01

jun11

Ibama libera Belo Monte (edit: Cacique Raoni não vai chorar por causa da usina)

Ibama emite licença para instalação da usina de Belo Monte

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) acaba de emitir a licença de instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, segundo informações da assessoria de imprensa do órgão.

Com a licença, as obras das barragens dos sítios Pimental e Belo Monte podem ser iniciadas. Esse é um dos principais projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e alvo de uma intensa disputa entre o governo e grupos ambientalistas [mais indígenas, indigenistas e grande parcela da sociedade civil].

O Ibama prepara uma coletiva de imprensa para às 15h, em Brasília, para explicar os termos da licença. O Ministério Público Federal do Pará encaminhou ofício à agência ambiental há duas semanas recomendando que o presidente da instituição, Curt Trennepohl, não assine a licença.

O MPF alega que várias das 40 condicionantes impostas na LP (Licença Prévia) não foram cumpridas pela Nesa (Norte Energia S.A.), a empresa responsável pela construção e operação do projeto.

A questão das condicionantes deve suscitar intenso debate a partir de agora e promete ser o foco de um novo capítulo da disputa judicial acerca do empreendimento.

[Trecho editado: Conforme os índios e os ativistas pelos direitos indígenas, Cacique Raoni jamais chorou nem nunca chorará por causa de Belo Monte. Deixa-se a entender que ele antes morrerá do que chorará por causa da faraônica e devastadora usina.]

Serão 516km² de destruição florestal, além do esvaziamento da vazão de um trecho do Rio Xingu importantíssimo para os indígenas locais. Suspeitamos fortemente de lavag€m d€ mão$ nos bastidores, uma vez que foram solenemente ignorados milhões de brasileiros e milhares de especialistas socioambientais de todo o mundo e BM será uma enorme oportunidade de lucro para grandes empreiteiras.

Eu votei em Dilma contra José Serra, e não vejo (ainda) motivos de arrependimento, considerando que o direitista Serra ainda seria bem pior que a Dilma de governo mutante (transformando-se gradualmente de centro-esquerdista em direitista). Mas percebemos cada vez mais que fomos duramente enganados ao votar nela esperando um governo de propósitos contrários ao conservadorismo de Serra/Índio e do PSDB/DEM/Bolsonaro/parlamentares-pastores/ruralistas/PIG. É um governo que vem decepcionando cada vez mais a parcela progressista da população brasileira.

Ainda vamos ver o que a própria Dilma tem a dizer sobre BM. Constitucionalmente não compete a ela autorizar ou embargar a obra, mas será decisivo sabermos se ela vai, verbalmente, apoiar ou se mostrar contrária à usina. Mas não duvido nadinha que ela vá apoiar, o que é de se esperar vindo de quem já disse, ao melhor (?) estilo direitista, que “não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda (sic) de opções (sic²) sexuais“.

Como disseram ano passado, estamos diante de um Belo Monte de problemas.

Tags:, , , , , ,
imagrs

4 Comentários

Jairinho

novembro 8 2012 Responder

Deve ter alguém por traz desse grandiosidade faraõnica…

Jairinho

novembro 8 2012 Responder

Se isto acontecer vai ser que nem a barragem de sobradinho-ba que dizimou a minha parentela toda e nem se que contruiram vilas para que eles habitassem, quem viveu esse momento sabe que é doloroso ser arracando como batata da sua terra natal Deus tenha misericórdia…

currupira da mata

outubro 14 2011 Responder

Tomara que os índios entrem em pé de guerra e acabem com esses bastardos capitalistas corruptos. Não seria de admirar, pois só estariam tomando de volta o que é deles. Aliás…deveriam tomar o Brasil de volta, já que muitos brasileiros não se importam com sua pátria.

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!!!!!

sonia maria rabello

junho 2 2011 Responder

Será mesmo um boato? A quem interessa essa porcaria de usina????????? Quem levará mais???? Acredito sim que o cacique Raoni já chorou bastante, esse governo está pouco se lixando. Já cansamos de tanta corrupção, e eles vem falando nessa vergonhosa bolsa família,para desviar os escandalos do planalto. Se Belo monte (de merda) sair mesmo, creio que haverá muito sangue derramado. A Fauna e a Flora mais os Nativos do Xingu, merecem respeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!! NÃO A BELO MONTE

Deixe um comentário