12

set12

Desmentindo imagens antirreligiosas preconceituosas: “Religioff”

Uma outra imagem antirreligiosa, divulgada por aquela mesma fanpage que diz lutar contra o preconceito contra ateus, está causando a revolta de muitas pessoas, incluindo ateus, no Facebook:

Num 11 de setembro em que diversas fanpages de humor foram apagadas por terem sido denunciadas por divulgar uma piadinha sem graça sobre o atentado terrorista de 11 anos atrás, essa fanpage compartilha uma imagem que falaciosamente reduz o contexto da tragédia à religião.

Ela afirma que, sem a existência das religiões, o atentado não teria acontecido. Ignora toda a questão política e militar dos EUA contra o Oriente Médio, o contexto de histórica opressão americana naqueles países, incluindo o financiamento da máquina militar de Israel e as diversas intervenções, como na invasão soviética do Afeganistão nos anos 80 e na operação “Raposa do Deserto” no Iraque em 1998, e o fato de que isso ajudou na criação de células de terrorismo instigadas pelo fanatismo islâmico. E faz o “grande favor” de engrossar o já galopante preconceito contra os muçulmanos nos EUA e na Europa.

E, claro, como toda “boa” imagem antirreligiosa, generaliza à essência das religiões características fundamentalistas como a violência e a intolerância contra outras (des)crenças.

Combater o preconceito com mais preconceito. Desde quando isso vai fazer os ateus serem uma categoria respeitada pela sociedade? Agora não só seremos tachados de “filhos do diabo”, “depressivos” e “amorais”, mas também de preconceituosos e intolerantes contra religiões e religiosos.

imagrs

2 comentário(s). Venha deixar o seu também.

vinícius h

setembro 12 2012 Responder

Sem contar que as imagens transmitidas na TV do atentado terrorista já foram mais que provadas como falsas.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo