02

maio12

[OFF] Imagem banaliza genocídios de Hitler. E está fazendo pessoas rirem

Nesses últimos dias, venho encontrando imagens, com o perdão da subjetividade, lamentáveis, que ora banalizam a violência e o terror, ora mentem para tentar difamar as religiões em geral. A imagem abaixo, ainda que um off-topic ante os temas do Consciencia.blog.br, também integra essa “sequência” de figuras:

Por incrível que seja para muitos (como eu), essa imagem vem fazendo pessoas rirem. Por causa da comparação com jogos de tiro em primeira pessoa, um genocídio que jamais deveria ter acontecido virou motivo de risadas, e uma das personalidades mais abominadas da História humana está abrindo sorrisos em função justamente de ter comandado um dos maiores massacres humanos, tanto civil quanto militarmente falando, de que se tem registro.

Um indivíduo que matou milhões de seres humanos apenas por terem determinadas religiões (como o judaísmo), irreligião (ateísmo), orientação sexual (homossexualidade) e/ou ascendências étnicas (judaica, eslava etc.), incluindo inúmeras pessoas de seu próprio país mesmo sendo um “nacionalista”, vem sendo “homenageado” por ter sido comparável a um camper de games. Milhões de mortes foram reduzidas a uma piada, refletora de uma total falta de empatia – afinal, o povo a que o criador da imagem pertence, tudo indica, nunca foi vítima de genocídio por parte de ditadores ou pseudodemocratas, nem esse criador foi ameaçado de morte por ser da religião, etnia ou sexualidade odiada(s) por um regime totalitário.

Percebo assim que, quando as pessoas se queixam de que a vida humana vem sendo desvalorizada (ou sendo mantida sob desvalorização cultural) – inclusive por misantropos que se dizem veganos – e certas coisas fazem a cultura de paz parecer uma utopia longínqua, percebe-se que reclamam de algo muito verdadeiro.

Ao contrário de outros posts, aqui não aponto ou especulo uma solução para esse problema. Só trago aqui para denunciar mesmo esse problema ético-cultural que é a banalização e desvalorização da vida, seja ela humana ou não humana.

imagrs

6 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Edson

julho 3 2013 Responder

O humor não faz mal. Não estão desrespeitando ninguém. A comparação de Hitler com um camper é direcionada à quem entende de games e de forma alguma ridiculariza a história. É humor. Eu não fui vítima, não compactuo com os ideais de Hitler e mesmo assim achei engraçado a comparação. A questão é saber separar a realidade do humor. Nada que fizermos, apagará o passado triste que essas pessoas sofreram. Não podemos deixar que esse passado se perca no tempo também. É de mal gosto para alguns? Pode ser, porém existem judeus que fazem piada do passado, então é de se esperar que outras pessoas também o façam. A vida humana não está sendo desvalorizada, ela nunca foi valorizada. Alguns valorizam outros não, essa é a realidade. Mas não é porquê fizeram uma piada com um fato histórico, ou rir da piada, que estamos desvalorizando a vida humana.

    Robson Fernando de Souza

    julho 3 2013 Responder

    Pode ser, porém existem judeus que fazem piada do passado, então é de se esperar que outras pessoas também o façam.

    Isso quer dizer que todos devem rir do passado, mesmo que destruam a memória de seus antepassados?

Liliane alves

maio 20 2012 Responder

A .n. Imagine se voçe fosse uma daguelas pessoas mortas por ele por motivo algum agora ironize e ria se puder mesmo nao sendo simpatisante dele

Liliane alves

maio 20 2012 Responder

E sipresmente nojento imajina gue pessoas acham graça de um mostro

A.N.

maio 2 2012 Responder

Achei um exagero vc se escandalizar por causa de uma tira de humor. O objetivo do humor não é fazer pensar, ter crítica, é só ser engraçado. Acho que a maioria das pessoas já aceitou o fato de hitler ter sido um grande maníaco e considera o que ele fez errado, então chegou-se num ponto onde pode-se fazer piadas e trocadilhos com o fato. Eu ri da piada e não me acho um apoiador do nazismo e nem de genocídeos, tanto como alguns amigos que viram a imagem e riram. Acho que a mente humana pode separar o que é humor, irnonização, do que é real e não é porque piadas desse tipo são feitas que elas vão desvalorizar a vida humana ou ter uma visão política que apoie extermínios.

    Robson Fernando de Souza

    maio 2 2012 Responder

    Não é obrigatório apoiar o nazismo pra se caçoar das mortes que ele proporcionou. Basta um pouco de falta de empatia e de carência de memória histórica.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo