12

ago11

Ensine seu filho pequeno a gostar de ler desde cedinho

Sei que a Editora Abril é a mesma editora que escreve a Veja, mas muitos dos outros trabalhos do Grupo Abril – revistas e sites – são muito bons. Me chamou positivamente a atenção esse guia do site Educar para Crescer, que ensina à família como educar/incentivar as crianças de modo a gostarem de ler desde cedinho. Uma das grandes dicas ali presentes é fazê-las tratar os livros como brinquedos, tanto no sentido literal como no de encarar a leitura como algo muito divertido.

Lygia Bojunga, uma das maiores escritoras de livros infantis do Brasil, começou assim, tratando seus livros como brinquedos em sua infância.

Abaixo o trecho inicial da reportagem da Educar para Crescer, escrita por Marina Azaredo:

10 dicas para incentivar o seu filho a ler
Conheça atividades simples – e baratas! – que podem transformar seu filho em um pequeno grande leitor

“Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava em um outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.” O relato é de Lygia Bojunga. Quando criança, ela fazia do livro um brinquedo. Já adulta, transformou-se em uma das principais escritoras brasileiras de livros infantis. A história de Lygia ilustra e comprova a teoria de que o contato com os livros desde cedo é importante para incentivar o gosto pela literatura.

Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros? É verdade que, em meio a brinquedos cada vez mais lúdicos e cheios de recursos tecnológicos, essa não é uma tarefa fácil. Mas pequenas ações podem fazer a diferença.

Leia aqui a reportagem completa, com todas as dicas

imagrs

Seja a primeira pessoa a comentar

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo