13

abr12

Blog foi fazer divulgação contra vivissecção e acabou distribuindo preconceito contra ateus

Uma das coisas mais esdrúxulas e deletérias em qualquer causa de militância é (tentar) ajudar numa causa mas atrapalhar noutra. Foi o caso do blog Contato Animal, em post do dia 12/02/2012 intitulado 50 Consequências Fatais em Humanos da Experimentação em Animais – compilação. Tal post tentou mostrar por que a experimentação animal não é exatamente confiável, com cinquenta fatos que comprova(ria)m essa desconfiabilidade. Porém, tudo acompanhado com uma introdução sensacionalista e histérica e ilustrações idem, sendo tal obra coroada com a seguinte imagem profundamente preconceituosa:

No final das contas, acabou-se indiretamente ligando vivissecção a ateísmo e ainda metendo crença religiosa num assunto que deveria dizer respeito apenas à ciência e à Ética. Além de colocar, nesta pura falácia Olha o avião, uma suposta relação entre verdade ou falsidade da ciência e religião.

Protestos, tanto dos defensores dos Direitos Animais, que veem sua causa ser tão deturpada e prejudicada por mensagens desse tipo, como dos ateus (defensores ou não dos Direitos Animais) que se sentiram desrespeitados, podem ser enviados pelos comentários ao referido post.

imagrs

7 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Maria Elisa

maio 3 2012 Responder

Segue meu comentário no post do referido blog:

“Parabéns ao blog! Tentando combater um preconceito (especismo) com outro preconceito (religioso)… vocês estão perdendo o apoio de muitas pessoas que, assim como eu, são ateístas e defensoras da causa animal. Vocês fazem ideia de quantos militantes dos direitos animais são ateus? Fazem ideia de como o ateísmo pode contribuir para a extinção do antropocentrismo e do especismo, por colocar seres humanos em pé de igualdade com outros seres sencientes, e não como a finalidade última da criação divina e os “donos” do resto da criação, como pregam algumas religiões? Desde quando a crença em divindades passou a ser pré-requisito para a defesa animal? Ah, já sei, deve ter sido alguma revelação divina que vocês do blog tiveram…”

Lamentável a posição do “Contato Animal”. Misturaram alhos com bugalhos e no final das contas prestaram um desserviço à causa animal e ofenderam gente que, do contrário, poderia apoiar o blog.

    Robson Fernando de Souza

    maio 4 2012 Responder

    Obrigado, Maria Elisa. Lamentavelmente esse tipo de postura, por parte do Contato Animal, prejudica muito a causa animal. Bom seria se eles voltassem atrás e retirassem aquela patética e discriminatória frase.

Norah André

abril 14 2012 Responder

Comentário apagado por ofensa. Se você não gosta mais deste blog por causa de um post de que você discordou (e por tabela me desrespeita), simplesmente não entre mais nele. Próxima ofensa e você realmente não será mais bem vinda por aqui.
Sem mais,
RFS

Ruth Iara

abril 14 2012 Responder

Por causa destes “kits completos” é que não me manifesto sobre direitos muitas vezes. Acho que chegou a hora de a gente separar assuntos para discuti-los. Assuntos paralelos e particulares pedem força e adeptos. Reitero aqui meu repúdio a todas as formas de preconceito sem exceção.
Quando vamos apoiar algum movimento é preciso ler linha por linha para saber se não estamos dando créditos a algum item do qual não era nossa intensão apoiar e, sobretudo na internet isso fica muito complicado e pode gerar enganos.

Bárbara

abril 14 2012 Responder

Wtf!?

O cara teve uma ideia boa, fez um post interessante, listou vários dados que eu desconhecia e… Terminou com uma burrada dessas? Fala sério hein =/

Roberta Soares

abril 14 2012 Responder

Eu não acredito nisso!!Alguém se deu ao trabalho de entrar na pg deste grupo no Facebook?? Olha eu acompanho o trabalho deles a mais de 1 ano, e os mesmos já foram chamados de satanistas, de ateus, de hereges, na semana santa então, foi uma chuva de críticas por eles defenderem a vida dos peixes(como de todos os animais sempre)e agora eu fazendo uma pesquisa para a faculdade dou de cara com isso.
Como eu disse anteriormente eu os acompanho a mais de 1 ano, e com certeza eles não pregam contra o ateísmo ou contra alguma religião.
Obrigada

Lucas

abril 13 2012 Responder

Pfff c n existisse Ateus iriamos ainda esta na idade das trevas :/

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo