17

jun11

Sérgio Xavier, em palestra, responde a questionamentos no Twitter sobre o desmatamento de Suape

Ontem, em debate no auditório do IPAD, o secretário pernambucano de Meio Ambiente Sérgio Xavier respondeu em definitivo às minhas indagações, feitas desde o Twitter, sobre se o estuário de Suape será salvo pela nova política ambiental do governo Eduardo Campos.

Resumindo a resposta dele: a resposta de descaso transmitida pelo perfil do SEMAS no Twitter foi uma “falha de comunicação”, e ainda não está consumada a certeza de que todos os 691 hectares ameaçados pela Lei Estadual 14.064/2010 serão destruídos, uma vez que, de totalmente certos para a área condenada estão apenas dois estaleiros (Promar e Construcap) que derrubarão 71 hectares – o que, segundo ele, já está fora do poder seu e da SEMAS impedir – e os demais projetos de empresas que quiserem se instalar na área condenada podem ser modificados perante influência da SEMAS e de seus órgãos subordinados. Para ele, derrubar mais mangue, apenas se não houver absolutamente nenhuma alternativa viável para a expansão do cluster naval de Suape.

Ele também respondeu sobre o Porto Norte: ainda estão pendentes estudos mais profundos sobre como manejar o estuário do Itapessoca de modo a criar ali o segundo grande porto pernambucano (não conta o Porto do Recife), e o próprio projeto precisa ser mais bem elaborado antes de se tirar qualquer conclusão de quanto vá se destruir por ali.

O discurdo de Sérgio acalenta, mas, se não quisermos nos portar com ingenuidade e correr o risco de cair no “canto da sereia”, precisamos manter algum ceticismo enquanto não começarmos a ver a SEMAS comandada por ele mudar de fato o destino dos manguezais dos estuários dos rios Ipojuca e Itapessoca, vedando empreendimentos que ameacem os mangues que restam nesses lugares e ordenando a realocação do cluster naval.

Eu gravei boa parte da palestra, dos primeiros segundos até o fim da resposta de Sérgio Xavier às perguntas de Igor (@Rogiodalac). Não pude gravar a íntegra porque o gravador é meu celular e ele tocou várias vezes depois que Igor foi respondido por Sérgio. Abaixo estão os áudios gravados:

Discurso de Sérgio Xavier: do início até o fim da resposta de Sérgio a Igor @Rogiodalac

Minha fala (discurso mais perguntas) e a resposta de Sérgio Xavier a ela

imagrs

1 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo