06

nov11

Avon financia testes em animais na China

Há algumas semanas a PETA removeu da lista de empresas cruelty-free a Avon, que até então era muito conhecida e respeitada pelo mundo por sua política de não testar seus produtos em animais não humanos e pelo encorajamento de métodos alternativos de testes de segurança de cosméticos. E incluiu a companhia entre as empresas que fazem testes em animais.

Isso deixou muitos consumidores veganos dos produtos da empresa atordoados sobre o por quê desse retrocesso. E uma leitora me avisou dessa mudança. Tratei então de investigar por que isso aconteceu. Enviei e-mail primeiro à PETA, e assim me responderam (tradução livre):

Caro Robson,

Obrigado por nos contatar sobre a Avon. A Avon estava incluída na lista cruelty-free da PETA por mais de duas décadas, daí ficamos atordoados ao saber que ela está pagando por testes em animais na China. Isso significa que a Avon não se qualifica mais para ser listada como cruelty-free, e nós a movemos da nossa lista de empresas que baniram permanentemente todos os testes em animais para nossa lista de companhias que testam sim em animais.

Pelos testes em animais serem requeridos pelo governo chinês antes de muitos produtos cosméticos poderem ser comercializados na China, algumas companhias escolhem não vender seus produtos lá. Nós convocamos você para apoiar essas empresas e continuar comprando produtos das mais de mil empresas de nossa lista de cruelty-free, que pode ser encontrada em http://www.PETA.org/living/beauty-and-personal-care/companies/default.aspx. Por favor, faça a Avon saber por que você não comprará mais seus produtos.

Avon Products, Inc.
1345 Avenue of the Americas
New York, NY 10105
dearavon@avon.com
212-282-5000
800-367-2866

Graças a um generoso financiamento dado à PETA, nós agora estamos apoiando os esforços do Instituto pelas Ciências In Vitro (http://www.iivs.org), que está provendo treinamento para cientistas na China no uso de métodos não animais de teste e trabalhando com membros do governo para aceitarem os métodos não animais que são usados nos EUA, na União Europeia e em muitas outras partes do mundo. Nós estamos demandando da Avon para que contribua significativamente para esse esforço apressar o processo.

Para ler mais sobre métodos não animais e como a PETA tem sido instrumental na aceitação desses testes por governos ao redor do mundo, por favor visite http://www.PETA.org/issues/animals-used-for-experimentation/peta-scientific-papers-and-presentations.aspx.

Para aprender mais sobre como os animais sofrem em laboratórios, por favor vá a http://www.PETA.org/issues/animals-used-for-experimentation/default.aspx. Para se envolver nas outras campanhas da PETA, por favor veja http://www.PETA.org/action/default.aspx. Para fazer uma duação em apoio às campanhas da PETA para parar a crueldade contra animais, por favor visite http://www.PETA.org/donate.

Obrigado novamente por escrever e por tudo que você faz para ajudar os animais.

Com sinceridade,

O staff da PETA
http://www.PETA.org

Sabendo desse infeliz fato, enviei e-mail à Avon cobrando explicações e dizendo que não compraria mais produtos da empresa enquanto não parasse de pagar testes em animais na China. A companhia assim respondeu (tradução livre):

Obrigado por compartilhar seus pensamentos.

Obrigado por nos contatar.

O comprometimento da Avon em não testar em animais é o mesmo que tem sido por mais de vinte anos. Nada mudou, e nós continuamos a estar em comunicação com a PETA sobre o assunto. Nós sempre temos deixado bem claro que a Avon não conduz testes em animais “exceto quando exigido pela lei”. A Avon faz negócios em mais de cem países, e uma pequena porção desses países tem leis que requerem testes em animais. A Avon é apenas uma de uma longa lista de empresas de beleza globais que encaram a mesma questão. As únicas companhias que não vivem isso são aquelas que comercializam seus produtos em um número limitado de países. No entanto, em todo caso, antes de cumprir a lei, a Avon faz um esforço de boa-fé para persuadir a autoridade exigente a aceitar dados de testes não animais.

Por favor leia o anexo [em inglês] para aprender mais

Para colocar isso em perspectiva, a Avon oferece aproximadamente 9 mil produtos em mais de 100 países, e em 2011 menos de 0,3% desses milhares de produtos da Avon foram testados em animais tal como exigido pela lei (isto são três décimos de um porcento – 9000 x 0,003). Nossa meta é levar esse número a zero. É importante notar que a Avon independentemente substancia a segurnaça de seus produtos sem qualquer teste em animais e todo o programa global de segurança de produtos é calcado na oposição a testes desnecessários em animais e no respeito ao bem-estar animal. Em 1989 a Avon foi a primeira grande empresa de cosméticos no mundo a estabelecer uma política de não testar em animais. A única razão que uma pequena porção de produtos são testadas em animais é porque alguns governos ainda preciam aceitar o uso de abordagens alternativas cientificamente válidas para asseguramento de segurança.

Embora não possamos falar em nome da PETA, nós acreditamos que eles tenham decidido se tornar defensores mais agressivos na arena global com o foco em mudar leis na porção de países que requerem testes em animais para cosméticos. Avon e PETA compartilham o objetivo comum de persuadir os governos a aceitarem alternativas de abordagem cientificamente válidas aos testes em animais. A Avon está trabalhando junto com outras empresas globais de beleza para obter a aceitação de alternativas aos testes em animais ao redor do mundo.

É importante notar também que a Avon oferece empregos e oportunidades econômicas para indivíduos ao redor do mundo, com 6,5 milhões de representantes de vendas ganhando dinheiro para sustentar a si mesm@s e a suas famílias – e a vasta maioria d@s representantes de vendas são mulheres. Isso inclui muitas na China para quem as oportunidades econômicas são muito limitadas.

Representantes de vendas e consumidores da Avon podem continuar usando os produtos da Avon com confiança.

Susan Heaney

Equipe de Responsabilidade Corporativa da Avon

A Avon está comprometida em ser uma cidadã global responsável. Saiba mais em http://responsibility.avoncompany.com/

O que quer dizer que a Avon faz testes em animais não apenas na China, mas também numa quantidade indeterminada, dita pequena, de outros países.

Um detalhe importante a se observar é que, se houver um boicote vegano à Avon por ela pagar testes em animais nos países que obrigam tais testes e esse boicote for abertamente anunciado e persistentemente renovado pelas ONGs de defesa dos Direitos Animais, a Avon e outras empresas multinacionais de cosméticos e outros produtos vão pressionar os governos/regimes desses países de legislação especista a mudarem suas leis. Se não se deixam mudar com o apelo do povo, terão que mudar com a coerção das grandes empresas. Isso acreditando-se que essas corporações realmente irão se comprometer em pressionar governos/regimes para abolir a obrigatoriedade dos testes em animais.

Portanto, fica o aviso: a Avon ainda paga pela realização de testes em animais em países como a China. Cabe aos veganos decidir boicotá-la desde já ou lançar um debate sobre a questão, se realmente vale a pena ou não fazer esse boicote. Esse assunto promete dividir opiniões entre nós vegan@s com a seguinte pergunta: é produtivo boicotar empresas multinacionais que são obrigadas por lei em outros países a testar seus produtos em animais?

imagrs

53 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Andrea

setembro 10 2013 Responder

O boicote é a única forma de fazer com que isso tudo pare/acabe, pois se não o fizermos, seria como estarmos sendo condescendente aos interesses da Avon. (Bem, nem sei se houve esse boicote ou não, acredito que não, mas, espero sinceramente que sim, pois somente após 2 anos e pouco, fui ver esse post e ter consciência, do que esses monstros fazem com os animais. É inadmissível. Antes tarde do que nunca, não é?!) Abçs à todos!

Heloisa

setembro 8 2013 Responder

Estou sofrendo ao tomar consciência do que os animais sofrem. Acho que o fato de tantas pessoas terem se afeiçoado aos cachorros e de tanto conviver com eles, é uma forma do universo mudar a mentalidade humana. Quero crer que isso é o início de uma mentalidade muito perversa. Não deixem de divulgar o video http://www.youtube.com/watch?v=8bH-doHSY_o
MUDAR A FORMA DE CONSUMO DE PRODUTOS ANIMAIS é uma resolução de fato para começar alguma mudança. É a única atitude que pode influir no coletivo. Paz e fraternidade a todos.

tati

novembro 20 2012 Responder

Vou abolir de vez a Avon como marca de cosméticos, pois como uma empresa tao grande ainda vive de conceitos tao antigos, para mim ela é uma empresa completamente atrasada e suja por fazer isso com os animais, dá vontade de cuspir em cima do nome da Avon…..

Lucilene

setembro 25 2012 Responder

Já não gostava da qualidade dos produtos da Avon, depois dessa não quero nem de graça!

erica

abril 23 2012 Responder

Nossa não acredito que a Avon testa seus produtos em animais, meu não existe outras maneiras se fazer isso sem ter que usar os pobres animais como cobaia!.
Não comprarei mais nada da Avon.

luiz

abril 13 2012 Responder

fui correndo levar para o meu facebook,e para causar polemica entre todos e fazer estas empresas a mudarem de ideia a final a ciência esta tão avançada que não ha mais necessidade de tal crueldade para com estes pobre indefesos! PRONTO FALEI!!!!!!

priscilla rezende

março 25 2012 Responder

priscilla rezende

março 25 2012 Responder

QUE ABSURDO!!BOIIICOOOOTEEEEEEEEE A AVON”! Se nao boicotarmos ela nao vai se preocupar em pressionar essa “minoria de paises q exigem isso”…

A AVON ESCOLHE…Ou quer os bilhoes de clientes ou a minoria de paises q exigem isso..eles escolhem se querem viver só da minoria desses paises…

vou copiar e colar o email da avon e bombardear…façam o mesmo!!prometam divulgar por td q é meio!!

ana carolina

março 1 2012 Responder

gente PELO AMOR DE DEUS VAMOS FAZER ALGUMA COISAS EXTERMINAR ESSAS SEM PALAVRAS NÃO ADIANTA FICAR MANDANDO VIDEO TEM QUE AGIR IMEDIATAMENTE ISSO TODOS SÃO CUMPLISIS PERANTE A DEUS PENSEM NISTO VAMOS TODOS RESPONDER PELOS NOSSOS ATOS DE OMISSÃO!!!!!!!!!!!

Beatriz

janeiro 24 2012 Responder

Fiquei horrizada com essa notícia, o que a ganância não faz, não é mesmo?

Robson, coloquei o link do seu post no meu blog, espero que não tenha problema!

Eunice

janeiro 2 2012 Responder

Como sempre o lucro vem em primeiro lugar, antes mesmo da consciência, nossa única opção é boicotar e denunciar nas redes sociais, só assim eles vão se intimidar. Não podemos esquecer que o Brasil tornou-se o primeiro mercado consumidor da Avon. Temos força; portanto, vamos à luta!

Mônica

dezembro 13 2011 Responder

Algumas informações acima estão incorretas.
_ Não são muitas pessoas que vivem do lucro da revenda dos produtos Avon. Só no Brasil são mais de 1 milhão.
– Errado também aquela acima que diz que estas revendedoras ganham pouco. Muitas delas tem o lucro da Avon como renda principal.

Acredito, não tenham vivenciado, ou visto de perto famílias que trazem da Avon seu sustento.

Elisabeth Seyfart Messias

dezembro 7 2011 Responder

Robson!
Tenho muito interesse em saber sobre o Tema da Avon, uma vez que, até então, fui consumidora dos produtos desta empresa. Como enviei o comentário acima, não sei se vc recebeu ou está travado, tento enviar este. Esclareça mais sobre o assunto, pois gosto de animais e não gostaria de usar produtos de empresas que não os preservam.

Carla

dezembro 7 2011 Responder

Com certeza temos que boicotar, que mané lei o que? Já existem outros meios de realizar testes em produtos..isso para mim sempre vai ser crueldade, nós podemos viver sem produtos de estética, mas os animais não podem continuar vivendo esse inferno para “o ser humano, racional burro” continuar se embelezando! Absurdo SIM!

Andréa

dezembro 7 2011 Responder

SE EU JÁ COMPRAVA POUCO, AGORA COMPRO N A D A !!!
TCHAU, AVON!
E VOU DIVULGAR A TODO MUNDO QUE CONHEÇO PARA FAZER O MESMO!

Elisabeth Seyfart Messias

dezembro 7 2011 Responder

Que coisa feia!! Vai fazer teste na China para passar despercebido.
O povo não é bobo! A gente acha vcs. até lá…

Jane

dezembro 4 2011 Responder

Vcs sabem me dizer porque nao consta na lista da PETA Boticario, Granado, Phebo, que nao usam animais em testes??? Obrigada

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 4 2011 Responder

    Porque a lista da PETA só lista empresas multinacionais e/ou americanas. Não lista empresas não multinacionais de países do sul.

Lia

novembro 24 2011 Responder

AVON NUNCA MAIS, SÓ QUANDO ISSO ACABAR.
OBRIGADA

Regina neves

novembro 15 2011 Responder

E uma pena q a avon tenha colocado a ganancia em primeiro lugar.Sempre usei seus produtos e apartir de agora nao uso mais e vou mandar email protestando.

marlene coimbra

novembro 13 2011 Responder

A resposta da Avon mais o Q&A (Questions and Answers)da empresa enviados a PETA só mostram uma coisa: a Avon tem um departamento de RP preparadíssimo para responder às críticas do público. Esse tipo de Q&A é próprio de empresa que se sabe vulnerável por que está fazendo algo errado, então como prevenção prepara toda uma parafernália para fazer brain washing em seus funcionários, comunidades, jornalistas e público em geral, se questionados. Essa fórmula é muito antiga e muitas empresas desonestas com seus públicos a usam.

O argumento de que a Avon dá emprego a milhares de mulheres ao redor do mundo, mencionando especificamente as mulheres de baixa renda da China, também é hipócrita: quanto mais mulheres envolvidas no network da Avon, mais a empresa vende. Aquelas mulheres continuam pobres, pois o ganho é pequeno, porém a empresa não para de crescer e de se tornar cada vez mais rica.

Infelizmente a Avon não é mais uma empresa decente. Certamente houve mudanças na diretoria e no direcionamento da empresa. O que interessa agora é o faturamento. Perder a “boquinha” da China??? Que se danem os animais!!!! E se o público vier a saber? Ora, prepara-se um Q&A e todo mundo na empresa tem as resposta na ponta da língua para convencer os otários. Quanta hipocrisia!!!!!

Espero que todos façam como eu: não compre produtos Avon e convença seus familiares e amigos a fazerem o mesmo.

maria lucia parreira

novembro 8 2011 Responder

NÃO USAREI MAIS AVON.

beth

novembro 8 2011 Responder

Faço minhas palavras de Fernando Caputo e mais.Vamos divulgar isto pq muita gente nao sabe, mas mutas e mutas pessoas .Portanto precisa ser mais divulgado e abranger mais pessoas.Velho ditado a maioria do ser humano só sente no bolso, conscinecia é bolso. Vamos divulgar mais em todos os lugares e setores da sociedade.

Luciana

novembro 8 2011 Responder

Ou é cruelty-free ou não é… não tem essa de meio termo, se eles fossem tão comprometidos e preocupados com a questão como pregam ser, simplesmente não aceitariam a imposição dos testes. Se o dinheiro é mais importante pra eles, boa sorte… eu 100% apoio o boicote!

Thyrza

novembro 8 2011 Responder

A Avon fazia a maior propaganda sobre seus produtos não serem testados em animais. Esse “exceto quando exigido pela lei” é uma forma muito simples de dizer dinheiro vale mais que a vida os animais.
Vou divulgar isso o quanto puder e não usarei mais produtos da Avon.

Joana

novembro 8 2011 Responder

Faço das palavras de Alexandre Caputo as minhas!

claudia Pessoa

novembro 8 2011 Responder

Nunca mais compro nada dessa porra de AVON… FINANCIE VIDA E NÃO MORTE! Todo mundo sabe que não precisam usar animais pra teste algum nessa vida, acabou isso, estamos em 2012, tos animais ainda irão morrer por causa da ganância desordenada e a falta de humanidade e compaixão do ser humano? AVON….QUE VERGONHA !!!

Luciene

novembro 8 2011 Responder

Sou a favor do boicote aos produtos da Avon. O teste em animais não pode mais ser tolerado independentemente de qualquer desculpa lançada pela empresa.

Marcia Latorre

novembro 8 2011 Responder

Já não usava os produtos, agora então, faço campanha para que não comprem. Isso é uma atrocidade, falta de compaixão, de cidadania, de amor e de vergonha na cara. Nunca imaginaria que a Avon participasse dessa desumanidade. Tinha pra mim que era uma empresa séria e responsável. Para mim pessoas sérias e responsáveis não usam vidas em benefício próprio ou de outrem.

DéboraC.Zimmermann

novembro 8 2011 Responder

Lastimo profundamente q AVON esteja fazendo testes em animais .Q ABSURDO.
Não utilizarei mais os seus produtos
Gostaria q vcs abolissem essa prática vergonhosa
Débora C. Zimmermann BLUMENAU-SC

Alexandre Caputo

novembro 8 2011 Responder

Independente de a Avon dar empregos a muitas pessoas, de os testes serem feitos em poucos lugares e para poucos produtos, o que REALMENTE IMPORTA é que estes testes ESTÃO SENDO FEITOS!!! E os pobres animais estão sofrendo do mesmo jeito. Quem já viu as imagens extremamente feias, para falar o mínimo, e ama os animais, entende em parte o horror que é esta prática. Fora outras como as praticadas em faculdades e a extração de peles para a moda. Enfim, resumindo, SIM, SOU COMPLETAMENTE A FAVOR DE BOICOTARMOS A AVON SIM! Afinal, existem outras maneiras de se fazer estes testes que não sejam em animais. Até porque os produtos são feitos para que nós, humanos os compremos. Não os animais. Portanto, que se teste nos humanos que são conscientes e podem se defender, caso seja necessário.

    Célia Cheida

    abril 16 2013 Responder

    Concordo! Se faz teste em animais em algum lugar do mundo, então é porque FAZ teste SIM! Que diferença faz se não faz AQUI? Se não boicotarmos e em especial na própria China eles não vão para nunca, afinal o dinherinho continua entrando nos bolsos, a revelia dos gritos de dor dos animais! Eu já estou boicotando, e olhem que FUI grande consumidora!

anderson

novembro 7 2011 Responder

avon nunca mais…ja nao gostava muito, agora entao….podem esquecer…minhas espova vendia essas M.e.r.das….devolveu td! e ta espalhando pra todo mundo….o minimo que podemos fazer..

    Db

    abril 25 2012 Responder

    caro senhor… a sua esposa nao tem culpa eu propria sou uma vendedora avon e no meu pais nao se conduzem testes em animais… por isso tenho a consciencia limpa. agora… o problema nao e avon, yves rocher, oriflame, etc mas sim os paises em questão… esses sim deviam de ser pressionados nao só pela avon mas sim pela defesa dos animais. os testes em animais deve ser abolidos.

      Carolina

      outubro 22 2013 Responder

      Querida q comentário ridículo o seu! Não importa se o animal é daqui ou da china, a empresa faz teste em animais em outro país que não seja o seu deve sim ser boicotada! Lutamos pelo respeito dos animais em esfera global e não apenas no país que vivemos! Avon faz teste em animais não podia ter uma atitude mais ridícula que essa, empresa que somente visa dinheiro em cima de sofrimento! Péssima e sem falar que os produtos desse lixo de empresa são de baixa qualidade! Natura e Boticário não realizam teste em animais e tem produtos muito superior em qualidade! Ai vem a questão:Se o seu produto testado em animais tem qualidade inferior de outras marcas que não realizam teste em animais qual a necessidade de contribuir com a morte?

Raquel

novembro 7 2011 Responder

Mais um ponto para debate: se não boicotarmos, não estimulamos o retrocesso e a volta dos testes em animais?

    Robson Fernando de Souza

    novembro 7 2011 Responder

    Raquel, eu concordo com o boicote sim. Boicotar a Avon vai deixar os executivos nervosos e induzi-los a pressionar os governos/regimes que ainda obrigam testes em animais.

      maria lucia parreira

      novembro 8 2011 Responder

      concordo em boicotar a avon, apesar de gostar dos seus produtos. mas os animais em primeiro lugar.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo