19

nov12

“A razão de toda a violência é a falta de Deus”: bispo paranaense repete preconceito ateofóbico

Nove meses depois de ter sido denunciado aqui no blog, o arcebispo de Maringá/PR Dom Anuar Battisti repete sua dose de preconceito contra os ateus e o ateísmo. Em artigo, postado hoje, intitulado “Nós é que estamos hoje presos”, num blog reservado a ele no portal ODiario.com (que também havia consentido o episódio preconceituoso de fevereiro), ele reincide no preconceito ao culpar o ateísmo pela violência urbana e pela “desorientação” moral.

Os trechos abaixo são os que mais chamam atenção:

Acredito que a razão base de toda a violência é a falta de Deus. Desde a concepção o homem e a mulher são influenciados e influenciam tanto para o bem como para o mal.

O distanciamento de uma experiência do Deus Amor, de um Deus presente, que ama a todos, que não condena o pecador e sim o pecado, leva qualquer pessoa ao temor de Deus. Todo aquele que teme a Deus, ou seja, que coloca Deus em primeiro lugar, jamais vai roubar, assaltar, matar, usar qualquer tipo de violência.

(…)

Penso que uma das razões do distanciamento de Deus tem sido a ausência de uma boa catequese, que começa dentro de casa. Religião é proporcionar às crianças, adolescentes e jovens uma experiência pessoal com o sobrenatural.

A intromissão exagerada dos meios modernos de comunicação social, a onda do ateísmo prático e o indiferentismo religioso, leva o ser humano ser dono da verdade e definidor do seu destino. Sem uma boa catequese, crianças, adolescentes, jovens e adultos ficam desorientados.

(…)

Neste conjunto de coisas o papel da família é fundamental no processo de formação. Uma sociedade que se diz laica, banindo Deus de todos e de todos os lugares, pode ter esperança em um mundo melhor?

É claríssimo o credocentrismo do arcebispo, insinuando que uma vida de moralidade só existe dentro de uma religião – a dele. E também ele insiste no mito já surrado de que pessoas que têm fé no deus dele não cometem ações ruins, o que todos os dias é refutado das piores maneiras ao redor do mundo.

Protestos devem ser enviados aos comentários do post dele, logo abaixo do texto.

imagrs

1 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Humberto

novembro 19 2012 Responder

Falta de deus!!! como assim….a maioria 99% q estão presos, assaltantes..assassinos ….estupradores..etc. são cristão e acreditam nesse ser imaginario, antes mesmo de ficar preso, tem explicação pra isso ou nem analisou antes de falar tamanha besteira esse ser “acerbispo de Maringa”.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo