27

out12

[OFF] Indústria de cosméticos acredita que negras não usam tinturas de cabelo

Fui a uma loja de cosméticos e dei uma tirada de fotos na seção de tinturas de cabelo. Vi ali uma evidência que a indústria de cosméticos parece não acreditar que mulheres negras nunca usam nem gostam de usar tinturas de cabelo. Praticamente só há brancas nas fotos das embalagens e as únicas que se aproximam de uma cor escura da pele são pardas de tom bem claro. Clique nas imagens para vê-las em tamanho máximo:

Pardas de tom de pele claro (marcadas por quadrados azuis-claros) são as únicas não brancas que figuram em embalagens de tinturas de cabelo.

Para quem não acredita que a indústria de beleza feminina não é racista, isso é uma forte evidência em contrário. Negras e pardas escuras acabam sendo, ao menos simbolicamente, excluídas do público-alvo almejado por essas empresas.

imagrs

4 comentário(s). Venha deixar o seu também.

yracema cristina

outubro 30 2012 Responder

opa! enxerga, desculpe escrevi errado!!!

yracema cristina

outubro 30 2012 Responder

Ola Robson tudo bom? Sei o quanto a industria brasileira nao encherga o grande mercado para negros (sinto na pele porque eu tenho cabelo black afro), eu indico para vc este video bem legal:

http://www.youtube.com/watch?v=QrCGoDRqgko&list=UURqfUpoyxKlDFZH3-PmehFg&index=17&feature=plcp

beijos
yra

A.N.

outubro 27 2012 Responder

Acho que as tinturas de cabelo são na maioria das vezes demonstradas em cabelos lisos. Você poderia falar que mulheres brancas com cabelos cacheados são excluídas também, olhando as fotos. Bem, mas se o problema fosse só o tipo de cabelo eles poderiam colocar uma modelo negra com o cabelo alisado na embalagem. Depois que li esse post fui olhar na internet embalagens de tinturas, olhei quase 300 e consegui ver umas 4 mulheres com cabelos cacheados na embalagem, mas nenhuma negra.

Lu Saques

outubro 27 2012 Responder

Verdade, Robson. Utilizam imagens de modelos negras somente em produtos relacionados a alisamento de cabelos ou ativador de cachos. Lamentável!!! =/

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo