30

maio12

Desmilitarização da polícia já: Conselho de Direitos Humanos da ONU recomenda fim da PM no Brasil

Anarquistas, peço enfaticamente que opinem por aqui.

Mostrou a Folha.com hoje: os países-membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU recomendaram a extinção da Polícia Militar, a famosa e famigerada PM, no Brasil.

As acusações foram diversas, sendo as principais a de que membros da PM vêm sendo identificados como integrantes de esquadrões da morte e a de que execuções extrajudiciais vêm sujando o nome da entidade.

Eu colocaria mais. A PM tem “Militar” no nome e segue princípios militares não só para o bem, mas também para o mal. Obediência cega e inquestionada, que leva os soldados a agirem como máquinas bestiais “feitas” para bater em pessoas que só querem o bem da sociedade, e passado sujo pela sua cumplicidade ativa com as Forças Armadas durante a ditadura de 1964-85 são apenas dois dos aspectos que fazem a PM ser cada vez mais famigerada.

Isso sem falar que em muitas situações há ranços racistas e ditatoriais no modus operandi da corporação. Exemplos diversos podem ser encontrados na internet: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 (artigo acadêmico), 9 e 10.

Acredito ser pouco provável que uma educação antirracista e pró-social seja suficiente dentro da instituição militar, porque as raízes históricas da instituição não ajudam nisso.

E isso porque ainda não se falou aqui da repressão aos movimentos sociais que protestam nas ruas. Pernambuco vem aderindo com mais força a essa práxis fascista, São Paulo tem o fascismo policial como tradição, e outros estados vêm seguindo esses “exemplos” (1, 2 e 3).

É hora de testarmos os efeitos da desmilitarização da polícia, para vermos se ela vai se tornar mais humana, vai deixar para trás o ranço autoritário e extirpar o racismo da mentalidade dos soldados e oficiais.

imagrs

14 comentário(s). Venha deixar o seu também.

UNIFIÇAÇAO JÁ

julho 10 2013 Responder

FORA MILITARISMO.. DITADURA NUNCA MAIS!!

Djoni Filho

junho 19 2013 Responder

O que mais me impressiona é que ainda tem gente, principalmente polícia militar mesmo, que acha que vai ser prejudicado com a desmilitarização. É bem necessário a todos, e sai ganhando tanto a civil quanto a militar.

    Robson Fernando de Souza

    junho 20 2013 Responder

    Será mesmo que uma polícia militarizada é necessária, mesmo havendo dezenas de países que têm uma polícia totalmente civil?

pereira amorim

setembro 15 2012 Responder

O militarismo so serve para inflar o ego de velhos militares de alta patente , que se achan autoridades sem prestar nenhum serviço direto a segurança publica apena oprimen a tropa para impedir manifestaçoes contra os abusos a que o praça e submetido. Voce nunca vera um oficial superior atentendo um cidadão que necessitar da policia , mas procure nos gabinete e os vera abusando de sua possição sem produzir nada

jose renato gallo

agosto 17 2012 Responder

Policia é policia, vamos deixar o militarismo para quem é militar de verdade, as forças armadas, ouseja, forças de mar, terra e ar. As forças armadas existem para a defesa nacional e para a guerra. A policia militar acreditando que são militares, agem como forças de ocupação nas abordagem com cidadãos que é quem paga seus salários.A policia fardada teria que ser como a antiga guarda-civil, sem patentes militares exemplo: inspetor, sub-inspetor etc. Vamos rever as verdadeiras funções da policia?

peterson

agosto 9 2012 Responder

A Policia Militar parou no tempo, porque o militarismo inviabiliza todos os conceitos avançados de policiamento, é lógico que a desmilitarização da PM não vai resolver os problemas da segurança pública, mas é fundamental para o inicio de uma policia moderna, profissional e única, uma policia que trate o policial como funcionário que tem todos os seus direitos trabalhistas garantidos como fundo de garantia hora extra e adicional noturno; e não como um subcidadão que ainda fica preso no quartel por motivos burocráticos.

Eder

junho 26 2012 Responder

Fábio, eu acho que você deve estar enganado quando diz que a PM mata mais que a Civil por ter maior efetivo…! Se foi feito um estudo por um órgão responsável e capacitado para tal mister, com certeza eles levaram em conta a proporcionalidade, logo, esse tipo de argumento chega a beirar a inocência. Outra coisa Fábio, Você diz: “ANTES DE DESMILITARIZAR VAMOS PENSAR NO QUE O MINISTRO CHINÊS DISSE…” essa frase não beira a inocência não, ela é completamente alienada, com todo respeito meu caro, parar para pensar o que um Ministro de um país comunista, ditatorial diz é uma piada não é? Daqui a pouco você vai dizer que ao invés de termos uma Constituição deveríamos ter um RDPM.
[Frase suprimida por ser ofensiva a comentarista. RFS]

João Marcilio Ferreira Correia

junho 7 2012 Responder

Tu vai ver se as Policias receber a Pec 300, policial poder comprar seu carrinho popula, pagar seu plano de saúde particular, poder se alimentar bem com a sua familia, pagar uma colégio particular mesmo de 3ª qualidade para seus filhos , morar ao menos no meio de uma classe média, saindo das favelas , podendo levar uma vez por mes sua familia a uma pizzaria, mesmo sem ter tempo de tomar conta de sua familia, aí tu vai ver como as coisas e as policias vai melorar e ter estimulo, é bastante os Politicos e Governos de plantões
resolverem pagar o diabo da PEC 300, aí tu vai ver cabra.

    FÁBIO

    junho 14 2012 Responder

    CONCORDO PLENAMENTE, E OUTRA COISA, MUDAR O NOME DO QUE ADIANTA, VAI CONTINUAR A MESMA COISA, A ONU DISSE QUE A PM MATA 4 VEZES MAIS QUE A PC, SO ESQUECERAM DE FAZER A COMPARAÇÃO DE EFETIVO, POIS O DA PM DEVE SER NO MÍNIMO 6 VEZES MAIOR QUE DA PC, E MAIS OS CONFRONTOS COM VAGABUNDOS ENTRE A PC É MUITO MENOR, ANTES DE DESMILITARIZAR VAMOS PENSAR NO QUE O MINISTRO CHINÊS DISSE QUANTO A CORRUPÇÃO: A PM É A POLICIA MAIS EFETIVA DO PAIS E MENOS CORRUPTA. E O QUE GARANTE ISSO É A FORMAÇÃO MILITAR POIS O MILITAR ANTES DE AGIR DEVE PENSAR QUE SEU ERRO PODE SER JULGADO NA JUSTIÇA COMUM, NA MILITAR E ADMINISTRATIVAMENTE, QUANTO AS DEMAIS INSTITUIÇÕES, NÃO CABE TANTOS JULGAMENTOS DE UM ÚNICO ATO.

João Marcilio Ferreira Correia

junho 7 2012 Responder

necessário

João Marcilio Ferreira Correia

junho 7 2012 Responder

Acho dificil ser acatado esta recomendação da ONO, poque as Policias do Brasil são reservas das forças armadas apesar de a ausência dela fazer falta e a pesença não agradar mais se para alguns é mau para outos é um mau nessesáio, poque ruim com ela e peor sem ela. Podes crê.

Alberto

junho 2 2012 Responder

De todas as reformas que o Brasil precisa, uma reforma no (falido) sistema de segurança pública é uma das mais distantes, isso porque a PM é uma das principais ferramentas da elite para controlar o povo.

soldado

junho 2 2012 Responder

Acaba logo com a policia.Assim o trafico impera junto com a marginalidade.Direitos humanos para quem direito anda,para trabalhadores para criancas que trabalham em vez de estar na escola.Hipocrisia.

    Robson Fernando de Souza

    junho 2 2012 Responder

    Quem falou aqui em extinguir a instituição polícia (mesmo sem ser militar)?

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo