26

ago12

[OFF] Vermelho.org.br: McDonald’s e um cardápio de escândalos #McDiaInfeliz

Como contribuição atrasada ao McDiaInfeliz de 2012, trago um vídeo divulgado pelo Vermelho.org.br, assim como um trecho da reportagem que divulga o vídeo. O documentário está abaixo do texto.

 

McDonald’s: Um cardápio de escândalos
pelo Vermelho.org.br

O vídeo, McDonald’s: Um Cardápio de Escândalos, produzido pelo Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e Região) detonou o esquema ilegal de trabalho da maior rede mundial de fast food, o McDonald’s. Além dos escândalos retrados no vídeo, nesta quarta-feira (17) organizações de advocacia apresentaram queixas na Comissão de Comércio Federal dos EUA, acusando a rede de fast food McDonald’s e outras quatro grande empresas de violarem regras de privacidade infantil online.

Segundo o Mashable, os advogados dizem que as companhias estariam usando sites destinados a crianças para coletar informações pessoais dos usuários sem o consentimento dos pais ou responsáveis.

Entre as outras acusadas estão Viacom, General Mills, Turner Broadcasting Systems e Doctor’s Associates, que detém a marca Subway. Sites relacionados a essas companhias, e ao McDonald’s, usariam jogos, serviços e até campanhas de marketing viral para estimular que o público infantil fornecesse informações como endereços de e-mail e até upload de fotos pessoais.

“Nenhuma desta empresas fornece avisos suficiente na hora de coletar endereços de e-mail de crianças”, disseram advogados que encaminharam as queixas. “Tais empresas também não fazem qualquer esforço para obter consentimento dos pais quanto à coleta e uso do e-mail das crianças”, acrescentaram.

imagrs

Seja a primeira pessoa a comentar

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo