17

dez11

Consciencia.VLOG.br – Uma morte que vale mais que bilhões de outras mortes?

Vídeo meu do Consciencia.VLOG.br em que comento o caso do cão yorkshire assassinado pela enfermeira. É justo se indignar com essa morte mas ser indiferente diante de tantas outras mortes igualmente cruéis que acontecem todos os dias na pecuária?

imagrs

4 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Fernando Borges

janeiro 5 2012 Responder

Eu acredito que é, em parte, uma questão de distanciamento e ignorância. Claro que muitos sabem exatamente como a carne chega até o prato e mesmo assim não deixam de comê-la.

Basta ver as propagandas da Sadia, por exemplo, ou de qualquer produto que contenha carne: sempre há um animal alegre e sorridente. Pode até ser uma psicologia bastante barata, mas gera sim esse distanciamento que citei acima. A maioria das pessoas não sabem como ocorre o abate, não fazem ideia do sofrimento que é infligido a esses seres e enganam a si próprias com o raciocínio de que esse comportamento – alimentar-se de carne – é natural e correto. Enfim… Eu não como carne, não tento convencer outros a fazerem o mesmo (não que eu considere a militância nesse sentido errada, pelo contrário), mas acredito que deveria haver uma luta mais intensa por um abate menos cruel e desumano.

Ah, obviamente compartilho com você esse estranhamento… Claro que o que essa enfermeira fez com esse cão foi horrível, mas e os bilhões de animais que morrem de forma tão brutais quanto?

ruth iara

dezembro 18 2011 Responder

A loucura é bem mais rara do que a crueldade e o egoísmo, sim, Robson. E, quando começarem a criar vaquinhas de estimação, talvez até diminuidas no tamanho como estes pequenos cães, também vão perceber a crueldade em matar esta espécie bovina.Vale muito aqui a reflexão. Parece até que a loucura, vista como um fenômeno social, algo que sai dos padrões, apesar do seu componente terror, pode trazer este tipo de reflexão trazida neste teu post. As perguntas foram feitas e não devem ser esquecidas. Não vamos deixar que esqueçam tuas perguntas e prossigam sempre do mesmo modo, sem evolução ! Valeu !!!

M.Eduardo

dezembro 17 2011 Responder

Fazendo um mix dos dois posts, esse e o da novela da Globo, talvez o dia em que as atrocidades perpetradas por atividades humanas como a agropecuária e da indústria passarem em horário nobre da TV, a consciência de muitos seja despertada.

Mas a realidade é que a TV está a serviço dos interesses econômicos que a patrocinam, então isso dificilmente vai acontecer.

Porém, já é alguma coisa ver as pessoas se indignando com alguma morte ou sofrimento. Por outro lado, às vezes a qualidade e a intensidade da indignação é que me preocupa. Eu penso que quando APENAS a punição ou a retaliação é desejada, é porque também nós de certa forma fracassamos. Não poderíamos ter deixado chegar a esse estado.

Como muitas vezes é impossível reparar a contento, o que nos resta é tentar corrigir os erros para que deixem de acontecer. Esclarecimento pelo debate de idéias e a defesa de valores que não aqueles ($$$) são os melhores caminhos. O mundo só vai melhorar se tivermos pessoas melhores. Continue na batalha.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo