23

fev12

[OFF] Gerontofobia contra Hebe nos comentários da Folha.com

Um outro preconceito aparece ao olhar da população com uma grande obviedade: a gerontofobia – preconceito/discriminação contra idosos. O alvo da vez é Hebe Camargo*. Em notícia do F5, blog especializado em TV da Folha.com, foi divulgado que Hebe ameaça deixar a RedeTV! por motivos de salário – os salários estão atrasando muito. Eu próprio comentei em tom crítico, escrevendo nos comentários “Poxa, que pena. Onde é que ela vai dizer agora que tem pena de ateus por não acreditarem no deus dela?”.

Mas o que se viu depois – e antes também – desse meu comentário foi uma onda de gerontofobia, vinda de pessoas que creem que idosos não deveriam trabalhar, que deveriam simplesmente se aposentar e passar o dia numa cadeira de balanço, como se não pudessem dar mais qualquer contribuição à sociedade e à cultura, e que podem ser livremente insultados de “velhos” tal como racistas pejora(va)m a palavra “preto(s)” para ofender negros.

A baixa aposentadoria e as famosas filas da previdência pública não são os únicos problemas concernentes a essa categoria de pessoas no Brasil. Inúmeros comentários, contáveis às dezenas, mostram como a Terceira Idade é desprestigiada e desrespeitada também pela própria sociedade que entrará ela própria nessa faixa etária dentro de alguns anos. Abaixo alguns exemplos mais óbvios de discriminação verbal, com todos os “(sic)” possíveis, extraídos das cinco últimas páginas de comentários (aqui é a primeira):

Opa que legal poder novamente expressar a minha opinião sobre essa velha. Ó VELHA CHATA.

Nova dupla de insatisfeitos na praça, GUGU E GAGÁ.

véi@ do k@raio

por qual motivo essa velhinha saiu do sbt? sera se ela acha q ainda da um caldo? fala serio!!

pessoa idosa sem senso do ridículo, deveria dar entrada em H Psiquiátrico… essa palhaçada de selinhos é pra lá de ridícula, os entrevistados são péssimos… logo mais restará a Rita Lee pra ser entrevistada, pra dar selinho e pra falar sobre a bagana !!!

Sorte teve o homem do baú de se livrar dessa coisa obsoleta ! ELA deveria pagar para aparecer !!!

Hebe, você com 81 anos não acha que já deu o que tinha que dar?

ELA ESTA NA ONDA DA AMEAÇA AINDA COM A IDADE Q ESTA!SERA QUE ELA NAO SE EXERGA QUE JA PASSOU DA HORA DELA RECOLHER SUA APOSENTADORIA…QTA CNASEIRA E XAROPADA NUM PROGRAMINHA CHULA IGUAL O DELA.FEICHE SUAS CORTINAAS DNA HEBE.VAI FAZER SUAS ORAÇOES COM PADRE MARCELO…ELE NAO ERA A UNICA ATRAÇAO Q BARRAVA ARTISTA EM SEU PROGRAMINHA O SBT,ESTA NA HORA DA MOEDA SER CONVERTINA PRA SENHORA…

Meu Deus !!!

Já passou da época. Aposenta, aposenta….

Essa véia tá na hora de ir pro museu!!!!

Anciã, gananciosa largou o Silvio Santos num gesto de ingratidão, agora vem chorar as pitangas??? Oras, vá para o asilo se não tiver quem te cuide em casa…Na sua idade e com os parcos talentos que pensa ter não era para fazer o papel que fez com quem sempre lhe tratou com consideração até mais alta do que merecia…

Para que essa senhora idosa, quer mais dinheiro, e por sinal figura matuzalém!!!!!

Será que é para compra remédio ou para fazer mais algumas plásticas.

Nossa e elas se acham o máximo, tb sou aposentado, ficou velho aposenta e vai pescar, eu fiz isso e só pesco piranhas rsssssss

A múmia mais bem paga do mundo! Imaginem como será o sarcófago!!

GENTE…NA VERDADE JÁ PASSOU DA HORA PRA TIA HEBE APOSENTAR. TENHO ASSISTIDO ALGUNS PROGRAMAS ONDE ELA MAL CONSEGUE PARAR EM PÉ. PELAMOR ALGUÉM AVISA ELA QUE TÁ NA HORA DE PARAR.

 —

Artistas deveriam saber a hora de parar, ante de cair no ridículo. Tem uma turma de idosos que já deram o que tinham a dar: Além da Hebe, temos Cauby, Rita Lee, Xuxa, e mais um punhado de candidatos ao prêmio Dercy Gonçalves (idosos patéticos).

Será q essa velha inútil já pensou tbm em partir dessa pra uma melhor?

Gente, fala sério! Essa coisa nunca foi algo de bom e tem fãs! Trágico.

Tá no bico do corvo e ainda quer mais, mais!

Por favor ….paguem o salário da pobre velhinha , senão ela não terá o que comer nem onde morar.

Fala para a veinha se aposentar e pagar as contas com o salário do INSS para aposentado. 81 anos já passou da idade da aposentadoria compulsória que é de 75.

Programinha fraca. Não tem como assistir. A velhinha acha que tem 20 anos. Não sabe o que é ridículo!!!!!!

a véia tá com um pé na cova e a outra na casca de banana, vai curtir a vida e para de ganancia um pouco tia patinhas

A anciã Hebe Camargo deveria se preocupar em gastar antes de morrer, os milhoes que tem guardado !!!! HEBE, CAIXÃO NÃO TEM GAVETA !!!

Mais fora isso Dona Hebe tá com cara de maracujá de gaveta hein esse povo põe tanto botox e faz tanta plástica que logo logo vão tá rindo pelo suvaco rarararararararararararararara rarararara

A veinha, esta toda arrazada, pois queria e quer sempre dar uma de milhona, mas na verdade deixou o silvio santos, que sempre lhe pagou direito, e estava louca pra ir pra globo, mas tem que ir ao axilio dos veinhos, muito arrogante, pois não convida mais as milhonarias que fariam parte deste contesto.

HEBE. Aposenta pelo amor de DEUS, o seu tempo passou. Dá lugar para uma gata, uma coisa linda de se ver, por favor. Olha, leva junto com voce para o Recanto dos Artistas a SUZANA VIEIRA, vão desfrutar da idade de voces fazendo crochê e jogando buraco. Não dá mais Hebe, não dá.

so sair do ar em anda muda, ja foi o tempo para este idosa chega, agora para receber os salarios o ideal e verificar o estatuto do IDOSO

Tomara que seja mumificada de uma vez…já deu né!

Mata a véia !!!!

Esta anciã não tem nada a ensinar de bom, só fofoca, sexo,e outras idiotices mais. Vá para casa e não faça ” mais o povo desaprender a viver ” !Vá com seus amiguinhos, Paulinho Mallluf e o governator  Ackkimim, que também vivem só de fofoca ! Vão no teu programa, pois não sabem o que é mais importante para o povo , é uma pena também estes políticos !

Tem que ir pra casa fazer tricô. O programa dela grátis, é caro.

já era dinosauro!!!

Quem vê pensa que ela está na fila do INSS pedindo aposentadoria….Meu! larga o osso, vai.

 —

Véia do zóio grande. Quiz ganhar mais do vale.Tá bom. Já deu pra bola dela. Já passou ha muitoo prazo de validade. Kigraxinha. Xô véia

Essa velha nao morreu aindaa !!!

Uma pessoa que deveria ser um exemplo de vida, por gostar de trabalhar, querer fazê-lo até o fim da vida, não querer saber de aposentadoria e  fazer questão de continuar pertencendo à história da televisão brasileira enquanto vive, é tratada dessa forma na sociedade brasileira. Quem lê tais comentários se sente como se estivesse numa época em que o racismo era consentido – e até mesmo promovido – pela lei. Porém, estamos no século 21 e vemos idosos exemplares sendo tratados exatamente como os negros de 80 anos atrás.

É possível inclusive perceber nessa onda de gerontofobia contra Hebe, em diversos comentários, que o pensamento das pessoas é tão impregnado da lógica de mercado que elas não veem qualquer valia no trabalho que não a remuneração. Hebe está insatisfeita com o salário, mas isso não quer dizer que ela apresente seu programa hoje apenas por dinheiro. Dizem que ela deveria se aposentar, que já ganhou demais, mas não veem, na persistência dela de continuar trabalhando a despeito de idade, que ela gosta de trabalhar, que ela encontra no trabalho não apenas dinheiro, mas também satisfação pessoal e realização – ela se vê, ao apresentar programas, útil à sociedade e sabe que pode contribuir ainda mais para entretê-la.

Ela pode ter seus defeitos e cometido erros notáveis ao longo de sua vida, mas desmerecer sua pessoa e seu papel histórico à TV brasileira simplesmente por ela ser idosa é um preconceito tão grave quanto o racismo, o machismo, a homofobia e outros.

Aliás, é de se destacar aqui: injúria é crime e usar a idade do ofendido como motivo da ofensa é agravante – vide Código Penal, Artigo 140, parágrafo 3º. Portanto, a Folha.com terá a obrigação de fornecer os dados dos criminosos autores dos comentários listados acima se for acionada. Fica então, desde já, a recomendação para que algum/a leitor/a que seja promotor/a de Justiça processe os autores das injúrias acima listadas. Elas podem ser encontradas nas cinco últimas páginas de comentários (dados de 12h de 23/02/12 no horário do Nordeste) da notícia do blog F5.

A gerontofobia, assim como o racismo, a homofobia, a ateofobia, o machismo, a intolerância religiosa e outras formas de discriminação de seres humanos, é algo que não deve ser tolerado.

 

*Ela havia dito que sente pena de ateus, mas considero injusto deixar que a gerontofobia contra ela aconteça livremente à revelia do olhar das pessoas e da Justiça. Se vamos criticá-la, é por ter pena de quem não acredita no seu deus, e não em função de sua idade.

imagrs

3 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Beth

fevereiro 27 2012 Responder

É lamentável que toda uma história de vida seja simplesmente jogada no esquecimento. Os pais, avós dessas pessoas que hoje se referem a essa senhora dessa forma tão deselegante, tão deseducada, já passaram muitas noites acompanhando o programa semanal dessa que hoje é chamada pejorativamente de velha. Essas pessoas que se referem aos mais velhos dessa maneira, certamente encontraram a fórmula do elixir da juventude eterna, devem olhar para seus pais, seus avós, seus tios, com o mesmo olhar de desprezo, o mesmo sentimento de menos valia. Hoje estou com 54 anos de idade e posso garantir que neste País envelhecer se torna extremante difícil, em todos os aspectos, isso, pela falta amparo governamental na área da saúde esporte e laser, pois não oferecem nada, também pela falta de cultura, pois nosso legado cultural é o que de pior conseguimos assimilar de imigrantes que têm aportado nesta terra desde de sempre, e pela absoluta falta de educação, e isso vem de berço. Não só Hebe Camargo, hoje com 81 anos de idade, mas todos os idosos têm uma história de vida que deve ser respeitada, ou não, dependendo muito do caso. Todo tipo de preconceito causa sofrimento e às vezes, sequelas irreparáveis. Os comentários que li acima, desculpe, mas não devem ser levados em consideração. Eu sempre digo: não tomo como desaforo o que um idiota diz a meu respeito. Acho que Hebe, com tudo que construiu na vida, não deve estar nem aí com a opinião de meia dúzia abestados.

bruno monteiro

fevereiro 23 2012 Responder

é lamentável ver que esse tipo de comportamento nos dias de hoje.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo