30

abr12

Novo ajuste da temática do Consciencia.blog.br

Este novo ajuste de temas no Consciencia.blog.br eu faço com pesar, porque pode desagradar a muitas leitoras e leitores. As mudanças que faço são as seguintes:

a) Rebaixamento do tema feminismo a secundário. Essa é a mudança que mais me dói e que mais pode chatear as leitoras e leitores. Não me tornei menos feminista tampouco passei a ver essa causa como menos importante. Mas infelizmente não venho conseguindo dar a atenção necessária ao tema – nestes primeiros quatro meses de 2012, apenas sete posts publicados são ligados ao tema. Eu sinceramente gostaria de mantê-lo como tema principal, mas não estou mais conseguindo encontrar com a frequência desejada fatos ligados a machismo e androcentrismo (os quais sempre foram o norte do tema feminismo aqui no blog) que me inspirem a posts inéditos, de qualidade e regulares. Na prática esse já se tornou um tema secundário, por causa da tão pouca frequência de posts, o que faz deste blog não mais um “blog feminista”, mas apenas simpatizante do feminismo (embora eu continue sendo homem feminista por convicção). [Correção (02/05/11, 10:55): Continua existindo a categoria de posts Feminismo, embora ela esteja abaixo de Outros temas, por ser agora um tema secundário.]

b) Alguns temas secundários serão tratados como off-topic a partir de hoje. Os temas secundários (a que o feminismo se inclui desde já) perderam muito o destaque que tinham por aqui, desde que passei a me focar nos três temas principais do Consciencia.blog.brDireitos Animais e Veg(etari)anismo; Preconceito contra ateus e Antimilitarismo. O tema homossexualidade e homofobia teve apenas quatro posts este ano, nenhum nos últimos dois meses; meio ambiente, outrora um dos temas maiores do blog, apenas oito; racismo e desigualdades raciais e educação, nenhuma postagem em 2012. Esses temas deixarão de existir por aqui como categorias de posts, mas suas postagens não serão apagadas.

c) Apenas feminismo e meio ambiente terão categoria própria sendo temas secundários (mas terão o prefixo [OFF] acrescido aos novos posts desde já). Os demais temas secundários (Educação; Homossexualidade e Homofobia; Racismo e desigualdades raciais; Outros preconceitos) deixarão de ter categorias específicas e serão diluídos na categoria Outros assuntos.

Posts novos dos temas secundários atuais e antigos continuarão aparecendo aqui, ainda que raramente. Nada me impede de denunciar um fato de homofobia, mostrar o mais novo comercial machista da TV ou trazer uma notícia quente sobre o desmatamento de Suape, mas isso acontecerá bem raramente. A política do blog é dar foco máximo aos seus temas principais – que agora são três ao invés de quatro -, mantendo sua orientação e coerência temática.

O Consciencia.blog.br não tinha a dedicação nem a ambição necessárias para ser considerado um blog feminista à altura (qualitativamente) do Escreva Lola Escreva ou do blog de Cynthia Semíramis, nem um blog ambientalista comparável ao Pensar Eco, É Lógico! ou ao E Esse Tal Meio Ambiente?. Mas mantém sua excelência em seus temas dedicados, como divulgador dos Direitos Animais e do veg(etari)anismo e como um dos únicos blogs antimilitaristas e militantes contra a ateofobia existentes em língua portuguesa.

É um pesar rebaixar temas tão importantes dentre as prioridades deste blog, mas acaba sendo uma questão de justiça e também de respeito à coerência temática. Ninguém mais se frustrará vindo aqui e esperando ver aqui um forte blog feminista, ambientalista ou anti-homofobia. Mas poderá continuar encontrando aqui uma boa abordagem vegano-abolicionista, antiateofóbica e antimilitarista.

“E o tema antimilitarismo, que tem apenas 33 posts desde janeiro de 2010?” – poderá perguntar algum/a leitor/a. Minha resposta é: o conteúdo antimilitarista na internet e os fatos que inspiram reflexão antimilitarista são muito poucos hoje em dia, e raríssimos são os blogs dedicados ao assunto – mesmo blogs anarquistas costumam apenas diluir esse tema entre a miríade de subtemas pertinentes ao tema anarquismo, ainda mais priorizando a oposição à existência de polícias em detrimento da questão das forças armadas. Assim sendo, é esperado que o Consciencia.blog.br não venha produzindo tantos posts relacionados ao tema.

Mas, como sendo um dos únicos blogs de língua portuguesa que dão foco ao assunto, não convém rebaixar o antimilitarismo a tema secundário ou off-topic. Ao contrário do feminismo e do meio ambiente, não há outros blogs que falem do assunto com qualidade igual ou superior a como este blog fala. 33 posts antimilitaristas desde 2010 é algo que pode não se ver em nenhum outro blog lusófono. Por isso, antimilitarismo continua sendo um dos três temas principais deste blog.

Espero com essa nova mudança fazer o Consciencia.blog.br fazer valer o foco nos seus assuntos principais, respeitar sua temática e de fato satisfazer quali e quantitativamente aos leitoræs que têm expectativas, ao entrarem aqui, de encontrar uma quantidade e qualidade boa para os temas desejados.

imagrs

Seja a primeira pessoa a comentar

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo