23

out11

ENEM 2012 aborda em questão impacto ambiental da pecuária

Intencionei trazer este post ontem, mas não achei em lugar nenhum as provas de ontem – até porque só vão disponibilizar as provas para download hoje de noite. Mas o Vista-se conseguiu obter um print da questão, localizada na seção Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, em que a pecuária é apontada como grande contribuidora do aquecimento global:

Foi uma ótima supresa para os defensores dos Direitos Animais que essa questão aparecesse na prova. Foram mais de seis milhões de pessoas que deram de cara com a questão, que lhes alertou de parte do severo impacto ambiental da pecuária.

Mas deve-se frisar que o problema da pecuária extensiva em favor do aquecimento global não é apenas a emissão de metano pelo sistema digestivo dos bovinos, mas também o desmatamento. De todo o desmatamento amazônico até 2008, 62,2% da área destruída foi ocupada por pastos, o que contribui criticamente para diminuir o sequestro de carbono e favorecer a permanência dos gases-estufa na atmosfera.

O relatório Livestock’s Long Shadow é esse aqui, para quem quiser ler: ftp://ftp.fao.org/docrep/fao/010/a0701e/a0701e00.pdf (aviso: é grande o conteúdo)

imagrs

3 comentário(s). Venha deixar o seu também.

João Augusto (Reporteco)

outubro 27 2011 Responder

Querer resolver o problema já é um começo, então vamos começar retirando os catalisadores automotivos que fazem aumentar o gás carbônico que causa o efeito estufa, isso é fato, é só pegar qualquer dado técnico do fabricante do catalisador que lá fala que ele transforma o monóxido de carbono em gás carbônico que causa o efeito estufa, imaginem o quanto do poluente vai ser reduzido se o governo concordar em tirar essa peça cara e poluidora, tanto que a prefeitura de São Paulo determinou através do decreto 52.209 que todas as empresas que possuem motogeradores a Diesel na cidade de São Paulo teria que colocar filtros de poluentes para reduzir essa fumaceira, mas infelizmente o decreto foi postergado por empresas como Stemac, Sotreq, Cummins e Batisttella entre outras que fabricam o motogerador por usarem um tal de Oxicatalisador trazido do Estados Unidos que faz aumentar o gás carbono causador do efeito estufa, vejam só, o absurdo, pelo que sei quem polui o meio ambiente é criminoso, só não entendo porque as autoridades fazem vista grossa para o assunto se temos que reduzir os gases do efeito estufa.

Fernando Cônsolo Fontenla

outubro 24 2011 Responder

E se alguém demonstrasse que esses 18% são subestimados e que com uma metodologia mais correta o valor verdadeiro fosse de no mínimo 51%? Está aqui:
http://dl.dropbox.com/u/35257213/Veganismo/Livestock%20and%20Climate%20Change.pdf

É óbvio que estão alardeando o relatório da FAO como um modo de encobrir a publicação da world watch, que é muito mais alarmante. O trabalho de Robert Goodland e de Jeff Anhang deve ser divulgado cada vez que alguém citar o long shadow da FAO, senão o que vai continuar acontecendo é isto:
http://carnenossa.blogspot.com/2010/11/o-boi-e-emissao-de-gas-metano.html

Aliás, Robson, esse blog “carne nossa” é uma boa fonte de pseudo argumentos antiveg que poderia ser refutada com seriedade! Adoraria ler suas réplicas tanto aqui quanto no veg da depressão.

    Robson Fernando de Souza

    outubro 24 2011 Responder

    Valeu ae, Fernando, esse brog promete ser uma fonte rica de artigos toscos =)

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo