08

jul11

Para o Terra, sociabilidade e amizade entre vacas só interessa aos vegetarianos

O Terra Notícias trouxe de forma nada isenta uma notícia sobre uma experiência que confirmou haver senso de amizade entre bovinos. Diz a notícia nos dois primeiros parágrafos:

Em sua tese de doutorado na universidade Northampton, na Inglaterra, a cientista Krista McLennan afirmou que as vacas criam laços de amizade entre si e sofrem grande estresse quando são separadas de seu círculo de amigos. O estudo foi realizado com o objetivo de melhorar a criação de gado de leite. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

As vacas foram analisadas quando estavam sozinhas, quando estavam em grupos que elas mesmas escolheram ficar e em companhia de outros animais com os quais elas normalmente não andariam. A pesquisadora mediu os batimentos cardíacos e o nível de cortisol das vacas por meia hora em intervalos de 15 segundos, mostrando que elas ficam mais calmas quando estão com entre conhecidos.

O estudo de McLennan infelizmente não é pró-abolicionismo, uma vez que ela afirma que “se criadores de gado observassem as relações entre as vacas e permitissem que elas permaneçam na companhia de amigas, elas teriam uma melhor qualidade de vida”. Não obstante, o Terra tratou o assunto de forma tendenciosa e reducionista, postando a notícia com o título Estudo sobre amizade entre vacas vira argumento para vegetarianos.

Ao invés de simplesmente colocar, por exemplo, Vacas têm senso de amizade, segundo estudo, botaram um título tal que deixa fortíssima a impressão de que os sentimentos e sociabilidades dos animais não humanos interessam apenas aos vegetarianos e é algo com que onívoros não deveriam se preocupar por não dizer respeito a seus interesses.

Detalhe para a precária última frase:

O estudo já está sendo divulgado em sites britânicos que defendem o vegetarianismo como mais uma razão para não comer carne.

O vegetarianismo é uma razão para não comer carne? Ou é o próprio não consumo de carne?

 

Porque o jornalismo não está morrendo rápido o suficiente. – slogan do antigo Probably Bad News, hoje incorporado ao FailBlog.org

imagrs

1 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Bárbara de Almeida

julho 9 2011 Responder

Belo texto Robson. Você, como sempre, muito bem atento com essas matérias pseudo-jornalísticas da nossa querida web.
Confesso que ri no últitimo parágrafo, rs. Como ex-estudante de jonalismo, eu posso afirmar que sei do que estou falando e, por isso mesmo, posso dizer que a última frase (por que o jornalismo não está morrendo rápido o suficiente) super condiz com a realidade atual da profissão.
Sempre há excessões mas, no contexto, é isso mesmo que está acontecendo.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo