05

jan13

Desmentindo imagens antirreligiosas preconceituosas: fundamentalismos religioso X ateísta

fundamentalistas

A imagem acima – que, de forma pouco acreditável, foi divulgada por uma fanpage ateísta do Facebook muito visitada – assume: existem na internet ateus fundamentalistas que até batem no peito para dizer que são fundamentalistas. E esses assumidos fundamentalistas sem religião ainda fazem uma falsa analogia com o fundamentalismo religioso medieval.

A analogia em questão é falsa porque:

a) contemporiza duas manifestações fundamentalistas anulando um intervalo de cinco ou seis séculos entre ambas;

b) deixa a entender que o fundamentalismo ateu nunca passaria da mera revolta de internet. Nega a História ao ignorar que um regime ateísta fundamentalista, como no regime do ditador albanês Enver Hoxha, também persegue pessoas que não (des)acreditam no mesmo que o Estado declara (des)acreditar e reprime crenças diferentes da crença oficial de Estado;

c) ignora que hoje em dia o fundamentalismo cristão (a crença ilustrada à esquerda) hoje é mais comum via internet do que via execuções sumárias;

d) deixa a entender, na entrelinha, que o fundamentalismo ateu é mais correto do que o religioso, quando na verdade ambos usam o preconceito, a intolerância, a falácia, o credocentrismo e o desejo profundo de que todos sejam coagidos, seja ad baculum, seja por tentativas de destruir a fé das pessoas, a seguir a mesma (des)crença do indivíduo fundamentalista.

Num contexto em que ateus lutam contra o preconceito – um preconceito que agride, magoa, tortura e mata -, a existência do fundamentalismo ateísta assumido se torna um encosto interno a limitar essa luta por dignidade e respeito. Afinal, como esperar que os fundamentalistas religiosos sejam desacreditados e os fiéis das religiões passem a nos respeitar integralmente se do lado ateísta também há fundamentalistas atirando pedras ao outro lado, atingindo fanáticos e lúcidos?

imagrs

1 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Serial101

fevereiro 7 2013 Responder

A imagem está errada. como o ateísmo não tem fundamentos ninguém pode ser fundamentalista (não há um “livro sagrado ateu” pra alguém fazer dele fundação).

no caso acho que a segunda imagem está mais pra Ateísmo Protestante, e a do outro lado poderia ser uma testemunha de Jeová acordando alguém as 10 horas da manhã pra falar de Deus.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo