06

set12

Eleições 2012 no Recife: Humberto Costa e Mendonça Filho votaram a favor do Novo Código Florestal

O site #florestafazadiferença denuncia que dois dos candidatos a prefeito do Recife, Humberto Costa e Mendonça Filho, votaram a favor do desmantelo do Código Florestal brasileiro enquanto estavam exercendo mandato parlamentar:

Alteração em vermelho feita por mim. Os nomes “Depudato” ficam como (sic).

Os dois candidatos, segundo o site reporta, votaram a favor das alternativas mais destrutivas para os ecossistemas brasileiros nas sessões de votação que definiram o Novo Código Florestal. Seu compromisso contrário ao meio ambiente já pode ser visto a partir daí. O fato de não terem ouvido aos tantos abaixo-assinados, clamores e protestos da população os escancara como antidemocráticos, capazes de tomar decisões contrárias à vontade do povo e empurrá-las goela abaixo dos seus próprios eleitores. E a votação favorável ao desmonte do Código Florestal de 1965 os coloca como candidatos potencialmente perigosos para o pouco verde de praças, parques e fragmentos florestais que resta no Recife.

E, coincidentemente ou não, a desvalorização da temática ambiental é patente nos sites dos dois candidatos. O site de Humberto, que vem postando as promessas dele aos poucos, até o momento, quase dois meses depois de lançado o site oficial de sua candidatura, nada pôs sobre parques, praças, árvores dispersas, áreas verdes em geral, política e gestão ambiental, sustentabilidade, nada relativo a meio ambiente. Já o de Mendonça mostra algumas promessas ambientais, mas todas bastante vagas e nada relativo a universalizar a coleta seletiva, uma das grandes necessidades da cidade, ou aprimorar a política ambiental. E, como era de se esperar, ambos não exibem nada que envolva a interação entre ambiental, social e econômico. Ambos são muito conservadores no quesito ambiental.

Portanto, o eleitorado que se preocupa com a mais que precária condição ambiental do Recife, uma das cidades com menos área verde por habitante no Brasil, procurará eliminar os candidatos que não têm qualquer compromisso verdadeiro pelo meio ambiente, ainda que no final vote nulo. E nisso Humberto e Mendonça já podem ser prontamente descartados.

imagrs

Seja a primeira pessoa a comentar

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo