10

ago11

[OFF] Cordialidade e humildade são duas das características mais importantes que fazem um bom blogueiro(a)

É claro, tanto em termos de ética como de qualidade do blog, mas muit@s não aceitam: duas das maiores qualidades de um bom blogueir@ (e de um blog, por tabela) são a cordialidade e a humildade, é tratar bem seus leitoræs, desde os novatos que começam por buscar informações até os mais veteranos e assíduos. Felizmente pude aprender isso por conta própria sem lapadas prévias, sem ter sido a priori um blogueiro grosseiro com as pessoas (à parte a agressividade de diversos artigos antigos meus, que datavam entre outubro de 2007 e abril de 2009). Mas as patadas de outros indivíduos, devidamente defendidas ou não, aumentam cada vez mais essa minha convicção.

E o pior é que algumas vezes essas próprias pessoas haviam sido respondidas de forma grosseira por figurões que não praticam o humanismo que eles próprios preconizam. Mas infelizmente não tiram nenhum aprendizado disso sobre relações humanas e polidez.

Entre blogueir@s e líderes ativistas que ora me chamam de “grosseiro e presunçoso” e desprestigiam meu trabalho por eu lhes dirigir críticas construtivas e não agressivas, ora de “idiota” e “tolo iletrado” por levar a sério a práxis de minhas ideologias, ora mandam, de forma lacônica e grosseira, eu procurar sozinho uma informação sobre um tema porque tudo o que eu faço é pedir uma informação besta que me passou despercebida por eu ser novato em seu blog – ainda mais um pedido acompanhado de uma diplomática declaração de interesses comuns -, reforço 4 lições transformadas em convicções:

1. A cordialidade e humildade de um formador de opiniões é a qualidade de seu trabalho. Por mais grandioso e renomado que seja seu blog ou coluna na internet, a grosseria sempre tornará a pessoa e seu trabalho pequenos e evitáveis;

2. Um blogueiro grosseiro será grosseiro com qualquer pessoa, por mais veterana, assídua e até contribuidora (a ponto de enviar artigos e links interessantes) que ela seja;

3. Blogueir@s grosseir@s não merecem respeito, por mais nobres que sejam suas causas. Merecem chá de semancol com desprezoína enquanto não adequarem seu comportamento;

4. A pessoa pode até ter pouca habilidade de escrita no momento, mas ela já será uma grande e promissora pessoa e merecerá muito respeito se for humilde e cordial e aceitar críticas construtivas.

A referida grosseria, deixe-se claro, não se coincide com a autoridade dirigida contra trolls e haters que vêm apenas para esculhambar e despretigiar você e seu trabalho. Nesse caso, autoridade é fundamental; nesse caso a atitude, se parecer grosseira, deve ser a mesma de um policial prendendo um bandido, mas não deve ser recheada com baixaria, até para o blogueiro não queimar o seu próprio filme como se fosse alguém destemperado.

Ficam então as lições e o brado: abaixo a grosseria na blogosfera! Viva a cordialidade e a humildade!

imagrs

2 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Cesar Carvalho

agosto 10 2011 Responder

É por isto que eu não tenho um blog. Sou grosso e arrogante mesmo. Isto e porque eu não tenho conteúdo, hehehe.
Ainda bem que existem pessoas como você, Robson, que comunicam aquilo que gostaríamos de dizer mas que não temos a capacidade de colocar em palavras que façam algum sentido, assim como ter a paciência necessária para interagir com gente que prefere permanecer na ignorância, atravessando a vida feito um sonâmbulo.

    Robson Fernando de Souza

    agosto 10 2011 Responder

    Valeu, Cesar =) Mas, creio eu, vc tb vai adquirir a paciência necessária pra poder dialogar com esse tipo de gente.

    Abs

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo