23

abr12

Desmentindo imagens antirreligiosas preconceituosas: Você nasceu…

Poucos minutos depois de encontrar a primeira imagem neoateísta preconceituosa a ser comentada por este blog, já encontrei outra imagem que, transmissora de preconeito contra religiões e religiosos, demanda uma refutação. A imagem em questão é essa:

Aqui generaliza-se todas as religiões como se fossem todas iguais ao cristianismo, como se carregassem sem exceção a crença no “pecado original”. Acontece que nem todas as religiões afirmam que o ser humano nasce “pecador” – em muitas delas, aliás, o próprio conceito de pecado lhes é algo estranho. Crenças neopagãs e dhármicas em sua maioria são exemplos de religiões que não taxam seres humanos de “nascidos no pecado”.

Além disso, ateísmo não quer dizer nada sobre o nascimento da pessoa. A frase “Você nasceu bonitinho” em nada diz respeito ao ateísmo – até porque pessoas de qualquer religião pode dizê-la sem problemas. E ainda há ateus misantropos que afirmariam algo parecido com “Você nasceu pecador” – diriam algo como “Você nasceu maldito por ser de uma espécie que destrói a Natureza e mata por diversão”.

Estender a todas as crenças religiosas existentes um dogma estigmatizante existente em apenas uma é uma falácia de inversão do acidente. E é um preconceito patente que deve ser evitado por aqueles ateus que de fato querem o fim da ateofobia, sob pena de se fortalecer um novo motivo para se preconceituar os ateus – o de que todos nós trataríamos com hostilidade e preconceitos as religiões sem exceção e não nos importaríamos em desrespeitar as crenças dos outros.

imagrs

3 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Glauco Lima

abril 25 2012 Responder

Basta, então, trocar a palavra “religião” por “cristianismo” e se resolve o problema.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo