20

ago11

Fotos do protesto de hoje contra Belo Monte

Hoje foi o primeiro dia do fim de semana mais cidadão dos últimos anos no Recife. Como vocês devem ter sabido, hoje foi dia de protestar contra a famigerada usina de Belo Monte, que promete um genocídio de índios no Xingu – já que os nativos prometem reagir belicamente à chegada das empreiteiras que querem construir a usina.

Lembrando que amanhã vai ter mais – dessa vez sendo um clamor pelo cumprimento do hoje tão maltratado princípio constitucional do Estado Laico. Abaixo as fotos de hoje (de qualidade bem precária, dada a baixa qualidade da câmera do meu já velhinho celular):

imagrs

2 comentário(s). Venha deixar o seu também.

cacique arapyun

dezembro 17 2011 Responder

os professores,em formacao em magistrio indigena em santarem tapajos arapiuns belterra e aveiro, tambem somos contra aconstrucao de usina de belo monte,,povos da regiao de santarem ..de maos dadas com so povos da amazonia,queremos juntos mobilizar a nacao contra,,,,,capitalismo do governo que so olha o lado deles,,

Herbert

outubro 20 2011 Responder

Possível solução de toda essa guerra gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Qualquer atividade que for ser realizada dentro do país, que cause grandes impactos, sejam quais forem, deve ser discutida e aprovada pelo Congresso Nacional, se a mesma envolver todo o país ou se ela estiver relacionada a áreas que estejam sobre os cuidados, proteção e administração da União. Caso não passe pelo Congresso Nacional, exorbita o poder regulamentar do País. Dependendo da gravidade, dos impactos e da possível comoção nacional do povo, o Congresso Nacional pode fazer jus de um plebiscito ou de um referendo (se for o caso).

Dependendo do caso, o plebiscito e o referendo podem ser pedidos ao Congresso Nacional por meio de um abaixo-assinado vindo do povo, mostrando assim o ensejo do povo em ser ouvido e consultado sobre o tema tratado ou que irá ser tratado pelo Congresso Nacional.

* Plebiscito é uma consulta ao povo antes de uma atividade ou projeto que vai ser discutido no Congresso nacional ou de uma lei ser constituída, de modo a aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas.

* Referendo é uma consulta ao povo após a lei ser constituída (atividade ou projeto), em que o povo ratifica (“sanciona”) a lei já aprovada pelo Estado ou a rejeita.

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte vai estar interligada ao Sistema Nacional de Energia Elétrica, ou seja, caso precise da energia dela para se distribuída pelo país, será usada e caso haja um problema de funcionamento nela, como ocorreu na Usina Hidrelétrica de Itaipu, todo o sistema energético do país pode ser comprometido ou deixa de funcionar (todo ou certa parte deste sistema) temporariamente, para evitar possíveis danos e sanar as falhas de tal Usina Hidrelétrica. Isso envolve diretamente a vida de todos os Brasileiros que depende da Energia Elétrica do Sistema Nacional de Energia Elétrica do país.

Além disso, a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte envolve Terras Indígenas que estão sobre os cuidados, proteção e administração da União.

Resumindo:

Basta o povo se organizar e fazer um abaixo-assinado pedido ao Congresso Nacional que seja feito um Referendo, para que o povo possa ser consulta. No referendo, o povo irá ratificar (“sancionar”) a lei já aprovada de autorização da Construção de Belo Monte ou rejeitar a mesma.

“A natureza é fonte inesgotável de saber e vida. Quem a destrói comete o genocídio dos pensamentos e ensinamentos que foram dados por ela.”

(Cientista e Pensador Herbert Alexandre Galdino Pereira)

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo