21

abr12

Rafael Garcia: Ateísmo, um caso de polícia (artigo sobre ateofobia)

É meio sem sentido fazer propaganda de um artigo publicado em portais como a Folha.com – é o caso do artigo a seguir -, mas creio que muitos ainda não leram um ótimo artigo (publicado anteontem) de Rafael Garcia, autor do blog Teoria de Tudo, subordinado à Folha.com. Ele postou um artigo que se soma aos diversos que vêm aparecendo pela internet sobre preconceito contra ateus. Abaixo está o trecho inicial do texto, e o link para sua versão completa. Seu título pode chocar ao ser imediatamente visto, mas seu conteúdo é justamente uma denúncia contra o “pensamento” de considerar o ateísmo uma imoralidade que deveria ser punida.

 

Ateísmo, um caso de polícia
por Rafael Garcia

UM DOS FENÔMENOS mais curiosos envolvendo religião aqui nos EUA, algo que não se observa no mesmo grau no Brasil, é o preconceito que grande porcentagem da população religiosa nutre contra os ateus. Pesquisas de opinião indicam que 55% dos eleitores cristãos não votariam em alguém de seu partido que não acreditasse em Deus. Mais da metade dos americanos também não gostaria que seus filhos se casassem com pessoas atéias.

Supor que quem não crê em Deus carece de moralidade não é uma invenção nova, mas a polarização ideológica do país parece estar exacerbando isso. O ateísmo militante, uma prática que também é menos comum no Brasil, parece ser a reação de um grupo de pessoas que vêm se sentindo acuadas. Quem não professa nenhuma fé religiosa acaba tendo que ir para a rua e fazer campanha para ser respeitado, como o grupo da associação de ateus da foto acima, que flagrei nas proximidades de um comício republicano alguns meses atrás.

Acredito que o preconceito contra ateus seja um problema menor no Brasil, um país que já reelegeu Fernando Henrique Cardoso, candidato que em eleições anteriores se recusara a declarar sua crença (ou falta de). Nas duas eleições que venceu, contou com a decência de seu adversário Lula, que não apelou para acusações religiosas durante a campanha. [Nota do Consciencia.blog.br: Nisso o autor se equivocou. Na campanha presidencial das eleições de 2010 houve uma enorme baixaria de cunho religioso, incluindo uma declaração de José Serra, supostamente desmentida pela mídia, comparando ateísmo ao tabagismo, outra declaração do mesmo candidato esculhambando o ateísmo e “acusações” por parte de Índio da Costa, então vice de Serra, de que Dilma seria ateia. E a categoria de posts Preconceito contra ateus do Consciencia.blog.br mostra que aqui o preconceito contra ateus é igual ou mesmo pior do que nos EUA.] Não imagino isso acontecendo aqui nos EUA, onde a desconfiança de cristãos contra ateus é até maior do que contra outras religiões.

Na tentativa de entender a raiz desse preconceito na América do Norte, uma dupla de psicólogos fez um curioso experimento em Vancouver, no Canadá. (OK. O Canadá não é os EUA, mas o país possui uma pequena amostragem da cultura conservadora que os cientistas estavam estudando.)

Leia o artigo completo aqui

imagrs

Seja a primeira pessoa a comentar

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo