe de guardiões, ao invés de agirmos como seres incautos e egoístas, que não conseguem prever as consequências globais de seus passos incertos em direção ao próprio umbigo.

Enfim, peço perdão por delongar-me, acho que precisava compartilhar a razão pela qual estou tão inquieta e sentindo necessidade de fazer alguma coisa e MAIS:

GENTE, ESSA É UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE AGREGARMOS TODOS OS GRUPOS, MOVIMENTOS, INDIVÍDUOS RECIFENSES NUMA MASSA CRÍTICA PULSANTE E CONTUNDENTE, QUE PODERÁ CONSAGRAR UM NOVO MOMENTO NESSA CIDADE, E, QUEM SABE, EXPANDIR-SE POR PERNAMBUCO, NUMA ONDA CRESCENTE E GENEROSA DE ATIVISMO, CIDADANIA E HUMANIDADE.

Abração!!! Espero vê-los no domingo!!!
Vamos NOS ARTICULAR!

Raísa Feitosa

Clique na imagem para vê-la em tamanho máximo

imagrs

Seja a primeira pessoa a comentar

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo