12

jun12

Consciencia.VLOG.br: resposta a indagação sobre produtos de origem animal

Novamente um vídeo do Consciencia.VLOG.br em que eu respondo a um(a) vlogger carnista. Dessa vez a respondida é @marirqueiroz, que fez o vídeo intitulado “Vegetarianos e a vida moderna – paradoxo”.

O vídeo dela vai na linha da já refutada imagem Produtos à base de gado, e foi possível respondê-lo rapidamente mas com boa contra-argumentação.

Leia também: Sobre as acusações de “hipocrisia” dirigidas aos veganos por tomarem medicamentos em momentos de necessidade

Vídeo de @marirqueiroz:

Minha resposta:

imagrs

15 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Raphael

junho 15 2012 Responder

você acha que belo monte e muitas outras usinas tão sendo construídas por que?

    Robson Fernando de Souza

    junho 15 2012 Responder

    Porque a indústria, em especial a eletrointensiva, está demandando. E não porque o consumo doméstico vem aumentando.

      Raphael

      junho 15 2012 Responder

      É muito confortável pra tu dizer isso que a demanda não é de consumo doméstico , eu tenho como te provar que é , e ainda supondo que SO fosse de demanda industrial , quem consome produtos industrializados soomos nós , diz ai quando foi a última vez que comprasse algum produto industrializado . E digo mais tu deve por esses dias comprar uma placa de vídeo rocheda pra jogar DIABLO 3 pensa que eu não sei não é , e vai jogar infinitas horas por dia consumindo energia incessantemente , sem nenhuma preocupação ambiental,por um prazer tão fútil como de um carnista saborear aquela velha picanha na brasa . Pois pra mim é tudo farinha do mesmo saco!!!!!

        Robson Fernando de Souza

        junho 15 2012 Responder

        Falsa analogia e falácia do espantalho. Vegetarianismo e veganismo não têm a ver com consumo de energia. E você ainda quer me convencer a me privar de usar certos produtos eletrônicos, ao invés de simplesmente racionalizar o consumo de energia.
        Pra você só existe economia de energia privando-se de facilidades eletrônicas?

raphael

junho 14 2012 Responder

Juliano , Veja eu disse não isso .O que eu questionei foi a própria definição dele de veganismo na parte em que ele diz: boicotar na medida do possível todos os produtos de origem animal.Pois essa frase “na medida do possível” é muito vaga e abrangente, pois o que é na medida do possível para você não pode ser pra mim , salvo algumas atitudes como pegar ônibus usar medicamentos, etc.

O que eu quero dizer é que sendo o veganismo muito mais do que parar de comer carne e tendo um sentido mais abrangente como a cessação da exploração animal , aí é que esse frase fica vaga , pois algumas pequenas atitudes do dia a dia podem estar contribuindo para exploração animal.

Um exemplo que eu sempre discuti com o Robson foi a demanda energética , pois pode soar incoerente um vegano militante criticar o consumo de produtos de origem animal devido a tudo que você explicou e como o Robson e muitos milhoes de usuários ininterruptos de PCs contribuir de modo indireto para exploração animal .veja, quando se invade o meio ambiente para construção de hidrelétricas ( e é uma das mais limpas) ou quando se põe turbinas eólicas , essa que é extremamente prejudicial e cruel aos pássaros, está sem dúvida causando degradação.Você não pode argumentar que isso essencial! , até certo ponto é ; mas entenda a relação é muito sútil : conscientes da nocividade da exploração animal, até que ponto um carnista poderia diminuir o seu consumo de carne e o Robson seria capaz de abdicar 30% de seu tempo dedicado ao computador , veja para ambos costumes se tem uma infinidade de alternativas , embora tais costumes sejam dificílimos abandonar.É essa incoerência que eu percebo e questiono.

    Robson Fernando de Souza

    junho 14 2012 Responder

    e muitos milhoes de usuários ininterruptos de PCs contribuir de modo indireto para exploração animal .veja, quando se invade o meio ambiente para construção de hidrelétricas ( e é uma das mais limpas) ou quando se põe turbinas eólicas , essa que é extremamente prejudicial e cruel aos pássaros, está sem dúvida causando degradação.

    Isso não é exploração animal. É morte contingente e inevitável de animais.

      Raphael

      junho 14 2012 Responder

      inevitável porque tu e milhões de pessoas egoístas não querem mudar seu estilo de vida nocivo ao meio ambiente.

        Robson Fernando de Souza

        junho 15 2012 Responder

        Massa. Então nos conte como você salva animais da morte incidental não consumindo energia e supostamente evitando que as turbinas hidrelétricas e eólicas girem.

          Raphael

          junho 15 2012

          Diminuindo o consumo ora!!

          Robson Fernando de Souza

          junho 15 2012

          E você jura que isso vai fazer a energia hidrelétrica e eólica parar de ser gerada e assim o veganismo ser aquilo que você quer, mesmo nada tendo a ver com turbinas de energia. É isso?

Juliano F.

junho 13 2012 Responder

Rafael, quando você diz al Robson sobre a imprecisão em não usar em sua totalidade produtos de animais, se pode fazer uma outra analogia com outra pergunta típica “o que serão das vacas se paramos de comer carne”, ocorre que, com o veganismo, estatisticamente falando, se consome muito menos produtos derivados de animais, se promove a consciência de que somos seres sencientes como os animais, se promove a busca por soluções que não tenham que explorar os animais.

Então, não tomar um ônibus, ou se preocupar com as vacas se parássemos de comer carne, é banal, pois não tem objetivo, o sentido é parar de explorar animais-não-humanos, ser Vegano é um grande passo, mas não é o fim.

raphael

junho 12 2012 Responder

Robson ,de tudo que você comentou, concordo em 80% , entretanto essa definição de veganismo em você diz: ´boicote na medida do possível` desfoca a discussão , pois a própria discussão deve ser pautada com exatidão sob o risco de perder credibilidade . O que você que dizer na medida do possivel , porque veja ,relevando a questão do papel higiênico e do pneu de ônibus que você citou , varre uma imensidão de hábitos que até você mesmo como fiel militante vegano pode infringir . Veja você não pode deixar de tomar um medicamento testado em animais , tudo bem até ai você é coerente. Mas você pode perfeitamente diminuir o consumo de energia , e você sabe muito bem como , mas você não está disposto a isso como o carinha carnivoro ta pouco se lixando para 0 boi que ta sofrendo. No final Robson os dois ,talvez , provocam danos ao meio ambiente a aos animais espero sua refutação .abraço

    Robson Fernando de Souza

    junho 12 2012 Responder

    Na verdade todos gastam energia, vegetarianismo e veganismo não têm muito a ver com energia, exceto a possível economia de combustíveis-fósseis que seriam usados na indústria dos alimentos de origem animal.

    Note que nunca falei dessa questão ao abordar veg(etari)anismo. Porque já é pra outro tema.

    Robson Fernando de Souza

    junho 12 2012 Responder

    Sobre a possibilidade de essa suposta imprecisão desfocar a discussão, leia o artigo que linkei no post.

Juliano F.

junho 12 2012 Responder

O erro de @marirqueiroz é o da maioria das pessoas, o desconhecimento!

Como vc disse Robson, ela afirmar que é veterinária porque ama os animais, é totalmente desprovido de razão.

Ela e a maioria são tão acomodados com a situação atual, que fica quase impossível para eles pensar em uma vida alternativa.

Parabéns pela resposta Robson, totalmente baseada no bom senso e na razão.

Ps.
Vídeo divulgado!

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo