09

ago12

Globo ridiculariza o vegetarianismo na novela Avenida Brasil

Atualizado em 09/08/12, às 23h45

A Globo novamente investe no carnismo, na estigmatização cultural do vegetarianismo e dos vegetarianos. A presepada foi numa cena da novela Avenida Brasil dos últimos dias 7 e 9.

Primeiro, numa cena envolvendo os personagens Cadinho e Noêmia, Noêmia (Camila Morgado) encarna o estereótipo malicioso da vegetariana fanática. Fala com histeria e agressividade sobre a questão da exploração de galinhas poedeiras em granjas, como se Cadinho (Alexandre Borges) já entendesse plenamente do assunto, e literalmente impõe a alimentação vegetariana estrita a Cadinho, proibindo-o de comer alimentos de origem animal e não dialogando racionalmente com ele sobre Direitos Animais.

Além disso, é mostrada uma alimentação ultrarregrada, limitada e, segundo Cadinho, ruim, dando a entender que o vegetarianismo estrito não seria algo bom de se experimentar.

Não foram citadas na ocasião as palavras vegan(ismo) ou vegetarian(ism)o, mas fica explícito que se trata de uma ridicularização dos vegetarianos, estereotipados como pessoas histéricas que tentam “conquistar” os outros pela força da agressividade verbal e pela imposição alimentar.

No dia 9, a estereotipação continuou. Novamente Noêmia impôs uma refeição vegetariana, um jantar, a Cadinho. Nessa cena, novamente aparece uma refeição vegetariana visualmente pobre, e Cadinho reclama dizendo que precisa de “carne, proteína”, e Noêmia, ao invés de falar de saúde vegetariana, reitera seu regime de imposição alimentar. Perto do final da cena, uma satirização com o tofu.

“Vegetarianismo” que pecuarista gosta. Essa é a forma como a Globo aborda o veg(etari)anismo.

imagrs

16 comentário(s). Venha deixar o seu também.

nina

setembro 8 2012 Responder

Comentando atrasado, porque só fui descobrir o blog hoje.
Mas olha, a gente que não assiste tv aberta, que não vê novela, que não compra veja e etc, em comparação, somos uma parcela pequena ainda da população. Vai conversar com alguém – qualquer pessoa – e vão comentar a novela. Ou se passaram na banca de jornal e viram algo interessante e vão comentar da veja. Sabe, é muito legal eu saber que esses veículos não são confiáveis, mas meus tios, avós, amigos e conhecidos não acham isso. Então, sim, acho que temos que comentar a respeito das atrocidades que são divulgadas, exatamente para não deixar que as pessoas que a gente conhece reproduzam essas barbaridades.

Jessica Lemos

agosto 23 2012 Responder

MANDEM MUITOS, MAS MUITOS E-MAILS ESCULACHANDO ESSA EMISSORA DIGNA DE PENA, MANIPULADORA! NÃO SEI QUAL A GRAÇA, SENDO QUE UMA DAS ATRIZES PRINCIPAIS DESSA PORCARIA DESSA TRAMA É VEGETARIANA ASSUMIDA.

Renata

agosto 11 2012 Responder

Ainda bem que não assisto novela. Tenho coisa melhor p/ fazer.
Novela p/ mim é alienação total.

Lorena

agosto 10 2012 Responder

Sabe, mesmo assim fico feliz. Minha vó deve ter entendido pelo menos um pouquinho, o que eu sou e pq eu o sou. Ela não perde nenhum capítulo…

Lorena

agosto 10 2012 Responder

Vinicius, na verdade o que é ruim não é carne crua, e sim sem temperos…

Elver

agosto 9 2012 Responder

“Quero ver comerem carne crua.”

Carpaccio, Sushi, Kibe Cru, etc, etc, etc …

Quero ver você comer milho, feijão, mandioca, lentilha ou soja crus …

    vinicius h

    agosto 11 2012 Responder

    É, me equivoquei na minha fala. O correto seria eu ter dito “Carne sem tempero, ou mal preparada em geral”. Qualquer comida de qualquer dieta, se mal feita, será ruim.

raphael

agosto 9 2012 Responder

ah se é assim sim!!

    Robson Fernando de Souza

    agosto 9 2012 Responder

    hehehehehehehe

vinícius h

agosto 8 2012 Responder

Mais um exemplo de argumento baseado na falta de atenção culinária ao veganismo. Quero ver comerem carne crua. Aquela merda de iogurte feito de leite de arroz está ruim por que foi mal feito. Se fosse bem feito não iria nem perceber.
Ainda bem que não assisto TV quase nunca :/
¬¬

Daniel

agosto 8 2012 Responder

Olhem só isso:
http://www.vista-se.com.br/lisa/ Exemplo de alto nível.

Agora quanto a Globo,

Lamentável a postura da Globo. Mas afinal, o que esperar de uma mídia 200% comprometida com o lucro a QUALQUER custo?

A Globo é nada mais que um potencializador de consumo para a classe C, D e E, que são os grandes personagens a movimentar o mercado atualmente… Nada cumpre o papel social de uma Concessionária do Governo.

raphael

agosto 8 2012 Responder

Robson , só uma ponderação , por que tu perde teu tempo assistindo a globo e pior vendo novela . tu não tem coisa melhor pra fazer não!!!!

    Robson Fernando de Souza

    agosto 8 2012 Responder

    Eu não assisti, me repassaram essa denúncia e confirmei no site da Globo.

Bia Petri

agosto 8 2012 Responder

Acho que muitos carnívoros insistem nessa (e em outras) noções confusas para se manterem em sua “zona de conforto”, isto é, para continuarem ignorando (ou fingindo que ignoram) a escravização e tortura de animais, barbaridades que proporcionam seu “sagrado” alimento. Ridicularizar é uma estratégia imatura, que em nada contribui para o debate. Se fossem pessoas sérias, procurariam se informar corretamente antes de expor algo numa novela, ou em qualquer outro programa. Se não o fizeram, a intenção é mesmo ridicularizar quem luta pelos animais para, assim, tentar “neutralizar” nossas ações, ou seja, manter os interesses de lucro dos hipócritas/sádicos que ganham rios de dinheiro com a morte de animais e manter a ignorância perversa de quem financia essa cadeia de atrocidades.

Compartilhei no meu FB

Letícia

agosto 8 2012 Responder

O pior é que a ridicularização começou bem antes dessa cena, você viu?

O Cadinho estava na casa da Verônica e chegou até a mesa do café da manhã dizendo algo como: “Que delícia. Ovos e bacon…” e a Verônica disse: “Mas você já está atrasado, meu amor. Vai ter que tomar café lá com a Noêmia.” e ele: “Ah, não. A Noêmia é vegana, não come carne, leite, ovos…” e a Verônica: “Vai lá, quem sabe ela não tem tofu para servir a você.”

Pelo que pude notar foi só o princípio já que a personagem Verônica disse para Débora, sua filha, que está disposta a fazê-lo voltar pelo estômago porque a Noêmia é “uma vegetariana xiita” e a Alexia é algo que não ouvi direito, uma vez que estava perplexa com todo esse contexto.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo