13

set11

Leila Lopes: um lampejo de reação negra contra o brancocentrismo estético ocidental

Eu simplesmente adorei ver Leila Lopes, a linda Miss Angola, ter sido eleita Miss Universo 2011 e consagrado a beleza negra neste mundo ocidental tão dominado por padrões europeus de beleza. Foi um forte lampejo da reação negra nesta terra brasilis que, apesar de ser tão multirracial (brancos, negros, indígenas e imigrantes asiáticos) e contabilizar pretos (negros de fenótipo africano mais forte) e mulatos como quase metade da população brasileira, põe a mulher branca magra como padrão supremo de beleza a ser seguido e marginaliza a beleza negra e mulata.

Lembram-se que o concurso de Miss Brasil 2011 não teve sequer uma negra, nem mesmo uma mulata, entre as concorrentes? Pois Leila Lopes lavou a alma da injustiçada negritude brasileira, apesar de ser angolana. Se este Brasil, tão multirracial mas dotado de “alma” racista, não admitiu que suas negras eram dignas de um concurso de beleza nem em suas unidades federativas, Angola nos fez engolir nossa seletividade racial de beleza feminina e colocou uma negra no topo do mundo. E fez isso com classe dentro do próprio Brasil.

Parabéns, Leila, pela conquista que consagrou todas as negras e negros do mundo. Espero de coração que os ocidentais, depois de você ter brilhado, passem a respeitar mais a negritude, upgradeando a presença negra na mídia e na publicidade do status de exceção ao de parte da regra.

 

P.S: eu confesso abertamente, com alguma vergonha, que, por causa da aculturação a que fui submetido, hoje considero mais bonito o padrão da branca de olhos claros do que o da negra de traços africanos. Mas juro: gostaria muito de vê-los com equidade. Porém desconheço como a consciência de opressão sociorracial (leia-se: um branco ser empaticamente solidário às causas do Movimento Negro) pode mudar essa parte de minha (aliás, nossa) percepção subjetiva de beleza estética feminina.

imagrs

3 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Alenonimo

setembro 13 2011 Responder

Essa Leila Lopes aí é gostosona. Legal ela ter ganho o Miss Universo deste ano. :D

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo