20

jun12

UOL dá uma de reacionário e faz enquete chamando temas ambientais sérios de “ecoclichês”

Numa investida típica de reacionários que adoram criticar ambientalistas e chamá-los de ecochatos, o UOL fez a presepada de criar uma enquete julgando assuntos atuais muito discutidos na temática ambiental como “ecoclichês”, isso sem qualquer análise e senso crítico.

Ao invés de criticar as possíveis inconveniências de cada um dos assuntos listados (soja, carne vermelha, ecobags etc.), simplesmente tachou-se tudo ali de “ecoclichês”, num sentido pejorativo e interepretavelmente depreciativo.

Entre as opções, apareceram algumas questões superficiais, que tendem mais a ações simbólicas do que a benefícios ambientais substanciais, como apagar a luz e urinar no banho. Mas outras bem mais sérias, como a questão da carne vermelha, a reciclagem de lixo, os carros e a própria discussão sobre sustentabilidade, também apareceram na infame lista.

Vale criticar a enquete se posicionando nos comentários da página. Chamar assuntos sérios de “clichês” não é nem um pouco agradável, ainda mais num contexto como o atual, em que a Rio+20 está acontecendo. Ao invés de atrair a curiosidade para a discussão desses e de outros assuntos ambientais, tachá-los de clichês só faz desinteressar as pessoas que ainda estão em cima do muro ou situadas fora das discussões e afugentá-las destas, pondo em suas cabeças que está enchendo o saco debater sobre “clichês”.

imagrs

Seja a primeira pessoa a comentar

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo