05

fev13

[OFF] Resposta do biólogo e humanista Eli Vieira ao homofóbico Silas Malafaia
O geneticista em questão é Eli Vieira, ex-presidente da Liga Humanista Secular do Brasil. Imagem reproduzida do blog Não Salvo

O geneticista em questão é Eli Vieira, ex-presidente da Liga Humanista Secular do Brasil. Imagem reproduzida do blog Não Salvo

Antes de partir para o conteúdo central do post, digo logo que as postagens aqui no Consciencia.blog.br acabaram interrompidas por uns dias por dois motivos. Primeiro, assumi um cargo de ainda maior importância dentro da ANDA, me tornando o editor executivo de lá, além de continuar sendo redator e colunista. E o começo desse trabalho, uma fase de adiantar muitas postagens atrasadas, acabou me tomando o tempo que seria usado, em outra ocasião, para escrever artigos e roteiros de novos vídeos.

Segundo, o computador desktop quebrou e estou digitando de um notebook já bem velhinho e lento – e isso me atrapalhou inicialmente até nesse novo trabalho na ANDA. Por isso os posts acabaram não chegando mais nos últimos quatro dias, e talvez o blog vá ter uma frequência baixa de posts nos próximos – e eu espero ter o computador de volta antes do feriadão do carnaval, para poder prosseguir com a elaboração de roteiros e gravação e edição para mais vídeos do Consciencia.VLOG.br. (Atualização 06/02/12, 02:00: O computador foi consertado, às custas de 134 reais com novos gabinete e fonte mais diversas escoriações no meu corpo depois de um tombo ao carregar o velho gabinete com as peças dentro à assistência técnica.)

***

Agora indo para o assunto. Eli Vieira, ex-presidente da Liga Humanista Secular do Brasil – eu prefiro considerá-lo um presidente emérito -, gravou um vídeo-resposta ao maior líder da homofobia no Brasil, o famigerado pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de “Deus” Vitória em “Cristo” (aspas em Deus e Cristo porque seus nomes, sagrados para milhões de seres humanos, são vilipendiados ao serem citados pelo nome dessa denominação fundamentalista). Mais precisamente às declarações pseudocientíficas dadas por Malafaia na entrevista dada a Marília Gabriela e levada ao ar no SBT na madrugada do último domingo para ontem.

Foi um autêntico motivo de lamentação o SBT ter dado espaço para um sacerdote do ódio fazer declarações que fomentam e incentivam a homofobia no Brasil. E idealmente Eli Vieira nem precisaria gravar tal vídeo. Mas enfim, a entrevista foi consumada e levada ao ar, contra qualquer princípio de ética das comunicações, e Eli precisou fazer tal resposta.

Em solidariedade a Eli, um grande irmão de consciência, companheiro meu no ativismo humanista secular, e à causa LGBT, divulgo o vídeo dele aqui, no qual ele focou os infundados argumentos genéticos e “científicos” dados pelo sacerdote do ódio. Vale a pena acompanhar cada um dos 15 minutos do vídeo dele.

Vídeo dele abaixo:

imagrs

11 comentário(s). Venha deixar o seu também.

João

março 13 2013 Responder

Desculpem! Não entrevista do Eli. Foi um vídeo. (Vou registrar, caso algum resolve me xingar…)

João

março 13 2013 Responder

Puxa, que entrevista inteligente a do Eli Vieira (tem todo o meu respeito!). Bem que o SBT podia entrevistá-lo…

MArcus Henrique

março 10 2013 Responder

O Biólogo é engraçado, mostra algumas pesquisas (que viram verdade) e no meio da conversa diz” contribuição dos fatores biológiocos também tem a contribuição da cultura”, ora se existe um GEN que determina a opção sexual, porque tem “contribuição da cultura”.

Vinicius

fevereiro 18 2013 Responder

A respeito do comentário de Fábio Gil, em nenhum momento Eli Vieira falou que as explicações para o homossexualismo era estudo dele.. Ele apenas falou que existem vários estudos a respeito do assunto e que não é de hoje que se pesquisa tal conteúdo.

JORGE VIDAL

fevereiro 16 2013 Responder

Sem objetivamente comentar o assunto aqui discutido quanto a sua forma e conclusão: se concordando ou discordando ? pedindo, inclusive, desculpas por não fazê-lo… Cujo exato motivo é por já o ter feito de maneira com mais pormenores que não caberiam no espaço aqui existente; daí agradecer a veiculação desse convite à leitura do meu Blog sobre esse específico assunto e mais sobre o PLC 122, conforme o título e endereço que segue: CARTA ABERTA AO EXCELENTÍSSIMO SENADOR PAULO PAIM SOBRE O PLC 122
http://www.cartasenador.blogspot.com

Atenciosamente JORGE VIDAL

Fábio Gil

fevereiro 6 2013 Responder

Então leia o livro “Nascido Gay?”, que o deputado Jean Wyllys criticou dizendo que não é qualquer “doutorzinho de arac” que pode provar que ele é gay de nascimento, se esse estudante de doutorado é O CARA porque ele não divulga na mídia ou na imprensa internacional e ganha o PRÊMIO NOBEL por “provar” que ser gay, querendo ou não, DEUS fez um terceiro sexo??????????

    Robson Fernando de Souza

    fevereiro 6 2013 Responder

    Falácia do espantalho. Nenhum LGBT fala de um terceiro sexo.

Leonardo

fevereiro 5 2013 Responder

Não se enganem! Todo o conteúdo do vídeo é apenas teoria, não podendo ser provado!

olhem: http://www.verdadegospel.com/video-confira-a-entrevista-do-pr-silas-malafaia-no-de-frente-com-gabi/

    Robson Fernando de Souza

    fevereiro 6 2013 Responder

    Você prova isso?
    Aliás, o que faz a “pesquisa” de Silas poder ser provada mas as inúmeras pesquisas mencionadas por Eli Vieira não poderem?
    Aliás, você ao menos sabe o que é provar a veracidade de pesquisas científicas?

Vlad

fevereiro 5 2013 Responder

“Homofobico Silas malafaia”, “sacerdote do ódio”. Trecho ofensivo apagado. Se vai depois de tentar me ofender, vai de vez! RFS

Patrícia Teixeira

fevereiro 5 2013 Responder

O SBT foi totalmente irresponsável ao convidar o pastor Silas Malafaia para uma entrevista, sabendo que ele faria comentários homofóbicos e que seus argumentos “técnicos e científicos” não poderiam ser rebatidos de forma eficaz por uma jornalista, mesmo sendo a tão conhecida e preparada Marília Gabriela.

Ainda bem que alguém da área de genética, como o Eli Vieira, resolveu se manifestar e mostrar de forma científica e educada o quanto aquele senhor é equivocado, prepotente, preconceituoso e mais um monte de coisas…

Fiquei aliviada quando vi o vídeo, definitivamente esse fato não poderia ser ignorado. O tal pastor fala abobrinhas (estou sendo gentil) demonstrando tanta segurança que acaba convencendo a massa – que, por sua vez, toma como verdade absoluta e aproveita para espalhar mais preconceito! Eu sou leiga, como a grande maioria, e infelizmente dados científicos não são muito encontrados em uma linguagem mais popular, o que causa um certo desinteresse…

Sabe o que eu realmente gostaria de ver? Um debate (como a montagem do vídeo), ao vivo, entre o Malafaia e o Eli Vieira. Não seria divertido? Queria muito saber o que o pastor diria cara a cara para um biólogo geneticista e doutorando! HAHAHA! Aposto que daria mais audiência que a entrevista em si – não é a audiência que interessa às emissoras?

Mas, enfim, gostaria de saber por que o pastor Silas Malafaia gosta tanto de disseminar o ódio com comentários homofóbicos. As pessoas, independente de serem ou escolherem ser de uma determinada maneira, são livres e não estão prejudicando ninguém, muito menos à religião dele. Não sei muito da vida dele, mas esse pastor parece ter feito questão de colocar como base da “fama” dele o fato de ser contra os homossexuais. Só gostaria de saber o porquê. E pior: Hoje o tema é esse, amanhã pode ser contra a mulher (ou homem), o negro (ou branco)… Não se pode abrir precedentes.

Espero que o vídeo tão bem feito do Eli Vieira seja amplamente divulgado… Obrigada por divulgá-lo aqui também!

Ah, parabéns pelo novo cargo de editor executivo na ANDA.

:D

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo