10

ago11

Peça para o NE10 incluir estabelecimentos vegetarianos em seu guia gastronômico

Originalmente postado em 18/03/2011. Este post será upado quantas vezes for necessário enquanto o NE10 não atender a este pedido.

O NE10, antigo JC Online*, um dos maiores portais de Pernambuco – se não o maior -, tem um serviço que lista os restaurantes, lanchonetes e bares das mais diversas especialidades culinárias. Chamado Onde Comer, é um guia fácil que permite localizar estabelecimentos alimentícios de diversos tipos de culinária (chinesa, contemporânea, francesa, italiana, crepes, pizzas, regional etc.).Apesar de tentar prezar pela variedade gastronômica, o guia exclui a opção de restaurantes/lanchonetes/bares vegetarianos, como se no Grande Recife não existissem vegetarian@s ávid@s em conhecer os poucos estabelecimentos vegetarianos da metrópole e não houvesse opções de lugares dedicados ao vegetarianismo como O Vegetariano, Govinda, Oásis Pernambucano e Iaça.

Há a especialidade “Naturais”, mas ela não pode ser levada em consideração como uma opção vegetariana porque dá margem a grelhados e pratos com carne branca (aves e peixes) e algum estabelecimento de culinária naturalista pode não oferecer pratos veg(etari)anos.

Portanto, faço um clamor aqui para @s internautas vegetarian@s de Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo, Paulista, Camaragibe e outras cidades da região metropolitana, e mesmo @s visitantes assídu@s ou solidári@s do interior e de outros estados, fazerem um apelo ao NE10 para que adicionem a categoria de especialidade “Vegetariana” à lista.

Entrem em contato com o NE10, selecionem “Outro” no menu Assunto e digitem a mensagem pedindo encarecidamente para que insiram a especialidade “Vegetariana” ao guia. Recomendo que enfatizem que restaurantes/lanchonetes/bares vegetarianos não oferecem nada que contenha carne (a redação do portal pode pensar que vegetarian@s comem carnes brancas), e que peçam também para que, na descrição de cada estabelecimento que for adicionado ao guia, seja especificado se o recinto oferece pratos ovolacto, lacto, veganos e/ou crudívoros.

Entrem também em contato, repetindo o pedido enviado pelo formulário de contato, para os e-mails abaixo:

rptourinho@sjcc.com.br – Rodolfo Pereira Tourinho, diretor superintendente do NE10
benira@jc.com.br – Benira Maia, editora do NE10
gus@jc.com.br – Gustavo Belarmino, editor-assistente do NE10 e um d@s responsáveis pela seção de gastronomia do portal
jmelo@jc.com.br – Juliana de Melo, editora-assistente do NE10
inesc@jc.com.br – Inês Calado, uma d@s responsáveis pela seção de gastronomia do NE10
lfsantos@jc.com.br – Luísa Ferreira, uma d@s responsáveis pela seção de gastronomia do NE10

Mensagem-modelo:

Olá.
Eu Gostaria de pedir para o NE10 incluir no seu guia gastronômico “Onde Comer” [http://ne10.uol.com.br/grupo/servicos/onde-comer/] a inserção da cozinha vegetariana na diversificada lista das culinárias. Deve-se perceber que culinária vegetariana é diferente de culinária natural, pois, enquanto a primeira pode incluir até alguns pratos junk-food e não naturais (como pizza sem queijo, hambúrguer vegano e bolinhos fritos de proteína de soja), a segunda inclui carnes brancas (como sanduíches de carne de peixe ou carne de frango), assim não podendo partilhar a mesma categoria de culinária.

A população vegetariana, segundo pesquisa recente do Ibope, já abarca 9% da população brasileira, uma parcela provavelmente bem maior do que o percentual populacional que costuma desfrutar de cozinhas como a tailandesa e a coreana.

Além disso, há várias opções de restaurantes vegetarianos no Recife: como exemplos, O Vegetariano, Govinda, Oásis Pernambucano, Shanti e Iaça.

Assim sendo, não faz sentido ignorar uma culinária que já conquistou 9% da população brasileira mais um percentual indeterminado de onívoros simpatizantes da culinária sem carne.

Peço que o NE10 atenda este meu pedido, que provavelmente já foi feito por várias outras pessoas, e dê esse incentivo a mais para que as pessoas apreciem a culinária vegetariana.

Grato(a)

<seu nome aqui>

Se/quando o NE10 adicionar a categoria que nós desejamos ao guia, façamos o favor de agradecer ao portal, pelo mesmo link dado acima.

*O JC Online agora é um site interno ao NE10: http://jconline.ne10.uol.com.br/

Peça para o JC Online incluir estabelecimentos vegetarianos em seu guia gastronômicoPo
imagrs

1 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo