08

set11

Proteste já: Globo Nordeste trata a oposição a Belo Monte como piada

E eu que acreditava que a Globo Nordeste era um pouco mais decente do que a matriz… Ao noticiar o Grito dos Excluídos de ontem (ao qual acabei não podendo ir), focando a câmera em Valquiria Azevedo e Ridivanio Juruna – dois colegas meus irmãos de consciência, que vêm coordenando a frente pernambucana contra a usina de Belo Monte -, fez a seguinte descrição:

Alguns chegaram a fazer piadas, como esta mulher (sic) com um cartaz contra as hidrelétricas.

Valquiria não foi entrevistada. Sequer foi identificada, sendo meramente referida como “esta mulher”, como se fosse a única opositora de Belo Monte presente no Grito e estivesse nada mais que fazendo uma “piada”.

Ou seja, a Globo tratou a oposição pernambucana a Belo Monte como uma piada advinda de apenas uma pessoa isolada, não como a frente pernambucana, que inclui índios de diversas etnias, de um movimento internacional contra o etnocídio que se prevê com a construção daquela que poderá ser a terceira maior hidrelétrica do planeta.

Valquiria, como era de se esperar, não gostou nada disso. No Facebook, no grupo da mobilização recifense contra BM e o novo Código Florestal, ela reclamou:

BEM, NÃO PODIA SER DIFERENTE, ALEM DA REDE GLOBO RELACIONAR O FATO DE SER CONTRA BELO MONTE SER UMA PIADA AINDA ME CHAMARAM DE “ESSA MULHER” VISTA POR MIM DE MODO VULGAR!! SEI QUE SOU UMA DAS ARTICULADORAS DESSES MOVIMENTOS E CLARO QUE ELES NÃO IRIAM ME AGRACIAR, MAS FALAR DESTE MODO FOI DEMAIS E CLARO,DESTE MODO TENHO QUE PROTESTAR E JÁ EXIGI DOS MESMOS UMA RETRATAÇÃO E IREI A QUEM DE DIREITO PARA QUE ISSO SEJA REPARADO!! […]

[num segundo comentário] O QUE EU ESCREVI PARA ELES: Gostaria saber dessa redação qual foi o motivo da piada ao qual relacionaram a minha pessoa como “essa mulher” ?? Estou esperando que seja retratada publicamente sobre esse infeliz comentário, o qual não foi colocado de maneira verdadeira sobre um assunto de suma importancia, no qual os povos do Xingu estão vivendo momentos cruéis junto ao governo brasileiro por n motivos relatados no próprio evento.
Estarei esperando resposta imediata desta redação pois tenho nome, o qual não foi relatado por vocês nesta reportagem.
Sem mais,
Valquiria Azevedo

A Globo, tanto em sua matriz como nas suas filiais, é a verdadeira piada. Uma piada sem graça, que trata os telespectadores como idiotas. Faz valer os interesses político-econômicos de seus patrocinadores e anunciantes, nem que estes signifiquem diretamente o esmagamento e amordaçamento dos interesses públicos.

Convoco vocês leitoræs a protestarem enviando e-mails para essa piada que é a Globo Nordeste: entre em contato com o Fale Conosco.

imagrs

Seja a primeira pessoa a comentar

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo